domingo, 2 de julho de 2017

LONDRINA ENTRE DOIS INCÊNDIOS


   Entre a reconstrução do Ouro Verde e a destruição de um ginásio de esportes, a cidade aguarda o futuro

   Londrina vive no momento a história de dois incêndios. Um com final feliz, apesar da tristeza permanente de ter perdido o prédio original do Teatro Ouro Verde, obra sublime de Vilanova Artigas. Mas temos aí um novo espaço cultural, cópia do primeiro com as adaptações exigidas pela atualização arquitetônica, que converteu de vez um cinema em teatro. 
   O outro incêndio ainda queima na memória recente de quem conheceu o Ginásio Alceu Malucelli, durante muitos anos sede Associação Londrina de Ginástica Artística ALGA. Fico pensando sobre o que os incêndios nos ensinam: a lição mais importante tem a ver com o descaso. Descaso com os bens públicos, descaso com espaços que guardam histórias que se relacionam à cultura e identidade das cidades. Londrina tem belos espaços públicos, alguns marcados pelo mesmo abandono da antiga associação de ginástica, mas que poderiam acolher novos projetos que renovariam sua existência com outras realizações no campo da cultura, do esporte, da cidadania, enfim. 
   Perde-se cidadania quando a população e o poder público não se importam mais com construções marcantes como a do antigo ginásio de esportes , espaço situado no Jardim Higienópolis, próximo do córrego Água Fresca e que foi, paradoxalmente, consumido pelo fogo. O local nos remete à história de Londrina que teve a felicidade de ser planejada com o aproveitamento dos fundos de vale nos quais riachos e vegetação servem de cenário da vida passada e, talvez, da vida futura, se os homens que a habitam tiverem boa vontade. 
   Na última quarta-feira, a cantora e atriz Edna Aguiar e o violonista Leandro Rubi se apresentaram no local tristemente queimado para lembrar valores de cidadania nos espaços que guardam memória e podem servir a uma nova história com outras ocupações. Usaram a arte como forma de protesto juntamente com uma pequena plateia de alunos, pais e professores de uma escola que funciona no bairro. Ao mesmo tempo, o pessoal que forma em Londrina o movimento Todos Por Um fez uma transmissão ao vivo mostrando as dependências do antigo ginásio consumido pelo fogo há pouco mais de dez dias. 
   No vídeo, que circula nas redes sociais, aparece uma sala de troféus. Foi com imenso pesar que vi em fundos de armários, troféus que ainda brilham indicando um tempo de vitórias dos pequenos atletas que um dia treinaram num espaço hoje convertido em cinzas. É triste ver troféus brilhando no escuro como a marca de um tempo que se perdeu num céu de triunfos. 
   Nada fizeram pelo prédio que o fogo consumiu depois de ser utilizado por gerações de meninos e meninas que se projetaram no esporte do Paraná e do Brasil, trazendo a Londrina a sensação de que a cidade era também vitoriosa. Não existe vitória quando espaços públicos pegam fogo depois de terem servido a uma cidade que não pode transformar em descaso o que anteriormente foi sua glória. 
   Em pleno século 21, a Londrina do ciclo do café, que lhe deu o Ouro Verde, e dos ginásios de esporte, que lhe deram vitórias, merece mais do que ter seu passado brilhando no escuro, como pequenos olhos que nos instigam a enxergar que as coisas vão mal quando edifícios queimados como um passado que não merece cuidados e tampouco amor. As cidades só ganham quando as amamos a partir de construções marcadas pelo talento de mestres como Artigas ou pelas mãos hábeis de pedreiros que, tijolo a tijolo, ajudaram a criar sua configuração urbana. Em Londrina, antigos barracões de café, velhas casas, escolas e ginásios de esportes reivindicam um olhar que não só o de especulação imobiliária, mas o de afeto que humaniza as cidades a partir do zelo com sua identidade. Desejo vida longa ao novo Ouro Verde que renasceu das cinzas, desejo que velhos espaços se convertam em novas ocupações e espero que um gesto de cidadania resgate dos armários queimados do antigo ginásio os troféus que meninas e meninos conquistaram como sinal de amor pela cidade que ainda respira entre dois incêndios. (Crônica da escritora e jornalista CÉLIA MUSILLI, celia.musilli@gmai.com caderno FOLHA 2, página 2, coluna CÉLIA MUSILLI, 1 e 2 de julho de 2017, publicação do jornal FOLHA DE LONDRINA).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente!

Comente!

.

.

.

.

Comentários

Wanda Cobo

"Maravilha meu amigo, continue nos deliciando com suas ideias." W.D Londrina-Pr


Adilson Silva

Olá Professor José Roberto, Parabéns pelas excelentes matérias , muito bom conhecimento para todos. muita paz e fraternidade. Londrina-Pr

Marcos Vitor Piter

Excelentes e Sabias palavras parabéns Professor um Abraço dos Amigos de Arapongas - PR.

João Costa

Meus parabéns por vc e por tudo que pude ler continue levando este conhecimento p/ todos. Forte abraço! João Batista.
--------
Meu amigo continue contribuindo com a sua sabedoria. Forte abraço... João Batista 31/10/2013
Daiane C M Santos
Parabéns, muito criativo e inteligente!
Zeze Baladelli
Oi meu amigo,entrei seu blog,parabéns querido,voce é um gentleman,um grande amigo e muito inteligente,desejo que Deus te abençoe mais e mais...super beijo...



MARINA SIMÕES

Caro amigo Roberto, muito obrigada por suas sábias e verdadeiras palavras. Como é bom encontrarmos no nosso dia adia pessoas que comungam nossas idéias, nossas críticas, ou mesmo comentário sobre determinados assuntos. Eu procuro escrever e mostrar mensagens de
fé, de esperança, ou mesmo um alento carinhoso para nós que vivemos um mundo tão cruel, egoísta e caótico. Estou tentando escrever um comentário sobre seus textos. Parabéns, eu os tenho como que a "arquitetura" com as palavras. É um estilo totalmente seu, e meu amigo é simplesmente estimulante. Ele nos faz pensar e isto é muito bom. Um grande abraço. Marina.



JOÃO RENATO
Aqui estou eu novamente é impossivel não entrar aqui para vê estas maravilha por vc postada. Forte abraço do seu amigo hoje e sempre...........

ADALGISA
Parabéns! meu amigo querido!!!Adorei seu blog, mensagens lindas e suaves como a tua persoalidade e seu jeito de ser!!!Abraços e beijos.
TIAGO ROBERTO FIGUEIREDO
Parabéns professor José Roberto seu blog está divino..abs !
JAIRO FERNANDES
Olá, Querido Professor José Roberto! Fiquei muito emocionado com suas mensagens postadas, gostaria muito de revê-lo novamente após muitos anos, você fora meu professor e tenho muita saudade, gostaria que enviasse-me o seu endereço.ʺ Deus te ilumine sempreʺ Pois fazes parte de minha história de vida.
ALICE MARIA
Oi tio.Muito lindo seu cantinho na internet. Tô de olho. Lembro também de algumas coisas lá da Serra, principalmente da venda do vô Rubens. Beijo ,Alice Maria.

WANDA COBO

WANDA COBO

Postagens populares