segunda-feira, 7 de dezembro de 2015

EXERCÍCIOS FÍSICOS SÃO ALIADOS CONTRA A AMEAÇA DE ALZHEIMER




   Pesquisa indica que vencer a acomodação e praticar atividades físicas pode beneficiar o cérebro e prevenir degeneração

   Mexer o corpo pode ser uma boa maneira de prevenir o Mal de Alzheimer ou de retardar o avanço da doença, indicam estudos. A recomendação, inclusive, virou usual nos consultórios geriátricos. De acordo com o médio Clovis Chechinel, que atende no programa da prefeitura de Curitiba “Melhor em Casa”, os exercícios ajudam a prevenir e controlar a diabete e a hipertensão, dois fatores de risco para a demência. Além disso, a atividade física é um meio de socialização, um ponto importante no tratamento e na prevenção do Alzheimer.
   Os cientistas agora tentam descobrir se a atividade física também tem uma ação direta no cérebro , influenciando na formação de novos neurônios. Pesquisa desenvolvida no Instituto de Biofísica da Universidade Federal do Rio de Janeiro aponta que essa recomposição ocorre em animais. Resta descobrir se o mesmo vale para o cérebro humano. Há fortes indícios que sim.
   Mas calma, Não é preciso sair correndo por aí. Para os idosos, a indicação é de atividade leve, com duração de até 30 minutos, três vezes por semana. “Priorizamos equilíbrio  força muscular treino de marcha e alongamento”, diz Chchinel. Para os mais jovens, o recado é: comece agora. “Se a pessoa pensa em envelhecer com saúde,  inclusive mental, tem que começar a praticar exercícios físicos o quanto antes”, aconselha o médico geriatra.
   Uma pesquisa publicada recentemente reforça a recomendação de Chchinel. De acordo com estudos do The Jackson Laboratory, nos Estados Unidos, correr contribui para reduzir os efeitos do envelhecimento do cérebro. Para conseguir esse benefício, contudo, o exercício deve ser feito de forma moderada e regular, durante muitos anos.

   FUTURO

   Envelhecer com qualidade é um dos desafios da humanidade e o Alzheimer se mostra como um dos problemas mais preocupantes nesse campo. Segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), atualmente 46,8 milhões de pessoas vivem com Alzheimer em todo o planeta. A previsão é que esse número só se amplie nos próximos anos. Estima-se que, em 2050, 131,5 milhões terão desenvolvido a doença.
   De evolução lenta, o Alzheimer tira a autoestima do paciente aos poucos. Em média, leva-se de 12 a 15 anos desde os primeiros sintomas até o mal chegar à fase mais grave.
   Em sua fase inicial, o Alzheimer se caracteriza por uma perda de memória recente, irritabilidade e dificuldade de tomar decisões. Com a evolução, os episódios de amnésia se agravam e pode haver dificuldade de articulação das  frases e delírios.  No estágio grave, o paciente encontra severas dificuldades de locomoção e a memória fica seriamente comprometida.
   Todo esse processo – também pesa na economia. Segunda a OMS, são destinados cerca de US$ 820 milhões por ano aos cuidados de pessoa com a doença. Para 2018, a estimativa é que esses gastos cheguem à casa do trilhão , valor muito maior que o PIB de algumas das maiores economias globais.


   Atividade

   “ACADEMIAS PARA O CÉREBRO’


