sábado, 22 de julho de 2017

COM UM BRAÇO SÓ - e DE ESTIMAÇÃO ( NOTÍCIAS DA CHÁCARA)


   Quebrei o braços, os netos desenharam no gesso e pensei com os botões: eles estão na idade em que nem pensam no tempo, tesouro a ser apena gasto, enquanto eu cheguei à idade em que, por ter muito mais ontem que amanhã, valorizamos cada momento. Até mesmo o momento de um tombo, a igualar crianças e idosos no conhecimento dos limites: é caindo que aprendemos, né – a criança aprendendo a ousar , o idoso aprendendo a ter cuidado...
   Com um braço só, porém vou descobrindo como somos inventivos em criar alternativas. Puxar com os dentes a manga do pullover no outro braço. Abraçar a garrafa térmica, com o braço engessado, para desrosquear a tampa com o braço bom. Enxugar as costas se esfregando contra a toalha na parede. Assim vou me sentindo um tosco Chaplin. 
   Entretanto achei tempo para limpar meus documentos no computador, rever álbum de fotos, ligar para amigos, fazer pequenas coisas que só fazendo descubro que faziam grande falta. Estou mesmo começando a achar que somos incompletos até quebrar algum osso. 
   Chato é aguentar todo mundo perguntando o que foi, quebrou o braço? 
   - Não, é que vou a baile a fantasia num hospital. 
   - Quebrei não, ele quebrou sozinho. 
   - O Donaldo Trump me apertou a mão. 
   Claro que não dou nenhuma dessas respostas, só digo que foi um tombo à toa e não quebrou, só trincou (aí as pessoas fazem cara de alívio, o que não diminui o número de dias engessado, serão três semanas). Reclamei ao médico , ele falou que não pode fazer nada. 
   Podia ser em menos tempo se os ossos fossem mais moles, mas desconfio que aí a gente não parava em pé, né?
   É, você ainda não perdeu tudo se conserva o bom humor. E, em vez de reclamar, sempre é possível ver o que agradecer. Agradecer porque foi o braço, não o pescoço. Agradecer por ser o braço esquerdo. Então agradecer também por não ser canhoto. E, ainda, agradecer por estar no momento do tombo, com a coleira da Branquinha na mão direita, ou poderia ter trincado os dois pulsos. E mais agradecer porque, quando gemi de dor no chão, ela me lambeu o rosto com o rabo excepcionalmente abaixado em piedosa solidariedade. Finalmente, agradecer por ter o tombo me dado esta crônica – embora, nada é perfeito, seja nada fácil digitar com um braço só. 
===================================
   NOTÍCIAS DA CHÁCARA
   DE ESTIMAÇÃO

   Antes eu só passava por elas, então elas se deixavam passar por mim – mas, quando comecei a ver as flores , elas passaram a me florir. 
   A ciência desmancha-prazeres já revelou que as cores são formas das flores atraírem os insetos para se polinizar, é o sexo delas, e é para isso que abrem seus botões receosos neste mundo de amplidões e imprevistos. Mas prefiro entender que elas abrem para mim suas bocas amorosas, a pedir uma cheirada (sem esquecer daquela abelha nariz adentro, por isso só cheiro depois de olhar bem, com o que vejo seus pistilos a palpitar...).
   Cheirando ao menos uma flor todo dia, olhando bem de pertinho, dá até para ouvir o que ela tem a dizer. 
   Um pensamento pode dizer muito. Uma intuição derrota toneladas de razão. Um momento de graça gratuita é flor do tempo. 
   Entre injustiças e privilégios, florilégio é adotar um vaso ou um jardim e ter (ou melhor, conviver com) flores de estimação. (FONTE: Crônica do escritor e jornalista DOMINGOS PELLEGRINI, d.pellegrini@sercomtel.com.br caderno FOLHA 2, página 3,  coluna AOS DOMINGOS PELLEGRINI, 22 e 23 de julho de 2017, publicação do jornal FOLHA DE LONDRINA).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente!

Comente!

.

.

.

.

Comentários

Wanda Cobo

"Maravilha meu amigo, continue nos deliciando com suas ideias." W.D Londrina-Pr


Adilson Silva

Olá Professor José Roberto, Parabéns pelas excelentes matérias , muito bom conhecimento para todos. muita paz e fraternidade. Londrina-Pr

Marcos Vitor Piter

Excelentes e Sabias palavras parabéns Professor um Abraço dos Amigos de Arapongas - PR.

João Costa

Meus parabéns por vc e por tudo que pude ler continue levando este conhecimento p/ todos. Forte abraço! João Batista.
--------
Meu amigo continue contribuindo com a sua sabedoria. Forte abraço... João Batista 31/10/2013
Daiane C M Santos
Parabéns, muito criativo e inteligente!
Zeze Baladelli
Oi meu amigo,entrei seu blog,parabéns querido,voce é um gentleman,um grande amigo e muito inteligente,desejo que Deus te abençoe mais e mais...super beijo...



MARINA SIMÕES

Caro amigo Roberto, muito obrigada por suas sábias e verdadeiras palavras. Como é bom encontrarmos no nosso dia adia pessoas que comungam nossas idéias, nossas críticas, ou mesmo comentário sobre determinados assuntos. Eu procuro escrever e mostrar mensagens de
fé, de esperança, ou mesmo um alento carinhoso para nós que vivemos um mundo tão cruel, egoísta e caótico. Estou tentando escrever um comentário sobre seus textos. Parabéns, eu os tenho como que a "arquitetura" com as palavras. É um estilo totalmente seu, e meu amigo é simplesmente estimulante. Ele nos faz pensar e isto é muito bom. Um grande abraço. Marina.



JOÃO RENATO
Aqui estou eu novamente é impossivel não entrar aqui para vê estas maravilha por vc postada. Forte abraço do seu amigo hoje e sempre...........

ADALGISA
Parabéns! meu amigo querido!!!Adorei seu blog, mensagens lindas e suaves como a tua persoalidade e seu jeito de ser!!!Abraços e beijos.
TIAGO ROBERTO FIGUEIREDO
Parabéns professor José Roberto seu blog está divino..abs !
JAIRO FERNANDES
Olá, Querido Professor José Roberto! Fiquei muito emocionado com suas mensagens postadas, gostaria muito de revê-lo novamente após muitos anos, você fora meu professor e tenho muita saudade, gostaria que enviasse-me o seu endereço.ʺ Deus te ilumine sempreʺ Pois fazes parte de minha história de vida.
ALICE MARIA
Oi tio.Muito lindo seu cantinho na internet. Tô de olho. Lembro também de algumas coisas lá da Serra, principalmente da venda do vô Rubens. Beijo ,Alice Maria.

WANDA COBO

WANDA COBO

Postagens populares