terça-feira, 1 de dezembro de 2015

CASAMENTOS GAYS CRESCEM 15% NO PARANÁ


   Número ficou abaixo da média nacional entre 2013 e 2014, quando uniões homoafetivas aumentaram 31% em todo o País

   O Instituo Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou ontem os dados da pesquisa Registro Civil 2014, que confirma o aumento do número de uniões homoafetivas a partir de 2013, quando o Conselho Nacional de Justiça aprovou a resolução que obriga os cartórios a celebrar o casamento civil entre pessoas do mesmo seixo e a converter a união estável em casamento. Em 2014, o País registrou 4.854 casamentos entre cônjuges do mesmo sexo, o que representa aumento de 31,2%  em relação ao ano anterior. No total, em 2014, os casamentos homoafetivos representaram 0,4%do total de casamentos efetuados no País.
   De acordo com o levantamento do IBGE, 64.060 casamentos foram realizados nos cartórios paranaenses no ano passado, sendo que 194 (0,3%) são de uniões homoafetivas, o que significa aumento de 15% no comparativo com 2013, quando 168 casamentos gays foram celebrados no estado. Já na região metropolitana de Londrina. O número de uniões entre pessoas do mesmo sexo subiu de 20 para 26 em um ano.
   No entanto, o Paraná registrou queda no número de casamentos entre cônjuges masculinos. Em 2013, ocorreram 88 casamentos e o número caiu para 81 no ano seguinte. Em contrapartida, o casamento entre mulheres cresceu 41% no Paraná e foi responsável pelo aumento nas uniões homoafetivas. O Estado registrou 113 casamentos de cônjuges femininas no ano passado, 33 a mais do que em 2013.
   Em todo o Brasil, dentre os casamentos entre cônjuges do mesmo seixo verificou-se que 50,3% eram entre cônjuges femininos e 49,7% , entre cônjuges masculinos. A maior concentração de casamentos gays é no Sudeste (60,7%).
   Na avaliação do diretor administrativo do Grupo Dignidade, Lucas Siqueira, o Paraná é um estado conservador e o preconceito da sociedade ainda afasta os casais do mesmo sexo do registro civil apesar da postura dos cartórios. “Não   temos nenhuma denúncia contra cartórios, que se recusam a realizar o casamento gay. Mesmo assim,  ainda existe resistência por parte dos casais interessados na união estável, pois o preconceito inibe a procura pelos seus direitos”, afirmou o representante do grupo paranaense.
   Ele lembrou que Santa Catarina , que concentra 45,7% dos casamentos gays registrados no ano passado na região Sul, possui um Plano Estadual de Políticas Públicas LGBT, o que contribui para diminuir a violência e preconceito contra os casais homoafetivos. “Quando políticas públicas são colocadas em prática  criam um ambiente favorável e garantem os direitos dos cidadãos. No Paraná, pouca coisa saiu do papel. O plano estadual trouxe benefício apenas na área da saúde”, comentou Siqueira.
   Na opinião dele, o crescimento dos casamentos entre lésbicas representa um avanço nos direitos das mulheres contra a cultura machista. “Os  casais formados por mulheres sofrem um preconceito duplo. Além da violência também enfrentam o assédio”, acrescentou.

   DIVÓRCIOS


   O Paraná registrou 15.252 processos de divórcios no ano passado, o que representa aumento de 2% em relação a 2013. A diretora da Associação dos Notários e Registradores do Estado do Paraná (Anoreg-PR), Elizabete Vedovatto, afirmou que os processos extrajudiciais realizam a separação de forma mais rápida e sem custo em cartórios, o que estimula a procura por interessados, entre eles, casais sem filhos menores.
   De acordo com o IBGE, 64.060 casamentos foram realizados no Estado em 2014, 5% a mais que no anto anterior. Para Elizabete, o projeto “Dia do Sim” realizado pelo Instituto do Registro Civil das Pessoas Naturais do Estado do Paraná (Irpen) já celebrou 5 mil casamentos no Estado no último ano, principalmente de pessoas que já viviam em união estável. “Muitas vezes a confirmação do casamento é necessária para que o casal tenha acesso a direitos do cônjuges”, explicou. ( Com agências).(RAFEL FANTIN – Reportagem Local, página 6, GOLHA GERAL, geral@folhadelondrina.com.br  terça-feira, 1 de dezembro de 2015, publicação do jornal FOLHA DE LONDRINA).  

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente!

Comente!

.

.

.

.

Comentários

Wanda Cobo

"Maravilha meu amigo, continue nos deliciando com suas ideias." W.D Londrina-Pr


Adilson Silva

Olá Professor José Roberto, Parabéns pelas excelentes matérias , muito bom conhecimento para todos. muita paz e fraternidade. Londrina-Pr

Marcos Vitor Piter

Excelentes e Sabias palavras parabéns Professor um Abraço dos Amigos de Arapongas - PR.

João Costa

Meus parabéns por vc e por tudo que pude ler continue levando este conhecimento p/ todos. Forte abraço! João Batista.
--------
Meu amigo continue contribuindo com a sua sabedoria. Forte abraço... João Batista 31/10/2013
Daiane C M Santos
Parabéns, muito criativo e inteligente!
Zeze Baladelli
Oi meu amigo,entrei seu blog,parabéns querido,voce é um gentleman,um grande amigo e muito inteligente,desejo que Deus te abençoe mais e mais...super beijo...



MARINA SIMÕES

Caro amigo Roberto, muito obrigada por suas sábias e verdadeiras palavras. Como é bom encontrarmos no nosso dia adia pessoas que comungam nossas idéias, nossas críticas, ou mesmo comentário sobre determinados assuntos. Eu procuro escrever e mostrar mensagens de
fé, de esperança, ou mesmo um alento carinhoso para nós que vivemos um mundo tão cruel, egoísta e caótico. Estou tentando escrever um comentário sobre seus textos. Parabéns, eu os tenho como que a "arquitetura" com as palavras. É um estilo totalmente seu, e meu amigo é simplesmente estimulante. Ele nos faz pensar e isto é muito bom. Um grande abraço. Marina.



JOÃO RENATO
Aqui estou eu novamente é impossivel não entrar aqui para vê estas maravilha por vc postada. Forte abraço do seu amigo hoje e sempre...........

ADALGISA
Parabéns! meu amigo querido!!!Adorei seu blog, mensagens lindas e suaves como a tua persoalidade e seu jeito de ser!!!Abraços e beijos.
TIAGO ROBERTO FIGUEIREDO
Parabéns professor José Roberto seu blog está divino..abs !
JAIRO FERNANDES
Olá, Querido Professor José Roberto! Fiquei muito emocionado com suas mensagens postadas, gostaria muito de revê-lo novamente após muitos anos, você fora meu professor e tenho muita saudade, gostaria que enviasse-me o seu endereço.ʺ Deus te ilumine sempreʺ Pois fazes parte de minha história de vida.
ALICE MARIA
Oi tio.Muito lindo seu cantinho na internet. Tô de olho. Lembro também de algumas coisas lá da Serra, principalmente da venda do vô Rubens. Beijo ,Alice Maria.

WANDA COBO

WANDA COBO

Postagens populares