     A  aposentada Regina Lima, de 76 anos, conta que a memória ainda não está lhe pregando peças, mas que mesmo assim resolveu colocar a cabeça para fazer ginástica. Quebra-cabeças, ábacos, jogos com palavras e números são alguns dos exercícios que faz uma vez por semana, na “academia para o cérebro” que frequenta no Juvevê, em Curitiba. “Quero retardar o máximo possível o esquecimento.  Melhor manter a cabeça ativa para prevenir”, conta ela. Para essa prevenção, Regina buscou atividades do método  “Supera” criado por um engenheiro brasileiro preocupado com as dificuldades de concentração do filho. De acordo com Ronaldo de Carvalho, diretor de uma das franqueadas do curso em Curitiba, são cerca de 60 mil alunos em todo o Brasil. Entre esses, muitos são idosos à procura de uma forma de ampliar a concentração e afastar os efeitos do envelhecimento  no cérebro. “É  um método voltado para todas as idades. Na nossa unidade, o que me surpreendeu foi a procura dos idosos pelo método”, conta Carvalho. Além dos exercícios feitos em sala, a turma do “Supera” também leva atividades para realizar em casa. Entre os desafios propostos, há jogos on-line e mudanças em rotinas, como buscar um novo caminho para seguir de casa ao curso. “Sinto  que exercita de tudo um pouco: a linguagem, a paciência, a visão, a concentração”, relata Regina. A estimulação cognitiva – termo científico para os diversos exercícios que exijam um esforço cerebral – ajuda a postergar o aparecimento do Alzheimer e também é utilizada como forma de reduzira velocidade de avanço da doença. (C.O.) (CAROLINE OLINDA/GAZETA DO POVO, página 7, geral, IDOSOS, segunda-feira. 7 de dezembro de 2015, publicação do JORNAL DE LONDRINA).  

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente!

Comente!

.

.

.

.

Comentários

Wanda Cobo

"Maravilha meu amigo, continue nos deliciando com suas ideias." W.D Londrina-Pr


Adilson Silva

Olá Professor José Roberto, Parabéns pelas excelentes matérias , muito bom conhecimento para todos. muita paz e fraternidade. Londrina-Pr

Marcos Vitor Piter

Excelentes e Sabias palavras parabéns Professor um Abraço dos Amigos de Arapongas - PR.

João Costa

Meus parabéns por vc e por tudo que pude ler continue levando este conhecimento p/ todos. Forte abraço! João Batista.
--------
Meu amigo continue contribuindo com a sua sabedoria. Forte abraço... João Batista 31/10/2013
Daiane C M Santos
Parabéns, muito criativo e inteligente!
Zeze Baladelli
Oi meu amigo,entrei seu blog,parabéns querido,voce é um gentleman,um grande amigo e muito inteligente,desejo que Deus te abençoe mais e mais...super beijo...



MARINA SIMÕES

Caro amigo Roberto, muito obrigada por suas sábias e verdadeiras palavras. Como é bom encontrarmos no nosso dia adia pessoas que comungam nossas idéias, nossas críticas, ou mesmo comentário sobre determinados assuntos. Eu procuro escrever e mostrar mensagens de
fé, de esperança, ou mesmo um alento carinhoso para nós que vivemos um mundo tão cruel, egoísta e caótico. Estou tentando escrever um comentário sobre seus textos. Parabéns, eu os tenho como que a "arquitetura" com as palavras. É um estilo totalmente seu, e meu amigo é simplesmente estimulante. Ele nos faz pensar e isto é muito bom. Um grande abraço. Marina.



JOÃO RENATO
Aqui estou eu novamente é impossivel não entrar aqui para vê estas maravilha por vc postada. Forte abraço do seu amigo hoje e sempre...........

ADALGISA
Parabéns! meu amigo querido!!!Adorei seu blog, mensagens lindas e suaves como a tua persoalidade e seu jeito de ser!!!Abraços e beijos.
TIAGO ROBERTO FIGUEIREDO
Parabéns professor José Roberto seu blog está divino..abs !
JAIRO FERNANDES
Olá, Querido Professor José Roberto! Fiquei muito emocionado com suas mensagens postadas, gostaria muito de revê-lo novamente após muitos anos, você fora meu professor e tenho muita saudade, gostaria que enviasse-me o seu endereço.ʺ Deus te ilumine sempreʺ Pois fazes parte de minha história de vida.
ALICE MARIA
Oi tio.Muito lindo seu cantinho na internet. Tô de olho. Lembro também de algumas coisas lá da Serra, principalmente da venda do vô Rubens. Beijo ,Alice Maria.

WANDA COBO

WANDA COBO

Postagens populares