domingo, 16 de julho de 2017

TÉCNICAS INDIANAS BENEFICIAM COMUNIDADE DA ZONA SUL

"Recebo todo mundo que nos procura", conta a irmã Pushpa Mary

   Grupo de freiras mantém casa de apoio para atender moradores do União da Vitória com terapias para alívio da dor, além de cursos de música, reforço escolar e aconselhamento

   Uma diversidade de experiências educacionais, culturais e de convivência com novos hábitos é o que proporcionam as freiras da Congregação Salesianas Missionárias de Maria Imaculada aos moradores do Jardim União da Vitória, na zona sul de Londrina. Na Casa de Apoio Madre Maria Gertrudes, em um imóvel simples que um grupo de religiosas mantém na rua principal do complexo de bairros, a população é atendida com aulas de música, artesanato, reforço escolar, línguas, psicologia e terapias indianas para alívio da dor e controle de doenças psíquicas. 
   Seis das sete freiras da congregação são indianas. Graduadas na Índia em assistência social e psiquiatria, a irmã Pushpa Mary oferece à comunidade a terapia Sujok, uma técnica de acupuntura coreana com sementes que ela sua para aliviar dores diversas e amenizar o sofrimento de quem tem doenças psíquicas como depressão, ansiedade, insônia, perda de memória e até mesmo alcoolismo no uso de drogas. “Recebo todo mundo que nos procura”, conta ela, que também faz uso de equipamento simples, porem eficientes, para aliviar pontos energéticos e minimizar a dor. O atendimento é feito inclusive com crianças, cujos pais relatam principalmente agitação e falta de concentração. 
   A religiosa oferece ainda um serviço de aconselhamento. “Quando tem necessidade, encaminhamos para o médico”, explica. Outra novidade que ela trouxe é o tethahealing, uma terapia baseada nas ondas cerebrais que ajuda identificar e liberar crenças e padrões que impedem as pessoas de seguirem a vida e serem felizes. 
   “Muita gente procura atendimento porque vive em sofrimento e acredita estar possuída pelo diabo’. Na verdade, essas pessoas têm problemas como doenças psíquicas, alcoolismo ou dependência de drogas e precisam de apoio emocional. Depois das sessões, elas relatam que ficam em paz. Conseguem liberar a mente, para focar no que realmente importa”, conta a irmã Pushpa. 
   Ao conversar com os moradores do bairro, irmã Pushpa passou a conhecer as necessidades deles. Por isso, além das próprias terapias que oferece, foi buscar voluntários que estão atendendo outras demandas, como terapia ocupacional, cursos profissionalizantes, aulas de música, inglês, reforço escolar, cessação de tabaco, regularização de casamentos, balé, ioga, atendimento psicológico e até mesmo coaching, que ajuda no cumprimento de propósitos e metas. 
   Os 22 cursos ganharam fôlego em 2016, depois que a freira passou uma temporada se especializando na Índia. “Antes tínhamos apenas cinco cursos. Hoje atendemos mais de 600 pessoas”, comemora. Ela sabia que a população do União da Vitória precisava de apoio, mas conta que só deixou a terra natal após atender um extenso grupo de pessoas em sofrimento emocional que precisava de atendimento. 
   “Na Índia, muita gente com doença psíquica ainda é amarrada em árvores. Não podia vir embora antes de soltar todos eles. Atendi mais de 1,5 mil pessoas com aconselhamento e terapia”, relata. Apesar da gravidade, ela conta que os indianos se recuperam rápido, ao contrário dos brasileiros que muitas vezes “passam a vida toda dependendo de remédios”. “O maior problema é a falta de estrutura familiar, o que provoca muita solidão”, analisa. (Leia mais na página 2). (CAROLINE ANVANSINI – Reportagem Local, FOLHA CIDADES, 7 de julho de 2017, publicação do jornal FOLHA DE LONDRINA).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente!

Comente!

.

.

.

.

Comentários

Wanda Cobo

"Maravilha meu amigo, continue nos deliciando com suas ideias." W.D Londrina-Pr


Adilson Silva

Olá Professor José Roberto, Parabéns pelas excelentes matérias , muito bom conhecimento para todos. muita paz e fraternidade. Londrina-Pr

Marcos Vitor Piter

Excelentes e Sabias palavras parabéns Professor um Abraço dos Amigos de Arapongas - PR.

João Costa

Meus parabéns por vc e por tudo que pude ler continue levando este conhecimento p/ todos. Forte abraço! João Batista.
--------
Meu amigo continue contribuindo com a sua sabedoria. Forte abraço... João Batista 31/10/2013
Daiane C M Santos
Parabéns, muito criativo e inteligente!
Zeze Baladelli
Oi meu amigo,entrei seu blog,parabéns querido,voce é um gentleman,um grande amigo e muito inteligente,desejo que Deus te abençoe mais e mais...super beijo...



MARINA SIMÕES

Caro amigo Roberto, muito obrigada por suas sábias e verdadeiras palavras. Como é bom encontrarmos no nosso dia adia pessoas que comungam nossas idéias, nossas críticas, ou mesmo comentário sobre determinados assuntos. Eu procuro escrever e mostrar mensagens de
fé, de esperança, ou mesmo um alento carinhoso para nós que vivemos um mundo tão cruel, egoísta e caótico. Estou tentando escrever um comentário sobre seus textos. Parabéns, eu os tenho como que a "arquitetura" com as palavras. É um estilo totalmente seu, e meu amigo é simplesmente estimulante. Ele nos faz pensar e isto é muito bom. Um grande abraço. Marina.



JOÃO RENATO
Aqui estou eu novamente é impossivel não entrar aqui para vê estas maravilha por vc postada. Forte abraço do seu amigo hoje e sempre...........

ADALGISA
Parabéns! meu amigo querido!!!Adorei seu blog, mensagens lindas e suaves como a tua persoalidade e seu jeito de ser!!!Abraços e beijos.
TIAGO ROBERTO FIGUEIREDO
Parabéns professor José Roberto seu blog está divino..abs !
JAIRO FERNANDES
Olá, Querido Professor José Roberto! Fiquei muito emocionado com suas mensagens postadas, gostaria muito de revê-lo novamente após muitos anos, você fora meu professor e tenho muita saudade, gostaria que enviasse-me o seu endereço.ʺ Deus te ilumine sempreʺ Pois fazes parte de minha história de vida.
ALICE MARIA
Oi tio.Muito lindo seu cantinho na internet. Tô de olho. Lembro também de algumas coisas lá da Serra, principalmente da venda do vô Rubens. Beijo ,Alice Maria.

WANDA COBO

WANDA COBO

Postagens populares