domingo, 2 de julho de 2017

ESTUDANTE LONDRINENSE PARTICIPARÁ DE OLIMPÍADA NA IRLANDA

Gustavo Palote Martins, 16, sempre estudou em escola pública:   "Muitos participantes fizeram cursinhos específicos para a olimpíada, nunca imaginei que ficaria em primeiro lugar"

   Após ficar em primeiro lugar na competição nacional de Linguística, Gustavo Martins prepara-se para o primeiro desafio internacional 

   Um estudante de Londrina faz parte do seleto grupo de quatro brasileiros que vai representar o país na Olimpíada Internacional de Linguística, no final de julho na Dublin Citu University, em Dublin, na Irlanda, Gustavo Palote Martins, 16, é aluno do terceiro ano do ensino médio do Instituto Federal do Paraná (IFPR) e, após ficar em primeiro lugar na Olimpíada Nacional de Linguística, prepara-se para o primeiro desafio internacional. 
   Participar – e vencer – olimpíadas não é uma novidade para o adolescente. Desde a infância, ele já participou e terminou como medalhista de competições nacionais de matemática, inclusive conquistando duas medalhas de ouro. “Foi em grupos sobre as olimpíadas de matemática nas redes sociais que descobri a prova de linguística”, conta ele. 
   Apesar do tema ser desconhecido, o estudante – que também gosta de línguas e começou a aprender inglês de maneira autodidata – procurou a professora de língua portuguesa Karen Alves Andrade Moscardini, do IFPR, para viabilizar a inscrição. 
   “Até então, eu não sabia o que era linguística, mas fui pesquisar e descobri que o objetivo das provas é conhecer padrões para desvendar outras línguas e seus fenômenos. É muito ligado a lógica”, explica o estudante, que agora se prepara para experimentar a primeira viagem internacional e não esconde a ansiedade. “A primeira vez que andei de avião foi para participar da última etapa nacional em Brasília”, conta. 
   Palote, como é conhecido pelos amigos, se preparou para as Olimpíadas estudando pelas provas de edições anteriores. “Entendi que é uma questão de semântica, a gente tem que colocar a mente na outra língua para entender o que significa”, esclarece. Além das línguas tradicionais, há desafios sobre línguas indígenas, árabes e até mesmo as inventadas, entre outras possibilidades. “Em um prova caiu uma questão sobre uma língua do Senhor dos Anéis”, diverte-se. 
   Na última fase nacional ele ficou uma semana em Brasília na ELO (Escola de Linguística de Oulo), realizada na UNB (Universidade Nacional de Brasília), onde assistiu palestras e participou de atividades sobre as diversas vertentes da disciplina. “Tinha muitos participantes que fizeram cursinhos específicos para a olimpíada, nunca imaginei que ficaria em primeiro lugar”, comemora. 
   Questionado sobre a preferência entre matemática e linguística, ele garante que não faz distinção. “As duas disciplinas têm muitas semelhanças, pois são baseadas em raciocínio lógico”, diz o medalhista, que gosta de participar das provas principalmente porque aprende conteúdos que não estão no currículo tradicional da escola. ”É possível usar a criatividade, o que incentiva a querer aprender”, garante. 
   A professora Karen, que ensina língua portuguesa no IFPR, conta que já inscreveu outros alunos na Olimpíada de Língua Portuguesa, mas a modalidade que envolve linguística foi uma novidade apresentada pelo próprio Palote. “Ele é extremamente interessado e ativo. Minha contribuição é em relalção a sanar dúvidas e oferecer material para ele estudar”, comenta, destacando que ela própria teve que estudar para aprender o padrão de algumas línguas contempladas nas provas.
   Para ela, olimpíadas em geral podem se tornar instrumentos pedagógicos interessantes na medida em que incentivem a aprender conteúdos que extrapolam o que é ensinado em sala de aula. “Mas o que ensinamos no currículo tradicional é a base para que seja possível avançar”, lembra.

