sábado, 12 de dezembro de 2015

ISTÓRIAS DE NATAL - TRÊS MESES DE PAPAI NOEL


                     
   HISTÓRIAS DE NATAL
   Decorar a casa pode ser um momento de unir ainda mais a família e reavivar os sentimentos cristãos

   Para algumas pessoas montar a decoração do Natal é apenas um momento para enfeitar a casa. Para outros é a oportunidade de passar bons momentos em família e fazer uma volta à infância. Enfeites passados de geração a geração, adereços feitos pelos filhos, uma peça comprada em uma viagem especial tornam a ocasião muito mais especial.
   Na família da professora de violino Bernadete Odebrecht Nassif preparar a casa para o Natal é um momento de muita alegria e fé. Tanto o marido, o advogado José Roberto Nassif, quanto os filhos do casal , Maria Gabriela, de 17 anos, Pedro Miguel, de 15, Ana Letícia, de 10 e os gêmeos Lucas José e Tiago José, de 2, fazem questão de participar da decoração.
   Integrantes do Movimento de Schoenstatt, a família tem um santuário em casa, que netsa época do ano fica ainda mais bonito. Uma das pesças de destaque é a imagem do menino Jesus, trazida de uma viagem a Portugal. Esta é uma das únicas peças que Lucas e Tiago precisam de supervisão para pegar, todas as outras ficam ao alcance das mãos. Outro objeto de muito significado e uma caixa de música que Bernadete ganhou da avó quando criança e que divide espaço com vários papais noéis  no aparador da sala.
   “Tem gente que diz que não decora a casa porque os filhos podem quebrar os enfeites. Eu penso que se não fizermos isso enquanto ele são pequenos, depois não será tão legal. “Eu cresci vendo meus pais montarem os enfeites, então acho importante eles verem também”,  explica.
   Na árvore de Natal se misturam antigas bolas de vidro que eram da avó de Bernadete com bolas de isopor decoradas pelas crianças. O cenário do presépio que até então era desértico, nesse ano ganhou um ar mais gelado, depois que a família comprou uma pequena pista de gelo durante uma viagem a Alemanha. “As crianças vão pegando algumas coisas e montando,  tem até um presépio feito por eles. Não é uma decoração de loja, mas as peças têm significado. Espero que  futuramente eles também levem peças daqui para suas casas”, diz ela.
   A decoração de Natal também é uma oportunidade para a família vivenciar de forma mais profunda o cristianismo. Segundo ela, os pais aproveitam para conversar com os filhos sobre Jesus e contar histórias de Natal”. Nos reunimos para orar todos os dias e as crianças fazem questão de que seja no santuário, enquanto em outras datas podemos orar em outras partes da casa. É um momento em família,  meus filhos mais velhos participam contando histórias para os menores, tocam instrumentos, é muito legal”, conta. (ÉRIKA GONÇALVES – Reportagem Local. FOTOS: REI SANTOS

   TRÊS MESES DE PAPAI NOEL




   Que chega ao apartamento da aposentada Sueli Maluf Gomiero é transportado para o reino de Papai Noel. Começando pelo hall do elevador, passando pelo lavabo até a sala de estar e jantar, do chão ao teto, a casa é dominada por papai noéis, renas, bonecos de neve, presépios e toda sorte de enfeites de Natal. Para deixar tudo impecável, ela diz que começa a preparar a decoração ainda no mês de outubro e são necessário cerca de 30 dias para estar tudo nos lugares. Até móveis são trazidos de outros cômodos, para servir de apoio para os enfeites. 

   Com exceção da árvore que ganha um visual a cada ano com a ajuda de um decorador, todos os outros detalhes são obras de Sueli e seu marido, o aposentado Alcino Gomiero, fiel ajudante e o responsável, segundo ela, por organizar tudo de volta nos armários em Janeiro.
   “Eu adoro o Natal,  sempre gostei de enfeitar a casa. Sou de origem libanesa, minha família é muito festiva. Quando meus filhos eram pequenos, eu fazia (a decoração) para eles, agora faço para meus netos. E decoro em outras datas também. Na Páscoa faço pegadas e coloco coelhos, mas nada como no Natal”, diz.
   Sueli conta que no início ia trocando os enfeites conforme comprava ou ganhava algo novo. Depois, começou a guardar todas as peças. Com a ajuda da família e amigos, ela tem em torno de 500 papais noéis de diferentes tamanhos, 100 presépios e outros inúmeros enfeites. Para decidir quais peças serão  usadas a cada ano ela desenvolveu um sistema de rodízio: quem participa uma no, “descansa” no próximo.   

