quarta-feira, 5 de julho de 2017

GUERRAS, FOME E MISÉRIA


   O mundo produz muita comida, mas a fome parece um problema longe de ser solucionado. É uma realidade em vários continentes. Nesta semana, o alerta veio da FAO, órgão da Organização das Nações Unidas, que trata da alimentação e da agricultura. Segundo a FAO, pela primeira vez em 25 anos, a fome aumenta no planeta e reverte um processo que vinha dando sinais claros de melhoria nos países mais carentes. A má nutrição nos locais mais pobres caiu de 23,3% para 12,9% em 25 anos, num avanço inédito na história contemporânea. Há dois anos, um total de 795 milhões de pessoas pelo mundo eram afetadas pela fome, 216 milhões a menos que em 1990. Mas a taxa voltou a aumentar. Os conflitos em muito países e as mudanças climáticas estão ajudando a piorar a situação. Segundo a ONU, 60% daqueles que enfrentam a fome hoje estão em locais afetadas por essas situações. Num total, 19 países vivem uma situação considerada como crítica, seja por guerras, secas ou enchentes. Hoje, 800 milhões de pessoas estão más nutridas. A FAO alerta que a crise pode ser amenizada se as nações ricas ajudarem a aumentar as estatísticas de migração, acolhendo refugiados que fogem da violência, ajudando-os a retomarem a vida. O papa Francisco fez um apelo para que a ONU e outras entidades internacionais sejam capazes de intervir quando ficar claro que um país não é capaz de alimentar a sua população. O mundo assiste a uma crise humanitária e a hora de agir é agora. Uma alimentação digna é direito de todo o cidadão. Dois objetivos globais propostos pela ONU, o primeiro é justamente acabar com a fome e a miséria no mundo até 2030. Para muitos, é uma utopia. Mas é preciso trabalhar duro. Começar por atacar duramente as causas parece ser uma boa solução. (OPINIÃO, página 2, quarta-feira. 5 de julho de 2017, publicação do jornal FOLHA DE LONDRINA).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente!

Comente!

.

.

.

.

Comentários

Wanda Cobo

"Maravilha meu amigo, continue nos deliciando com suas ideias." W.D Londrina-Pr


Adilson Silva

Olá Professor José Roberto, Parabéns pelas excelentes matérias , muito bom conhecimento para todos. muita paz e fraternidade. Londrina-Pr

Marcos Vitor Piter

Excelentes e Sabias palavras parabéns Professor um Abraço dos Amigos de Arapongas - PR.

João Costa

Meus parabéns por vc e por tudo que pude ler continue levando este conhecimento p/ todos. Forte abraço! João Batista.
--------
Meu amigo continue contribuindo com a sua sabedoria. Forte abraço... João Batista 31/10/2013
Daiane C M Santos
Parabéns, muito criativo e inteligente!
Zeze Baladelli
Oi meu amigo,entrei seu blog,parabéns querido,voce é um gentleman,um grande amigo e muito inteligente,desejo que Deus te abençoe mais e mais...super beijo...



MARINA SIMÕES

Caro amigo Roberto, muito obrigada por suas sábias e verdadeiras palavras. Como é bom encontrarmos no nosso dia adia pessoas que comungam nossas idéias, nossas críticas, ou mesmo comentário sobre determinados assuntos. Eu procuro escrever e mostrar mensagens de
fé, de esperança, ou mesmo um alento carinhoso para nós que vivemos um mundo tão cruel, egoísta e caótico. Estou tentando escrever um comentário sobre seus textos. Parabéns, eu os tenho como que a "arquitetura" com as palavras. É um estilo totalmente seu, e meu amigo é simplesmente estimulante. Ele nos faz pensar e isto é muito bom. Um grande abraço. Marina.



JOÃO RENATO
Aqui estou eu novamente é impossivel não entrar aqui para vê estas maravilha por vc postada. Forte abraço do seu amigo hoje e sempre...........

ADALGISA
Parabéns! meu amigo querido!!!Adorei seu blog, mensagens lindas e suaves como a tua persoalidade e seu jeito de ser!!!Abraços e beijos.
TIAGO ROBERTO FIGUEIREDO
Parabéns professor José Roberto seu blog está divino..abs !
JAIRO FERNANDES
Olá, Querido Professor José Roberto! Fiquei muito emocionado com suas mensagens postadas, gostaria muito de revê-lo novamente após muitos anos, você fora meu professor e tenho muita saudade, gostaria que enviasse-me o seu endereço.ʺ Deus te ilumine sempreʺ Pois fazes parte de minha história de vida.
ALICE MARIA
Oi tio.Muito lindo seu cantinho na internet. Tô de olho. Lembro também de algumas coisas lá da Serra, principalmente da venda do vô Rubens. Beijo ,Alice Maria.

WANDA COBO

WANDA COBO

Postagens populares