   EXPECTATIVA

   Para a família do estudante Gustavo Palote os últimos dias têm sido de muita expectativa. “Ficamos muito orgulhosos, Sabíamos que ele se saía bem nas olimpíadas de matemática e física, mas linguística foi uma surpresa”, conta o pai do adolescente, o aposentado Vicente Palote, que junto com a esposa Dulcineia da Silva Martins, comemora os feitos do adolescente. 
   Ele revela que a irmã mais velha de Gustavo, Larissa, é doutora em Física, mas garante que não tem segredo para estimular os filhos a gostarem de estudar. “O importante é acompanhar, participar das atividades da escola e principalmente acreditar no potencial dos filhos e incentivá-los”, ensina. 
   A expectativa de todos, agora, é em relação aos custos da viagem. A organização da olimpíada brasileira está tentando garantir as passagem dos quatro selecionados, mas o medalhista londrinense precisa de apoio financeiro para custear despesas na Irlanda e também poder participar de um curso preparatório que o evento oferece na Universidade de Breslávia, na Polônia, com duração de uma semana. 
   “Já andei pesquisando e vi que é bem caro. Seria ótimo conseguir um patrocínio, vamos lutar muito para ele aproveitar todas as oportunidades”, garante o pai, que aproveita o momento para destacar que o filho sempre estudou em escola pública, o que não o impediu de ter resultados brilhantes nos estudos. “É possível aprender muito mesmo com todas as deficiências da educação”, diz. (FONTE: CAROLINA AVANSINI – Reportagem Local, caderno FOLHA CIDADES, terça-feira, 27 de junho de 2017, publicação do jornal FOLHA DE LONDRINA).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente!

Comente!

.

.

.

.

Comentários

Wanda Cobo

"Maravilha meu amigo, continue nos deliciando com suas ideias." W.D Londrina-Pr


Adilson Silva

Olá Professor José Roberto, Parabéns pelas excelentes matérias , muito bom conhecimento para todos. muita paz e fraternidade. Londrina-Pr

Marcos Vitor Piter

Excelentes e Sabias palavras parabéns Professor um Abraço dos Amigos de Arapongas - PR.

João Costa

Meus parabéns por vc e por tudo que pude ler continue levando este conhecimento p/ todos. Forte abraço! João Batista.
--------
Meu amigo continue contribuindo com a sua sabedoria. Forte abraço... João Batista 31/10/2013
Daiane C M Santos
Parabéns, muito criativo e inteligente!
Zeze Baladelli
Oi meu amigo,entrei seu blog,parabéns querido,voce é um gentleman,um grande amigo e muito inteligente,desejo que Deus te abençoe mais e mais...super beijo...



MARINA SIMÕES

Caro amigo Roberto, muito obrigada por suas sábias e verdadeiras palavras. Como é bom encontrarmos no nosso dia adia pessoas que comungam nossas idéias, nossas críticas, ou mesmo comentário sobre determinados assuntos. Eu procuro escrever e mostrar mensagens de
fé, de esperança, ou mesmo um alento carinhoso para nós que vivemos um mundo tão cruel, egoísta e caótico. Estou tentando escrever um comentário sobre seus textos. Parabéns, eu os tenho como que a "arquitetura" com as palavras. É um estilo totalmente seu, e meu amigo é simplesmente estimulante. Ele nos faz pensar e isto é muito bom. Um grande abraço. Marina.



JOÃO RENATO
Aqui estou eu novamente é impossivel não entrar aqui para vê estas maravilha por vc postada. Forte abraço do seu amigo hoje e sempre...........

ADALGISA
Parabéns! meu amigo querido!!!Adorei seu blog, mensagens lindas e suaves como a tua persoalidade e seu jeito de ser!!!Abraços e beijos.
TIAGO ROBERTO FIGUEIREDO
Parabéns professor José Roberto seu blog está divino..abs !
JAIRO FERNANDES
Olá, Querido Professor José Roberto! Fiquei muito emocionado com suas mensagens postadas, gostaria muito de revê-lo novamente após muitos anos, você fora meu professor e tenho muita saudade, gostaria que enviasse-me o seu endereço.ʺ Deus te ilumine sempreʺ Pois fazes parte de minha história de vida.
ALICE MARIA
Oi tio.Muito lindo seu cantinho na internet. Tô de olho. Lembro também de algumas coisas lá da Serra, principalmente da venda do vô Rubens. Beijo ,Alice Maria.

WANDA COBO

WANDA COBO

Postagens populares