quarta-feira, 2 de dezembro de 2015

OUTDOORS FAZEM PARTE DE CAMPANHA DE CONSCIENTIZAÇÃO


Curitiba – As frases contrárias aos direitos das pessoas com deficiência (PCDs) que foram publicadas em outdoors na capital paranaense, além de reproduzidas em uma página no Facebook, são mesmo parte de uma campanha de conscientização. A ação foi proposta pelo Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência (CMDPcD) de Curitiba, que detalhou a iniciativa ontem para a imprensa. “O choque que vocês sentiram diante das propostas absurdas é o nosso alívio “, disse a presidente do órgão, Mirela Prosdócimo. No dia anterior, as postagens do suposto “Movimento pela Reforma e Direitos (MRD), pedindo o “fim de privilégios” às PCDs, viralizaram nas redes sociais , causando constrangimento e indignação em todo o País”.
   De acordo com Mirella, a segunda fase tem como mote “Não é privilégio é direito”. Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) de 2010 apontam que 23,91% da população brasileira possui algum tipo de deficiência. “Que cada um que se revoltou na internet seja uma voz real na luta pelo respeito aos nossos direitos “, defendeu. O CMDPcD conta com 18 membros, sendo metade do governo e metade da sociedade civil. Os recursos são provenientes do “Fundo de Apoio ao Deficiente”.
   A presidente da entidade pediu ajuda da mídia para dialogar com quem eventualmente concordou com o MRD. “ Precisamos colocar em pratos limpos as coisas que as pessoas falam ou que pensam e não verbalizam. Não é verdade que temos privilégios. As políticas afirmativas existem para que possamos viver com dignidade”. A ideia inicial era lançar a campanha amanhã, quando se comemora o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência. A repercussão, contudo, levou os organizadores a antecipar o anúncio.

   OPINIÕES


   Entre as PCDs que estiveram na coletiva, houve tanto opiniões favoráveis como contrárias. Para o jornalista Rafael Bonfim, que atua como consultor de inclusão, a ideia é absolutamente genial. “Eu compreendo a polêmica que ela gera.  Mas achei muito sábio como trouxeram o retorno do público. É realmente o momento de a gente se unir de uma outra forma, reivindicar direitos e ter consciência de que fazemos parte da mesmo sociedade”. Já Fernanda Sens, que é mãe de uma menina com autismo e representante da União de Pais pelo Autismo (UPPA), teme que a iniciativa tenha efeito contrário. “Hoje  no Facebook as pessoas não leem mais. A primeira imagem é a que fica. Para mudar vai ser complicado!.
   A presidente da Comissão de Acessibilidade da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) no Paraná, Berenice Reis Lessa, enviou uma nota de repúdio ao CMDPcD. “Entendemos que essa estratégia de marketing  não passa de uma brincadeira de mau gosto”, escreveu. “Acreditamos que ela possa gerar consequências desastrosas, como as já detectadas nas manifestações pelas redes sociais ,incitando o ódio dessas pessoas que se veem acuadas, reféns de uma campanha que pretende não a promoção e discussão quanto à efetividade dos direitos já conquistados, mas a autopromoção dos que a idealizaram”, completou. ( MARIANA RAMOS FRANCO – Reportagem Local, página 8, FOLHA GERAL, quarta-feira, 2 de dezembro de 2015, publicação do jornal FOLHA DE LONDRINA).   

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente!

Comente!

.

.

.

.

Comentários

Wanda Cobo

"Maravilha meu amigo, continue nos deliciando com suas ideias." W.D Londrina-Pr


Adilson Silva

Olá Professor José Roberto, Parabéns pelas excelentes matérias , muito bom conhecimento para todos. muita paz e fraternidade. Londrina-Pr

Marcos Vitor Piter

Excelentes e Sabias palavras parabéns Professor um Abraço dos Amigos de Arapongas - PR.

João Costa

Meus parabéns por vc e por tudo que pude ler continue levando este conhecimento p/ todos. Forte abraço! João Batista.
--------
Meu amigo continue contribuindo com a sua sabedoria. Forte abraço... João Batista 31/10/2013
Daiane C M Santos
Parabéns, muito criativo e inteligente!
Zeze Baladelli
Oi meu amigo,entrei seu blog,parabéns querido,voce é um gentleman,um grande amigo e muito inteligente,desejo que Deus te abençoe mais e mais...super beijo...



MARINA SIMÕES

Caro amigo Roberto, muito obrigada por suas sábias e verdadeiras palavras. Como é bom encontrarmos no nosso dia adia pessoas que comungam nossas idéias, nossas críticas, ou mesmo comentário sobre determinados assuntos. Eu procuro escrever e mostrar mensagens de
fé, de esperança, ou mesmo um alento carinhoso para nós que vivemos um mundo tão cruel, egoísta e caótico. Estou tentando escrever um comentário sobre seus textos. Parabéns, eu os tenho como que a "arquitetura" com as palavras. É um estilo totalmente seu, e meu amigo é simplesmente estimulante. Ele nos faz pensar e isto é muito bom. Um grande abraço. Marina.



JOÃO RENATO
Aqui estou eu novamente é impossivel não entrar aqui para vê estas maravilha por vc postada. Forte abraço do seu amigo hoje e sempre...........

ADALGISA
Parabéns! meu amigo querido!!!Adorei seu blog, mensagens lindas e suaves como a tua persoalidade e seu jeito de ser!!!Abraços e beijos.
TIAGO ROBERTO FIGUEIREDO
Parabéns professor José Roberto seu blog está divino..abs !
JAIRO FERNANDES
Olá, Querido Professor José Roberto! Fiquei muito emocionado com suas mensagens postadas, gostaria muito de revê-lo novamente após muitos anos, você fora meu professor e tenho muita saudade, gostaria que enviasse-me o seu endereço.ʺ Deus te ilumine sempreʺ Pois fazes parte de minha história de vida.
ALICE MARIA
Oi tio.Muito lindo seu cantinho na internet. Tô de olho. Lembro também de algumas coisas lá da Serra, principalmente da venda do vô Rubens. Beijo ,Alice Maria.

WANDA COBO

WANDA COBO

Postagens populares