   Entre as peças há muitas articuladas, com sons e luzes e Sueli checa uma a uma, repõe as pilhas, para que tudo esteja funcionando perfeitamente. Outro segredo, segundo ela, é limpar e acondicionar todos os enfeites de forma correta, antes de devolvê-los aos armários.
   Entre os enfeites há alguns vindos de outros países  que foram presenteados ou que ela mesmo comprou durante viagens, como luminárias trazidas dos Estados Unidos ou um carrossel vindo da Itália. Das peças de família há dois papais noéis  que eram da mãe de Sueli. 
   Para garantir que os netos possam se divertir sem estragar a decoração, a aposentada criou a “sala dos netos” onde há diversos enfeites que as crianças de1 a 11 anos podem pegar e brincar. Na noite de Natal as mesas dos adultos e das crianças ganham decoração e louças especiais para as ceias das crianças. “A festa é sempre aqui em casa, até porque é o aniversário do meu marido, então sempre nos unimos”, conta ela.
   Durante o mês outros parentes e amigos visitam a família e também vão apreciar a decoração. Por isso, a data para começar a desmontar os enfeites  sempre depende das visitas. “Geralmente é só após o mês de Janeiro e termina de 15 a 20 dias depois”, diz. (E>G) – FOTOS:  CELSO PACHECO. ( FONTE: ESPECIAL FOLHA DA SEXTA,  COMPORTAMENTO, páginas 14,15,16 e 17, publicação do jornal FOLHA DE LONDRINA, sexta-feira, 11 de dezembro de 2015).    

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente!

Comente!

.

.

.

.

Comentários

Wanda Cobo

"Maravilha meu amigo, continue nos deliciando com suas ideias." W.D Londrina-Pr


Adilson Silva

Olá Professor José Roberto, Parabéns pelas excelentes matérias , muito bom conhecimento para todos. muita paz e fraternidade. Londrina-Pr

Marcos Vitor Piter

Excelentes e Sabias palavras parabéns Professor um Abraço dos Amigos de Arapongas - PR.

João Costa

Meus parabéns por vc e por tudo que pude ler continue levando este conhecimento p/ todos. Forte abraço! João Batista.
--------
Meu amigo continue contribuindo com a sua sabedoria. Forte abraço... João Batista 31/10/2013
Daiane C M Santos
Parabéns, muito criativo e inteligente!
Zeze Baladelli
Oi meu amigo,entrei seu blog,parabéns querido,voce é um gentleman,um grande amigo e muito inteligente,desejo que Deus te abençoe mais e mais...super beijo...



MARINA SIMÕES

Caro amigo Roberto, muito obrigada por suas sábias e verdadeiras palavras. Como é bom encontrarmos no nosso dia adia pessoas que comungam nossas idéias, nossas críticas, ou mesmo comentário sobre determinados assuntos. Eu procuro escrever e mostrar mensagens de
fé, de esperança, ou mesmo um alento carinhoso para nós que vivemos um mundo tão cruel, egoísta e caótico. Estou tentando escrever um comentário sobre seus textos. Parabéns, eu os tenho como que a "arquitetura" com as palavras. É um estilo totalmente seu, e meu amigo é simplesmente estimulante. Ele nos faz pensar e isto é muito bom. Um grande abraço. Marina.



JOÃO RENATO
Aqui estou eu novamente é impossivel não entrar aqui para vê estas maravilha por vc postada. Forte abraço do seu amigo hoje e sempre...........

ADALGISA
Parabéns! meu amigo querido!!!Adorei seu blog, mensagens lindas e suaves como a tua persoalidade e seu jeito de ser!!!Abraços e beijos.
TIAGO ROBERTO FIGUEIREDO
Parabéns professor José Roberto seu blog está divino..abs !
JAIRO FERNANDES
Olá, Querido Professor José Roberto! Fiquei muito emocionado com suas mensagens postadas, gostaria muito de revê-lo novamente após muitos anos, você fora meu professor e tenho muita saudade, gostaria que enviasse-me o seu endereço.ʺ Deus te ilumine sempreʺ Pois fazes parte de minha história de vida.
ALICE MARIA
Oi tio.Muito lindo seu cantinho na internet. Tô de olho. Lembro também de algumas coisas lá da Serra, principalmente da venda do vô Rubens. Beijo ,Alice Maria.

WANDA COBO

WANDA COBO

Postagens populares