quinta-feira, 6 de julho de 2017

AUTORIDADE SOBRE SI MESMO

"Precisamos olhar ao mesmo tempo para fora e para dentro de nós. Olhar para si como pessoa", diz a psicóloga analítica junguiana Sonia Vaz

   Psicóloga e sociólogo apontam caminhos para atravessar a crise brasileira que parece não ter fim 

   O beco em que a história jogou os brasileiros é perturbador e parece não ter saída. Para a grande maioria, escapar de ser emparedado pela maior crise política e econômica, juntamente com a expectativa de um futuro melhor, se tornou uma batalha de titã. Há quem acredite que sairemos amadurecidos desta situação caótica. Mas o que cada um pode fazer enquanto isso não acontece?
   Antes de apontar caminhos, a psicóloga analítica junguiana e psicoterapeuta corporal Sonia Regina Lunardon Vaz mostra o céu de chumbo sobre o País, que contribui para o sentimento de desesperança, que se abate a cada novo acontecimento nacional. 
   “De um lado a gente percebe que a democracia está ameaçada e de outro o neoliberalismo que deseja que tudo se volte para a economia. As pessoas ainda estão se apegando às ideologias, que não cabem mais neste momento. Não cabe mais falar em direita ou esquerda. Enquanto estamos lutando por direita e esquerda, estaremos fomentando o neoliberalismo. O que caberia, então, em termos políticos? O cooperativismo. A pergunta é: ‘Por que obedecemos a este estado de coisas?’ Citaria, como exemplo, a Experiência de Milgram em que os participantes tinham que obedecer às ordens do instrutor, mesmo que fossem conflitantes com a sua consciência. Qual o limite da aceitação?
   O questionamento da psicóloga abarca grande parte da sociedade brasileira que se sente encurralada ao ver as aspirações pessoais sendo jogadas no lixo, diante do negativismo frente à falta de uma solução para o País. 
   Vaz compara que esta é a mesma sociedade que há 30 anos se assustou com o surgimento de crianças neuróticas. E hoje convive com o desenvolvimento de psicoses também nos pequenos. 
   A psicóloga orienta que uma das primeiras coisas a serem feitas para escapar do beco sem saída do atual momento é tomar para si a autoridade sobre a própria vida. 
   “Temos que mexer num vespeiro, que são as crenças da religião e da política. Precisamos nos fortalecer. A sociedade ocidental sempre olha para fora e a oriental para dentro. Precisamos olhar ao mesmo tempo para fora e dentro de nós. Olhar para si como pessoa. Aprender que a razão pode ser permeada pelas emoções “, assegura. 
   Na experiência citada por Vaz e realizada pelo psicólogo social norte-americano Stanley Milgram, em 1961, dois voluntários em salas separadas recebiam instruções, um deles na função de professor e o outro de aprendiz. 
   O aprendiz recebia do professor pequenas tarefas e se não completasse levava um choque elétrico. A intensidade do choque aumentava a cada erro. 
   No decorrer do teste, vários professores demonstraram incômodo com o processo. Porém, ao serem informados de que não seriam responsabilizados prosseguiam. 
   “O limite que temos que suportar nesta sociedade é sempre o sofrimento humano. Se está nos causando sofrimento ou à outra pessoa, é hora de parar. Só que para a mudança é preciso exercer a autoridade sobre si mesmo”, conclui Vaz. ( FRANCISMAR LEMES – Especial para a FOLHA, FOLHA MAIS, 24 e 25 de junho de 2017, publicação do jornal FOLHA DE LONDRINA).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente!

Comente!

.

.

.

.

Comentários

Wanda Cobo

"Maravilha meu amigo, continue nos deliciando com suas ideias." W.D Londrina-Pr


Adilson Silva

Olá Professor José Roberto, Parabéns pelas excelentes matérias , muito bom conhecimento para todos. muita paz e fraternidade. Londrina-Pr

Marcos Vitor Piter

Excelentes e Sabias palavras parabéns Professor um Abraço dos Amigos de Arapongas - PR.

João Costa

Meus parabéns por vc e por tudo que pude ler continue levando este conhecimento p/ todos. Forte abraço! João Batista.
--------
Meu amigo continue contribuindo com a sua sabedoria. Forte abraço... João Batista 31/10/2013
Daiane C M Santos
Parabéns, muito criativo e inteligente!
Zeze Baladelli
Oi meu amigo,entrei seu blog,parabéns querido,voce é um gentleman,um grande amigo e muito inteligente,desejo que Deus te abençoe mais e mais...super beijo...



MARINA SIMÕES

Caro amigo Roberto, muito obrigada por suas sábias e verdadeiras palavras. Como é bom encontrarmos no nosso dia adia pessoas que comungam nossas idéias, nossas críticas, ou mesmo comentário sobre determinados assuntos. Eu procuro escrever e mostrar mensagens de
fé, de esperança, ou mesmo um alento carinhoso para nós que vivemos um mundo tão cruel, egoísta e caótico. Estou tentando escrever um comentário sobre seus textos. Parabéns, eu os tenho como que a "arquitetura" com as palavras. É um estilo totalmente seu, e meu amigo é simplesmente estimulante. Ele nos faz pensar e isto é muito bom. Um grande abraço. Marina.



JOÃO RENATO
Aqui estou eu novamente é impossivel não entrar aqui para vê estas maravilha por vc postada. Forte abraço do seu amigo hoje e sempre...........

ADALGISA
Parabéns! meu amigo querido!!!Adorei seu blog, mensagens lindas e suaves como a tua persoalidade e seu jeito de ser!!!Abraços e beijos.
TIAGO ROBERTO FIGUEIREDO
Parabéns professor José Roberto seu blog está divino..abs !
JAIRO FERNANDES
Olá, Querido Professor José Roberto! Fiquei muito emocionado com suas mensagens postadas, gostaria muito de revê-lo novamente após muitos anos, você fora meu professor e tenho muita saudade, gostaria que enviasse-me o seu endereço.ʺ Deus te ilumine sempreʺ Pois fazes parte de minha história de vida.
ALICE MARIA
Oi tio.Muito lindo seu cantinho na internet. Tô de olho. Lembro também de algumas coisas lá da Serra, principalmente da venda do vô Rubens. Beijo ,Alice Maria.

WANDA COBO

WANDA COBO

Postagens populares