domingo, 23 de julho de 2017

PARCERIA ENTRE UEL E RECEITA BENEFICIARÁ POPULAÇÃO CARENTE

Alunos de Ciências Contábeis, que atuarão como orientadores no NAF, recebem treinamento na delegacia da RF

   Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal de Londrina deve começar a prestar atendimento neste semestre

   Londrina deve ganhar neste semestre o NAF (Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal), que tem o objetivo de atender microempreendedores e contribuintes de baixa renda, que não têm acesso a determinadas informações da Receita Federal. O projeto é resultado de uma parceria entre a Receita e a UEL (Universidade Estadual de Londrina).
   Na manhã desta terça-feira (18), na delegacia da Receita, foi realizado o primeiro treinamento presencial de 46 alunos do curso de Ciências Contábeis da UEL, que atuarão como orientadores no NAF. A capacitação dos estudantes será realizada com a assessoria técnica da RF por meio de aulas presenciais. Posteriormente eles terão acesso a uma plataforma virtual de de videoaulas para capacitá-los a realizar essas orientações e poderem atender bem a população. 
   Segundo o professor e chefe do departamento do curso de Ciências Contábeis, João Américo Tomaz de Aquino, a previsão é de que após esse treinamento esse serviço do núcleo seja oferecido em meados de agosto ou início de setembro. Ele ressalta que esse trabalho ajudará a diminuir pessoas que atuam na informalidade. “Esse é um dos grandes objetivos. A Receita Federal não tem condições de atender toda a demanda da população. Esses convênios formalizam mais um canal para buscar informações tributárias em nível Federal, mas a segunda etapa prevê o estabelecimento de convênio com a Receita Estadual”, acrescenta. 
   A aluna do 1º ano de Ciências Contábeis, Carla Regina Saramento ressalta que essa oportunidade ira proporcionar mais conhecimento para os estudantes. “A prática faz a excelência e eu me sinto sortuda por ter essa oportunidade.” Sobre a experiência de poder ajudar a população carente ela diz que será muito bom.
   “Os alunos de Contabilidade deveriam com certeza participar mais do dia a dia da cidade”, ressalta. 
   Uma das primeiras aulas apontou sobre a importância de instituições como o Observatório de Gestão Pública, que apontam irregularidades nas licitações antes mesmo delas serem realizadas e foram mostrados sites como o impostômetro (https://impostometro.com.br/), que analisa o volume de arrecadação do Estado, e o Sonegômetro (http://www.quantocustaobrasil.com.br/), que mostra quanto do dinheiro está sendo sonegado no País. 
   O analista tributário e responsável pelo programa na Receita Federal, Bruno de Oliveira, explica que o programa de educação fiscal ressalta a importância desse trabalho para as pessoas hipossuficientes e microempreendedores carentes. “Os alunos recebem o básico de Direito Tributário, conhecimento sobre a estrutura da Receita Federal, que é uma estrutura bastante complexa, e terão conhecimento como se resolvem as coisas e principalmente sobre o autoatendimento”, aponta. Ele ressalta que quase todos os atendimentos podem ser virtuais, inclusive com a alimentação de documentos. “Os estudantes vão conhecer os instrumentos eletrônicos e meios para acessar esses serviços para que a pessoa não precise vir para a Receita Federal. O problema é que as pessoas conseguem ter acesso à informação e à internet, mas aquela pessoa hipossuficiente, que muitas vezes tem pouca educação ou que tem um emprego simples, não sabe como acessar isso e é essa pessoa que tem possibilidade de ser atendida pelo NAF”, analisa.
   Serão vários serviços ofertados, tanto para o cidadão quanto para a empresa. Oliveira aponta que o NAF oferecerá o atendimento básico, como orientar as pessoas a obterem o CPF (Cadastro de Pessoa Física). Antes a pessoa tinha que ir até à Caixa Econômica Federal ou ir aos Correios, e hoje isso é totalmente feito pela internet e tem resultado conclusivo. Se houver questão mais complexa, como divergência de dados em duas bases, ele também pode fazer o encaminhamento pela internet. Outros atendimentos mais complexos também serão ofertados pelo NAF, como se a pessoa tiver uma atividade simples e decide se formalizar. Pelo NAF ela pode conseguir todas as declarações e pode gerar a guia para essa pessoa, dando orientações para ter uma vida fiscal correta. ” 
   O atendimento do NAF deve ser realizado na Agência do Trabalhador (Rua Hugo Cabral , 303-(-Centro). “A previsão é de que o atendimento seja realizado duas vezes por semana; vamos divulgar quando o serviço começar. Diariamente passam aqui na Agência do Trabalhador entre 400 a 500 pessoas”, explica o secretário municipal do trabalho, Emprego e Renda, Elzo Augusto Carreri, acrescentando que o convênio entre a Prefeitura e a UEL deve ser assinado em breve. (FONTE: VITOR OGAWA – Reportagem Local, FOLHA CIDADES, página 3, quarta-feira, 19 de julho de 2017, publicação do jornal FOLHA DE LONDRINA).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente!

