quarta-feira, 12 de julho de 2017

PERSPECTIVAS NA ONCOFERTILIDADE


   Cientistas desenvolveram ovários sintéticos e estudo aponta que mulheres podem gerar filhos após o câncer de mama, sem aumenta o risco de retorno da doença
   Já imaginou usar uma impressora 3D para criar ovários sintéticos? Pois essa foi a descoberta de cientistas da Universidade do Noroeste, em Chicago (Estados Unidos), anunciada recentemente. O grupo de pesquisadores desenvolveu próteses de higrogel feitas em impressoras 3D e iniciou os estudos com camundongos. A parte interna dos ovários foi extraída, deixando os animais inférteis. Em seguida, eles implantaram a prótese, formando um ovário sintético. As fêmeas foram fecundadas naturalmente e deram à luz filhotes saudáveis, revelando a possibilidade de restaurar a função ovariana em ratos esterilizados. 
   De acordo com a publicação do estudo, a estrutura do ovário foi montada camada por camada de hidrogel, considerando o tamanho e o formato dos poros da estrutura para que os folículos ovarianos pudessem aderir a ela. Cerca de uma semana depois, o ovário sintético já estava vascularizado, o que permitiu seu desenvolvimento, isto é, o processo de ovulação, em que o óvulo é liberado para ser fecundado. 
   Em publicações internacionais, os autores afirmam que esse é o primeiro passo para a criação de uma bioprótese de ovário,” que pode apoiar a produção hormonal e a fertilidade em seres humanos que não possuem essa função, o que incluiu milhares de mulheres que estão em tratamento de quimioterapia e radiação”. 
   Os testes ainda não foram realizados em humanos, mas o grupo de cientistas acredita que futuramente isso será possível. “Nossa esperança é que um dia essa bioprótese ovariana seja realmente o ovário do futuro. O objetivo do projeto é ser capaz de restaurar a fertilidade e a saúde endócrina para jovens pacientes que foram esterilizadas por seu tratamento contra o câncer”, disse Teresa Woodruff , uma das autoras do estudo. 

   PESQUISA

   Outro estudo apresentado recentemente no Congresso anual da Asco (American Society of Clinical Oncology) trouxe uma nova perspectiva sobre gravidez após o câncer de mama, incluindo os tumores positivos de receptores de estrogênio (ER), considerado o tipo mais comum de câncer de mama. Os resultados da pesquisa, que envolvem 1.200 mulheres acompanhadas durante dez anos, revelaram que elas são capazes de gerar um filho sem aumentar o risco de desenvolverem novamente o tumor. 
   O fato de a gravidez aumentar as chances de recorrência do câncer de mama, especialmente com mulheres com doença ER-positiva, sempre foi uma preocupação entre pacientes e médicos, uma vez que o câncer ER-positivo é alimentado por estrogênio e os níveis hormonais durante a gravidez podem estimular o crescimento das células cancerígenas ocultas. No estudo, o autor principal e oncologista, Matteo Lambertini, afirma que os “achados confirmaram que a gravidez após câncer de mama não deve ser desencorajada, mesmo para mulheres com câncer ER-positivo. 
   No entanto, ele ressalta que “ao decidir quanto tempo aguardar antes de engravidar, os pacientes e os médicos devem considerar o risco pessoal de cada mulher para recorrência, particularmente para as mulheres que precisam de terapia hormonal adjuvante.”
   O estudo inclui mulheres que foram diagnosticada com câncer de mama não metatástico e antes de 2008, menores de 50 anos. A maioria (57%) apresentava câncer ER-positivo e mais de 40% apresentavam fracos fatores prognósticos. Dos 1.207 participantes, 333 engravidaram. O tempo médio deste o diagnóstico até a concepção foi de 2,4 anos. As mulheres com câncer de mama ER-positivo tendem a atingir a gravidez mais tarde do que aqueles com doença ER-negativa; 23% dos pacientes com doença ER-positiva apresentaram uma gravidez superior a cinco anos de diagnóstico em comparação com 7% com tumores ER-negativos. 
   Na publicação do estudo, a oncologista especialista em câncer de mama da Asco, Erica L. Mayer, diz que “esses dados garantem aos sobreviventes do câncer de mama que ter um bebê após o diagnóstico pode não aumentar as chances de seu câncer voltar. Para muitas jovens de todo o mundo que querem crescer e expandir suas famílias, é uma notícia muito reconfortante.”
   Lambertini ressalta que “é possível que a gravidez possa ser um fator protetor para pacientes com câncer de mama ER-negativo, através de mecanismos do sistema imunológico ou mecanismos hormonais, mas precisamos de mais pesquisas sobre isso.” (FONTE: MICAELA ORIKASA – Reportagem Local, página 10, FOLHA SAÚDE, segunda-feira, 10 de julho de 2017, publicação do jornal FOLHA DE LONDRINA).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente!

Comente!

.

.

.

.

Comentários

Wanda Cobo

"Maravilha meu amigo, continue nos deliciando com suas ideias." W.D Londrina-Pr


Adilson Silva

Olá Professor José Roberto, Parabéns pelas excelentes matérias , muito bom conhecimento para todos. muita paz e fraternidade. Londrina-Pr

Marcos Vitor Piter

Excelentes e Sabias palavras parabéns Professor um Abraço dos Amigos de Arapongas - PR.

João Costa

Meus parabéns por vc e por tudo que pude ler continue levando este conhecimento p/ todos. Forte abraço! João Batista.
--------
Meu amigo continue contribuindo com a sua sabedoria. Forte abraço... João Batista 31/10/2013
Daiane C M Santos
Parabéns, muito criativo e inteligente!
Zeze Baladelli
Oi meu amigo,entrei seu blog,parabéns querido,voce é um gentleman,um grande amigo e muito inteligente,desejo que Deus te abençoe mais e mais...super beijo...



MARINA SIMÕES

Caro amigo Roberto, muito obrigada por suas sábias e verdadeiras palavras. Como é bom encontrarmos no nosso dia adia pessoas que comungam nossas idéias, nossas críticas, ou mesmo comentário sobre determinados assuntos. Eu procuro escrever e mostrar mensagens de
fé, de esperança, ou mesmo um alento carinhoso para nós que vivemos um mundo tão cruel, egoísta e caótico. Estou tentando escrever um comentário sobre seus textos. Parabéns, eu os tenho como que a "arquitetura" com as palavras. É um estilo totalmente seu, e meu amigo é simplesmente estimulante. Ele nos faz pensar e isto é muito bom. Um grande abraço. Marina.



JOÃO RENATO
Aqui estou eu novamente é impossivel não entrar aqui para vê estas maravilha por vc postada. Forte abraço do seu amigo hoje e sempre...........

ADALGISA
Parabéns! meu amigo querido!!!Adorei seu blog, mensagens lindas e suaves como a tua persoalidade e seu jeito de ser!!!Abraços e beijos.
TIAGO ROBERTO FIGUEIREDO
Parabéns professor José Roberto seu blog está divino..abs !
JAIRO FERNANDES
Olá, Querido Professor José Roberto! Fiquei muito emocionado com suas mensagens postadas, gostaria muito de revê-lo novamente após muitos anos, você fora meu professor e tenho muita saudade, gostaria que enviasse-me o seu endereço.ʺ Deus te ilumine sempreʺ Pois fazes parte de minha história de vida.
ALICE MARIA
Oi tio.Muito lindo seu cantinho na internet. Tô de olho. Lembro também de algumas coisas lá da Serra, principalmente da venda do vô Rubens. Beijo ,Alice Maria.

WANDA COBO

WANDA COBO

Postagens populares