domingo, 13 de dezembro de 2015

QUANTO CUSTA O DESCASO COM A NATUREZA?


   O prejuízo no Brasil com desastres climáticos atingiu a cifra de R$ 278 bilhões entre 2002 e 2012, representando 0,68% do Produto Interno Bruto (PIB) do período. O dado é resultado de estudo inédito de economista da Universidade Federa do Rio de Janeiro (UFRJ) com base em dados do Atlas Brasileiro de Desastres Naturais. 
   Os números foram cruzados com estimativas de custo econômico por pessoa afetada, desalojada ou desabrigada durante eventos extremos de enxurrada, inundação ou deslizamento nos estados de Rio de Janeiro, Alagoas, Pernambuco e Santa Catarina, feitas pelo Banco Mundial, e extrapolados para o País inteiro. Os pesquisadores avaliaram prejuízos em infraestrutura, setores sociais e produtivos e meio ambiente. 
   A pesquisa levanta dados deste o início da década de 1990 e indica que 35% dos desastres climáticos registrados no Brasil, de 1991 a 2012, foram diretamente relacionados com fortes chuvas O Sul e o Sudeste apresentam as maiores concentrações de ocorrências, com 34% e 31% do número de eventos, enquanto a região Nordeste ocupa uma posição intermediária (22%), e as regiões Norte (8%) e Centro-Oeste (5%) são as de menor peso relativo. A explicação é a maior densidade demográfica dos estados das regiões Sul e Sudeste, pois a caracterização de desastre não se dá pela quantidade de chuva, mas sobre seus efeitos sobre a população humana. 
   Um ponto da pesquisa que deve ser analisado com bastante atenção é a forte concentração dos desastres na segunda metade do período analisado (2002-2012),com tendência de crescimento de ocorrências com o tempo. É claro que a melhoria na cobertura das informações sobre desastres ajudou a elevar o índice, mas outros fatores contribuíram significativamente, como o crescimento da densidade populacional nas áreas de risco e o aumento na frequência de chuvas torrenciais e outros fenômenos climáticos extremos por causa das mudanças climáticas globais. 
   Chegamos à questão fundamental: mudanças climáticas. O aquecimento global já vem demonstrando há anos suas consequências. As fortes tempestades e os longos períodos de seca que tanto afetam a saúde do cidadão e a economia brasileira não são casualidades, nem capricho da natureza. É resultado do desmatamento, da falta de cuidados com os recursos hídricos e da emissão de gás carbônico durante os processos na indústria, na agricultura e no transporte. 
   Se o degelo das áreas polares e o aumento de eventos como secas, furacões e tempestades não sensibilizam o homem, quem sabe o prejuízo financeiro consiga despertar a sua consciência? ( FONTE: FOLHA OPINIÃO opinião@folhadelondrina.com.br página 2, domingo, 13 de dezembro de 2015, publicação do jornal FOLHA DE LONDRINA).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente!

Comente!

.

.

.

.

Comentários

Wanda Cobo

"Maravilha meu amigo, continue nos deliciando com suas ideias." W.D Londrina-Pr


Adilson Silva

Olá Professor José Roberto, Parabéns pelas excelentes matérias , muito bom conhecimento para todos. muita paz e fraternidade. Londrina-Pr

Marcos Vitor Piter

Excelentes e Sabias palavras parabéns Professor um Abraço dos Amigos de Arapongas - PR.

João Costa

Meus parabéns por vc e por tudo que pude ler continue levando este conhecimento p/ todos. Forte abraço! João Batista.
--------
Meu amigo continue contribuindo com a sua sabedoria. Forte abraço... João Batista 31/10/2013
Daiane C M Santos
Parabéns, muito criativo e inteligente!
Zeze Baladelli
Oi meu amigo,entrei seu blog,parabéns querido,voce é um gentleman,um grande amigo e muito inteligente,desejo que Deus te abençoe mais e mais...super beijo...



MARINA SIMÕES

Caro amigo Roberto, muito obrigada por suas sábias e verdadeiras palavras. Como é bom encontrarmos no nosso dia adia pessoas que comungam nossas idéias, nossas críticas, ou mesmo comentário sobre determinados assuntos. Eu procuro escrever e mostrar mensagens de
fé, de esperança, ou mesmo um alento carinhoso para nós que vivemos um mundo tão cruel, egoísta e caótico. Estou tentando escrever um comentário sobre seus textos. Parabéns, eu os tenho como que a "arquitetura" com as palavras. É um estilo totalmente seu, e meu amigo é simplesmente estimulante. Ele nos faz pensar e isto é muito bom. Um grande abraço. Marina.



JOÃO RENATO
Aqui estou eu novamente é impossivel não entrar aqui para vê estas maravilha por vc postada. Forte abraço do seu amigo hoje e sempre...........

ADALGISA
Parabéns! meu amigo querido!!!Adorei seu blog, mensagens lindas e suaves como a tua persoalidade e seu jeito de ser!!!Abraços e beijos.
TIAGO ROBERTO FIGUEIREDO
Parabéns professor José Roberto seu blog está divino..abs !
JAIRO FERNANDES
Olá, Querido Professor José Roberto! Fiquei muito emocionado com suas mensagens postadas, gostaria muito de revê-lo novamente após muitos anos, você fora meu professor e tenho muita saudade, gostaria que enviasse-me o seu endereço.ʺ Deus te ilumine sempreʺ Pois fazes parte de minha história de vida.
ALICE MARIA
Oi tio.Muito lindo seu cantinho na internet. Tô de olho. Lembro também de algumas coisas lá da Serra, principalmente da venda do vô Rubens. Beijo ,Alice Maria.

WANDA COBO

WANDA COBO

Postagens populares