Comente!

.

.

.

.

Comentários

Wanda Cobo

"Maravilha meu amigo, continue nos deliciando com suas ideias." W.D Londrina-Pr


Adilson Silva

Olá Professor José Roberto, Parabéns pelas excelentes matérias , muito bom conhecimento para todos. muita paz e fraternidade. Londrina-Pr

Marcos Vitor Piter

Excelentes e Sabias palavras parabéns Professor um Abraço dos Amigos de Arapongas - PR.

João Costa

Meus parabéns por vc e por tudo que pude ler continue levando este conhecimento p/ todos. Forte abraço! João Batista.
--------
Meu amigo continue contribuindo com a sua sabedoria. Forte abraço... João Batista 31/10/2013
Daiane C M Santos
Parabéns, muito criativo e inteligente!
Zeze Baladelli
Oi meu amigo,entrei seu blog,parabéns querido,voce é um gentleman,um grande amigo e muito inteligente,desejo que Deus te abençoe mais e mais...super beijo...



MARINA SIMÕES

Caro amigo Roberto, muito obrigada por suas sábias e verdadeiras palavras. Como é bom encontrarmos no nosso dia adia pessoas que comungam nossas idéias, nossas críticas, ou mesmo comentário sobre determinados assuntos. Eu procuro escrever e mostrar mensagens de
fé, de esperança, ou mesmo um alento carinhoso para nós que vivemos um mundo tão cruel, egoísta e caótico. Estou tentando escrever um comentário sobre seus textos. Parabéns, eu os tenho como que a "arquitetura" com as palavras. É um estilo totalmente seu, e meu amigo é simplesmente estimulante. Ele nos faz pensar e isto é muito bom. Um grande abraço. Marina.



JOÃO RENATO
Aqui estou eu novamente é impossivel não entrar aqui para vê estas maravilha por vc postada. Forte abraço do seu amigo hoje e sempre...........

ADALGISA
Parabéns! meu amigo querido!!!Adorei seu blog, mensagens lindas e suaves como a tua persoalidade e seu jeito de ser!!!Abraços e beijos.
TIAGO ROBERTO FIGUEIREDO
Parabéns professor José Roberto seu blog está divino..abs !
JAIRO FERNANDES
Olá, Querido Professor José Roberto! Fiquei muito emocionado com suas mensagens postadas, gostaria muito de revê-lo novamente após muitos anos, você fora meu professor e tenho muita saudade, gostaria que enviasse-me o seu endereço.ʺ Deus te ilumine sempreʺ Pois fazes parte de minha história de vida.
ALICE MARIA
Oi tio.Muito lindo seu cantinho na internet. Tô de olho. Lembro também de algumas coisas lá da Serra, principalmente da venda do vô Rubens. Beijo ,Alice Maria.

WANDA COBO

WANDA COBO

Postagens populares