quinta-feira, 24 de dezembro de 2015

NATAL: DEUS DESCE


   “Eu desci” (Ex 3,7). Deus desce para libertar o povo hebreu, escravo no Egito. Desce em Belém, na estrebaria, no imundo. Deus é descido da cruz e colocado nos braços de sua mãe. Desce até a mansão dos mortos, desce ao túmulo quando Jesus é sepultado. 
   Eis o Deus da descida, da saída de si, do abaixamento. Deus desce, vem antes, vem primeiro, se antecipa, tem a iniciativa da procura. Desce porque ama. Quem ama cuida e quer estar perto. 
   Deus desce em Pentecostes, na descida do Espírito Santo. Desce em cada consagração eucarística. Desce e faz morada no coração humano. Desde e habita no pobre, no preso, no doente, no peregrino. Deus vem ao encontro, quer dialogar, estar perto de nós, em nós. Deus conosco. Isso é tudo. 
   Deus desce até nossa situação, está nos acontecimentos, nas feridas, nas provações, nas experiências de nossos pecados. Deus desce onde dois ou três estiverem reunidos em seu nome, como desce para erguer todos os caídos. Ele é o “Eu sou. Eu estou”: “Eu sou aquele que está convosco”. 
   Ele inclina seus ouvidos para nos ouvir, enfaixa nossas feridas, tira o pobre do lixo e o faz sentar-se entre os nobres. Ele desce até o útero onde somos gerados e nos modela, faz a estéril ser mãe de muitos filhos.
   Deus desce até a matéria, se faz óvulo, bebê, carne, menino. Se faz pão, se faz escravo e pequeno. Eis o mistério da encarnação e a espiritualidade do Natal. 
   Para encontrar Deus, precisamos aprender a descer. Há uma descida pela qual todos passamos, isto é, o envelhecimento e a morte. É preciso aprender a descer.
   Descer do nosso status, do nosso trono, do nosso cargo, da nossa superioridade e também descer do cavalo. Descer até o chão e até ao irmão, ao inimigo. Quanto mais descemos. Mais nos elevamos.
   Descer até o nosso interior, ao nosso eu profundo, às nossas sombras, ao nosso lado podre, é a maior viagem da vida. Essa viagem de descida nos enobrece, eleva, liberta, enaltece, amadurece.
   Descer ao nosso barro como acontece ao grão de trigo. Grão que se tornará trigal.
   Às vezes, para descer precisamos ser empurrados pela graça de Deus, para que possamos cair em nós mesmos e nos levantar recuperados. Desça sobre nós o Espírito Santo para iluminar nossas descidas que nos fazem renascer. 
   Como o filho pródigo desceu até ao fundo do poço e caiu em si, precisamos muitas vezes de experiências fortes, ir ao fundo do poço, para renascer. Descer até a nossa consciência para ouvir a voz de Deus que grita: fazer o bem e evitar o mal. 
   Natal é Deus que desce para nos elevar. Natal é um chamado à humanidade, à descida dos montes elevados do orgulho, para as profundezas de nossas sombras, feridas, fraquezas. É assim que renascemos e nos tornamos criaturas. Quem desce se eleva. (DOM ORLANDO BRANDES, arcebispo de Londrina, página 2, ESPAÇO ABERTO, quinta-feira, 24 de dezembro de 2015, publicação do jornal FOLHA DE LONDRINA).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente!

Comente!

.

.

.

.

Comentários

Wanda Cobo

"Maravilha meu amigo, continue nos deliciando com suas ideias." W.D Londrina-Pr


Adilson Silva

Olá Professor José Roberto, Parabéns pelas excelentes matérias , muito bom conhecimento para todos. muita paz e fraternidade. Londrina-Pr

Marcos Vitor Piter

Excelentes e Sabias palavras parabéns Professor um Abraço dos Amigos de Arapongas - PR.

João Costa

Meus parabéns por vc e por tudo que pude ler continue levando este conhecimento p/ todos. Forte abraço! João Batista.
--------
Meu amigo continue contribuindo com a sua sabedoria. Forte abraço... João Batista 31/10/2013
Daiane C M Santos
Parabéns, muito criativo e inteligente!
Zeze Baladelli
Oi meu amigo,entrei seu blog,parabéns querido,voce é um gentleman,um grande amigo e muito inteligente,desejo que Deus te abençoe mais e mais...super beijo...



MARINA SIMÕES

Caro amigo Roberto, muito obrigada por suas sábias e verdadeiras palavras. Como é bom encontrarmos no nosso dia adia pessoas que comungam nossas idéias, nossas críticas, ou mesmo comentário sobre determinados assuntos. Eu procuro escrever e mostrar mensagens de
fé, de esperança, ou mesmo um alento carinhoso para nós que vivemos um mundo tão cruel, egoísta e caótico. Estou tentando escrever um comentário sobre seus textos. Parabéns, eu os tenho como que a "arquitetura" com as palavras. É um estilo totalmente seu, e meu amigo é simplesmente estimulante. Ele nos faz pensar e isto é muito bom. Um grande abraço. Marina.



JOÃO RENATO
Aqui estou eu novamente é impossivel não entrar aqui para vê estas maravilha por vc postada. Forte abraço do seu amigo hoje e sempre...........

ADALGISA
Parabéns! meu amigo querido!!!Adorei seu blog, mensagens lindas e suaves como a tua persoalidade e seu jeito de ser!!!Abraços e beijos.
TIAGO ROBERTO FIGUEIREDO
Parabéns professor José Roberto seu blog está divino..abs !
JAIRO FERNANDES
Olá, Querido Professor José Roberto! Fiquei muito emocionado com suas mensagens postadas, gostaria muito de revê-lo novamente após muitos anos, você fora meu professor e tenho muita saudade, gostaria que enviasse-me o seu endereço.ʺ Deus te ilumine sempreʺ Pois fazes parte de minha história de vida.
ALICE MARIA
Oi tio.Muito lindo seu cantinho na internet. Tô de olho. Lembro também de algumas coisas lá da Serra, principalmente da venda do vô Rubens. Beijo ,Alice Maria.

WANDA COBO

WANDA COBO

Postagens populares