quinta-feira, 6 de julho de 2017

'VAI DORMIR QUE TEU MAL É SONO'


   O provérbio nos diz que “o sono é um bom conselheiro”, mas nos tempos atuais nem sempre conseguimos essas horas cheias para recarregar a bateria do nosso relógio biológico. É claro que cada pessoa tem um funcionamento biológico e precisa entender seu organismo e ter as “tais horas” de sono. Atualmente, sete horas de sono bem aproveitadas já podem ser consideradas o ideal. Isso pode, é claro, mudar de pessoa para pessoa. Afinal, às vezes algumas pessoas precisam de um pouco mais de tempo e outras com até seis ou cinco horas conseguem ter um desempenho satisfatório nas tarefas diárias. 
   Vale dizer ainda que dormir pouco torna a pessoa irritada, atrapalhando assim o relacionamento com os outros no dia a dia. A falta de memória e atenção dificulta a realização de atividades básicas diárias inclusive, já existe um nome para esse descompasso diário encontre os compromissos e o relógio biológico: “jetlag social”. Essa ideia de ter o sono sempre atrasado e que acumula durante a semana, o mês e, muitas vezes, o ano e causa o estresse. 
   Não existe mais o “alívio” de antigamente quando ouvíamos: “vai dormir que teu mal é sono”; afinal os males da vida moderna afetam diretamente nosso descanso. A tecnologia e o hábito de dormir e acordar com o celular ao lado da cama dificultam ainda mais esse processo. A falta de sono e o estresse ficam interligados. 
   Ademais, a vida moderna que hoje vivemos – com globalização, a mídia, o acesso rápido às informações em tempo real – acaba interferindo em nosso dia a dia, sendo cada um de nós mais ou menos afetados. Notícias no âmbito econômico, político, profissional geram preocupações porque muitas delas nos afeta direta ou indiretamente. Como consequências teremos as “famosas noites mal dormidas”.
   O que fazer em uma sociedade que muitas vezes premia a redução do sono como sinal de produtividade e compromisso com o trabalho? Mas o que quase ninguém lembra é que a falta de sono causa irritação e intolerância e esses são os primeiros sintomas que se manifestam nas pessoas. E caso a pessoa já tenha um perfil intolerante essa questão piora e muito. Imaginem essa bola de neve crescendo com as más notícias que acontecem no mundo e que temos que tentar blindar? É quase um novo aprendizado.
   Olheiras, fadiga, olhos secos, dificuldade de concentração e irritação são algumas das respostas do corpo para a privação do sono. Outras doenças que podem ter seu grau de risco aumentado pela falta de descanso são as cardiovasculares, o câncer, o diabetes e a depressão. Então, aprender a blindar sua qualidade de sono é quase um “elixir da juventude e da vida longa”. Cada vez mais iremos estudar o sono como algo crucial para o bem-estar. 
   É preciso mudar nossos hábitos de vida, começando por uma qualidade melhor de sono e resultando em uma noite bem dormida e seus benefícios, como descanso físico e mental reconfortante. Em outras palavras, fugindo um pouco da obsessão a que nos submetemos com fácil acesso da tecnologia moderna, porque o excesso dela nos faz dormir e andar menos, comer e beber demasiadamente, vícios esses que são prejudiciais à saúde, com certeza. Portanto, a luz amarela (alerta) já acendeu. Não vamos permitir que acenda a vermelha. Só depende de nós. 
   Bom sono a todos! (TEXTO de DANIEL NUNES SILVESTRIN, médico do Trabalho e cirurgião cardiovascular do Hospital São Vicente, em Curitiba, coluna PENSAR MAIS, página 3, FOLHA MAIS, 24 e 25 de junho de 2017, publicação do jornal FOLHA DE LONDRINA).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente!

Comente!

.

.

.

.

Comentários

Wanda Cobo

"Maravilha meu amigo, continue nos deliciando com suas ideias." W.D Londrina-Pr


Adilson Silva

Olá Professor José Roberto, Parabéns pelas excelentes matérias , muito bom conhecimento para todos. muita paz e fraternidade. Londrina-Pr

Marcos Vitor Piter

Excelentes e Sabias palavras parabéns Professor um Abraço dos Amigos de Arapongas - PR.

João Costa

Meus parabéns por vc e por tudo que pude ler continue levando este conhecimento p/ todos. Forte abraço! João Batista.
--------
Meu amigo continue contribuindo com a sua sabedoria. Forte abraço... João Batista 31/10/2013
Daiane C M Santos
Parabéns, muito criativo e inteligente!
Zeze Baladelli
Oi meu amigo,entrei seu blog,parabéns querido,voce é um gentleman,um grande amigo e muito inteligente,desejo que Deus te abençoe mais e mais...super beijo...



MARINA SIMÕES

Caro amigo Roberto, muito obrigada por suas sábias e verdadeiras palavras. Como é bom encontrarmos no nosso dia adia pessoas que comungam nossas idéias, nossas críticas, ou mesmo comentário sobre determinados assuntos. Eu procuro escrever e mostrar mensagens de
fé, de esperança, ou mesmo um alento carinhoso para nós que vivemos um mundo tão cruel, egoísta e caótico. Estou tentando escrever um comentário sobre seus textos. Parabéns, eu os tenho como que a "arquitetura" com as palavras. É um estilo totalmente seu, e meu amigo é simplesmente estimulante. Ele nos faz pensar e isto é muito bom. Um grande abraço. Marina.



JOÃO RENATO
Aqui estou eu novamente é impossivel não entrar aqui para vê estas maravilha por vc postada. Forte abraço do seu amigo hoje e sempre...........

ADALGISA
Parabéns! meu amigo querido!!!Adorei seu blog, mensagens lindas e suaves como a tua persoalidade e seu jeito de ser!!!Abraços e beijos.
TIAGO ROBERTO FIGUEIREDO
Parabéns professor José Roberto seu blog está divino..abs !
JAIRO FERNANDES
Olá, Querido Professor José Roberto! Fiquei muito emocionado com suas mensagens postadas, gostaria muito de revê-lo novamente após muitos anos, você fora meu professor e tenho muita saudade, gostaria que enviasse-me o seu endereço.ʺ Deus te ilumine sempreʺ Pois fazes parte de minha história de vida.
ALICE MARIA
Oi tio.Muito lindo seu cantinho na internet. Tô de olho. Lembro também de algumas coisas lá da Serra, principalmente da venda do vô Rubens. Beijo ,Alice Maria.

WANDA COBO

WANDA COBO

Postagens populares