domingo, 13 de dezembro de 2015

CULTO AO TOMATE


   


   Tomate que avermelha na horta, és sol em miniatura a prometer delícias.
   Se és legume ou fruta, que importa? Discussão idiota. Noos netos te comem cru, como fruta, te comem na salada como legume, e nas massas em forma de molho, como diz Pietro:
   - Massa gostosa é vermelha!
   Importante é que serves ao sanduíche, à pizza, à macarronada, à lasanha, com a mesma vermelhidão cremosa ou pastosa, como na salada és crocante, se verdolengo, ou macio se madurinho. E pensar que deixei de te comer durante ano, achando que elevaria meu ácido úrico! Mas, como aconteceu com os ovos, você foi reabilitado: não só não tem pouco ácido úrico, como também câncer da próstata! Santo tomate!
   Antes,  já te rejeitara de bobeira. Quando fiz  macrobiótica (note que ex-macrobióticos não falam “curti” ou “adotei” mas “fiz” macrobiótica, como se fosse doloroso dever), bem, deixei de te comer, porque eras vermelho como a beterraba . a melancia, o rabanete, por isso demasiado “ying”... Então amigo também descendente de italianos verberou:
   - O que? Por causa de uma dieta oriental você deixou de comer nossos tomates? Se houver outra vida, teus antepassados já estão todos arrancando o cinto para te bater quando você encontrar lá com eles!
   E voltei com prazer e alívio a comer frutos e legumes de todas as cores, confiante na dieta de Jesus: “mal é o que sai da boca”.
   Lembrança tomatesca: eu fazia sanduíche quente com tomates em rodelas e, nas mordidas, as rodelas viravam tiras a escapulir do pão ou da boca.  O neto Caetano matou a charada: Porque, vô, você não corta o tomate em pedacinhos?
   Surgiu então o sanduíche Caetano: numa fatia do pão, passo requeijão cremoso ou azeite ou pesto, na outra fatia pasta pomodoro, ou seja, creme de tomate. Entre as fatias, tomate  cortadinho com azeitona e queijo, esquento na sanduicheira, e quem toma café da manhã na Chácara Chão sabe a delícia que é.
   E o macarrão da Dalva? Ela primeiro passa os tomates em panela com água quente, para tirar pele e sementes, depois leva em fogo brando com cebola cortadinha, durante uns quinze minutos. Finalmente, salga e coloca massa de tomate. Quando despeja esse molho no macarrão grano duro, acrescenta temperos verdes e um pouco de manteiga. Simples, rápido e gostoso que só.
   Alem dessas alegrias, Tomate,  te devemos as lições contra preconceitos e pela evolução. Foste frutinha silvestre usado para molho apimentado lá pelos maias, onde hoje é o México e América Central. Mas depois foste proibido pelos europeus, que te viam como alimento  venenoso. Mas foste reabilitado, melhorado geneticamente, adotado universalmente, pioneiro em inclusão culinária, abrindo caminho nos cardápios para tantos outros legumes, embora sejas fruta. Sem discriminação, estás nos pratos dos ricos e nas mãos dos pobres, justiceiro social.
   Por isso, diante desse mundo sempre em mudanças, te como quando: Deus me leve, o tempo me mate, preservem o tomate!( Crônica do escitor londrinense Domingos
Pellegrini, página 17,  cultura, espaço DOMINGOS PELLEGRINI d.pellegrini@sercomtel.com.br  facebook.com/escritordomingospellegrini fim de semana, 12 e 13 de dezembro de 2015, publicação do JORNAL DE LONDRINA). 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente!

Comente!

.

.

.

.

Comentários

Wanda Cobo

"Maravilha meu amigo, continue nos deliciando com suas ideias." W.D Londrina-Pr


Adilson Silva

Olá Professor José Roberto, Parabéns pelas excelentes matérias , muito bom conhecimento para todos. muita paz e fraternidade. Londrina-Pr

Marcos Vitor Piter

Excelentes e Sabias palavras parabéns Professor um Abraço dos Amigos de Arapongas - PR.

João Costa

Meus parabéns por vc e por tudo que pude ler continue levando este conhecimento p/ todos. Forte abraço! João Batista.
--------
Meu amigo continue contribuindo com a sua sabedoria. Forte abraço... João Batista 31/10/2013
Daiane C M Santos
Parabéns, muito criativo e inteligente!
Zeze Baladelli
Oi meu amigo,entrei seu blog,parabéns querido,voce é um gentleman,um grande amigo e muito inteligente,desejo que Deus te abençoe mais e mais...super beijo...



MARINA SIMÕES

Caro amigo Roberto, muito obrigada por suas sábias e verdadeiras palavras. Como é bom encontrarmos no nosso dia adia pessoas que comungam nossas idéias, nossas críticas, ou mesmo comentário sobre determinados assuntos. Eu procuro escrever e mostrar mensagens de
fé, de esperança, ou mesmo um alento carinhoso para nós que vivemos um mundo tão cruel, egoísta e caótico. Estou tentando escrever um comentário sobre seus textos. Parabéns, eu os tenho como que a "arquitetura" com as palavras. É um estilo totalmente seu, e meu amigo é simplesmente estimulante. Ele nos faz pensar e isto é muito bom. Um grande abraço. Marina.



JOÃO RENATO
Aqui estou eu novamente é impossivel não entrar aqui para vê estas maravilha por vc postada. Forte abraço do seu amigo hoje e sempre...........

ADALGISA
Parabéns! meu amigo querido!!!Adorei seu blog, mensagens lindas e suaves como a tua persoalidade e seu jeito de ser!!!Abraços e beijos.
TIAGO ROBERTO FIGUEIREDO
Parabéns professor José Roberto seu blog está divino..abs !
JAIRO FERNANDES
Olá, Querido Professor José Roberto! Fiquei muito emocionado com suas mensagens postadas, gostaria muito de revê-lo novamente após muitos anos, você fora meu professor e tenho muita saudade, gostaria que enviasse-me o seu endereço.ʺ Deus te ilumine sempreʺ Pois fazes parte de minha história de vida.
ALICE MARIA
Oi tio.Muito lindo seu cantinho na internet. Tô de olho. Lembro também de algumas coisas lá da Serra, principalmente da venda do vô Rubens. Beijo ,Alice Maria.

WANDA COBO

WANDA COBO

Postagens populares