domingo, 6 de dezembro de 2015

NOTÍCIAS DA CHÁCARA


   

   NO JAZZ aprende-se ouvir cada instrumento; na chácara,  a ouvir a chuva. Bate no telhado, farfalha na folhagem, batuca na bananeira, escorre no beiral, jorra da calha, murmura na enxurrada, gorgoleja no ralo, dá suadouro nas paredes, embolora nos armários, cultiva o tédio e aumenta as contas telefônicas.

BRANQUINHA todo dia vai conosco à academia na praça,  o rabo abanando feliz, farejando tudo, passo ligeiro e olhar agradecido. Gosta de correr de outros cachorros pelo gramado, tão veloz que ninguém consegue alcançar a bichinha, que depois volta para nós com a língua de fora e olhar triunfante. Mas, outro dia, apareceu cachorro grande, que rosnou arreganhante para ela e, imediatamente, um chumaço de pelos se levantou na base de seu rabo, do tamanho de meia bola de tênis. O cachorro se foi, o inchaço cessou. Nada muito surpreendente, se lembarmos que nosso cócci é resquício do tempo em que tivemos rabo.

PLANTAMOS dois oitis na calçada da praça, e, com tanta chuva, estavam bonitos que só vendo, mas alguém arrancou o ponteiro de um deles. Alguém apedrejou Jesus, alguém enxugou seu rosto. Alguém cata lixo na calçada, alguém joga lixo do carro. Alguém canta, alguém xinga. Então  botamos mais estercos secos nos oitis, a lhes dar força para resistir, crescer com troncos fortes resistentes a agressões. A agressão passa, o crescimento continua. Enquanto houver sol e chuva, plantaremos. Como dizem os Stones, o tempo está do nosso lado.

BEIJA-FLOR voeja de flor em flor, a mostrar como se parece com o elefante: um tem bico comprido e  outro compridos chifres, ambos estão sempre comendo e não fazem mal a ninguém.

CAETANO estreou a enxadinha comprada para ele, todo feliz, capinando mato aqui e ali, tanto que os cabelos grudaram suados na cabeça. Depois, tomando suco, perguntei se gostou da enxadinha, e ele pensou antes de responder: - Gostei, vô, mas é enxadinha pra você que é gente grande, pra mim é minha enxada.

RECEITA super simples: arroz integral com batata doce. Faça o arroz integral do jeito que quiser, apenas coloque a batata junto, e ela ficará molinha e saborosa. Com arroz comum também dá certo, só que a batata fica meio durinha, “al dente”.  Vó Tiana sempre deixava algumas no forno do fogão a lenha, onde passavam até de um dia para outro, ficando com parte da casca torrada; e o menino chegava, abria o forno, cortava a batata ao meio , despejava melado e comia com colher. É minha mais doce lembrança da infância. Quando Vó Tiana morreu, tirei do forno a última batata e comi, mesmo sem melado, com lágrimas; e, aos doze anos, pela primeira vez me senti homem.


HAICAIPIRA: a gente cresce/ de repente sempre/ que se entristece. (Crônica do escritor londrinense Domingos Pellegrini, página 17, cultura, espaço DOMINGOS
 PELLEGRINI d.pellegrini@sercontem.com.br  facebook.com/escritordomingospellegrini  fim de semana, 5 e 6 de dezembro de 2015, publicação do JORNAL DE LONDRINA).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente!

Comente!

.

.

.

.

Comentários

Wanda Cobo

"Maravilha meu amigo, continue nos deliciando com suas ideias." W.D Londrina-Pr


Adilson Silva

Olá Professor José Roberto, Parabéns pelas excelentes matérias , muito bom conhecimento para todos. muita paz e fraternidade. Londrina-Pr

Marcos Vitor Piter

Excelentes e Sabias palavras parabéns Professor um Abraço dos Amigos de Arapongas - PR.

João Costa

Meus parabéns por vc e por tudo que pude ler continue levando este conhecimento p/ todos. Forte abraço! João Batista.
--------
Meu amigo continue contribuindo com a sua sabedoria. Forte abraço... João Batista 31/10/2013
Daiane C M Santos
Parabéns, muito criativo e inteligente!
Zeze Baladelli
Oi meu amigo,entrei seu blog,parabéns querido,voce é um gentleman,um grande amigo e muito inteligente,desejo que Deus te abençoe mais e mais...super beijo...



MARINA SIMÕES

Caro amigo Roberto, muito obrigada por suas sábias e verdadeiras palavras. Como é bom encontrarmos no nosso dia adia pessoas que comungam nossas idéias, nossas críticas, ou mesmo comentário sobre determinados assuntos. Eu procuro escrever e mostrar mensagens de
fé, de esperança, ou mesmo um alento carinhoso para nós que vivemos um mundo tão cruel, egoísta e caótico. Estou tentando escrever um comentário sobre seus textos. Parabéns, eu os tenho como que a "arquitetura" com as palavras. É um estilo totalmente seu, e meu amigo é simplesmente estimulante. Ele nos faz pensar e isto é muito bom. Um grande abraço. Marina.



JOÃO RENATO
Aqui estou eu novamente é impossivel não entrar aqui para vê estas maravilha por vc postada. Forte abraço do seu amigo hoje e sempre...........

ADALGISA
Parabéns! meu amigo querido!!!Adorei seu blog, mensagens lindas e suaves como a tua persoalidade e seu jeito de ser!!!Abraços e beijos.
TIAGO ROBERTO FIGUEIREDO
Parabéns professor José Roberto seu blog está divino..abs !
JAIRO FERNANDES
Olá, Querido Professor José Roberto! Fiquei muito emocionado com suas mensagens postadas, gostaria muito de revê-lo novamente após muitos anos, você fora meu professor e tenho muita saudade, gostaria que enviasse-me o seu endereço.ʺ Deus te ilumine sempreʺ Pois fazes parte de minha história de vida.
ALICE MARIA
Oi tio.Muito lindo seu cantinho na internet. Tô de olho. Lembro também de algumas coisas lá da Serra, principalmente da venda do vô Rubens. Beijo ,Alice Maria.

WANDA COBO

WANDA COBO

Postagens populares