domingo, 9 de julho de 2017

NÃO FOI UM SOCO NO ESTÔMAGO, MAS NO CÉREBRO

Após passar por um processo de coaching com aplicação de neurociencia. Marum Godinho lançou uma grife de peças que valorizam o amor dos humanos pelos seus cachorros. Veja vídeo utilizando a tecnologia da Realidade Aumentada

   Quantos brasileiros não têm ótimas ideias todos os dias, só que não têm coragem de empreender? Publicitário de Curitiba conta como ignorou a crise e conseguiu colocar em prática um projeto inovador

   Superar o ceticismo e a acomodação de possuir uma carreira de 15 anos como publicitário em agências de criação para de uma só vez enfrentar um país fragilizado por tantos escândalos, um cenário recessivo (hoje com mais de 14 milhões de desempregados) e se dar ao luxo de investir naquilo que acredita. Eis um resumo do que se sucedeu com o empresário Marum Godinho , que há oito meses colocou em operação uma marca de camisetas (a startup Los Cachorreros) que aposta em peças que valorizam o amor humano dos humanos pelos seus cachorros em estampas criativas e arrojadas. 
   O caminho até chegar lá não foi simples. Ele conta que a exemplo de muitos profissionais da área, nos últimos anos passou a questionar o futuro de sua escolha profissional, a ponto de adoecer com a falta de perspectiva. Só que sempre que pensava em se submeter a um coaching para mudança de carreira tinha receio de perder tempo e dinheiro. “Confesso que sempre me soou como algo pouco afetivo, talvez porque o sucesso dependa das duas partes e, como em todos os setores, a qualidade do profissional que oferece esse serviço é fundamental, do contrário vira algo sem parâmetros mensuráveis para visualizarmos o progresso que buscamos”. Alerta. 
   O fato desse dilema interferir na saúde de Godinho, a mudança da cidade do Rio de Janeiro para Curitiba e a indicação de uma conhecida que atravessou o mesmo conflito fizeram o publicitário a se despir de ideias preconcebidas e buscar ajuda profissional. O caminho escolhido por ele foi o coaching com aplicação de neurociência comportamental. 
   “Cheguei perdido. O que me levou para a segunda sessão (do trabalho) foi perceber que aquilo fazia sentido. Na primeira sessão, a profissional literalmente fez um desenho do que eu precisava trabalhar e com as técnicas repassadas aquilo fez sentido, funcionava realmente”, comemora. Ele conta que aspirava ter um negócio próprio, mas não tinha a menor ideia de que iria unir toda sua expertise em comunicação e publicidade ao fato de adorar cachorros para iniciar um projeto inovador. 
   O processo durou de junho a dezembro de 2016 e o encorajou de tal forma que as incertezas conjunturais do País, não o impediram de arregaçar as mangas. “A crise para mim não tinha importância alguma, não fez diferença. Interessava eu esta fazendo aquilo. Se não der certo, eu sei que posso fazer outra coisa. Estou confiante e consegui essa confiança durante o processo do coaching”, reconhece. 
   Embora a mudança de carreira tenha sido o objetivo de Godinho, ele revela que se surpreendeu com o quanto questões pessoais foram tratadas com relevância durante o processo. “As cinco primeiras sessões foram pessoais e as melhores para o meu crescimento. Sem elas eu não iria conseguir”, atesta. “Fiquei de queixo caído. Não foi um soco no estômago, mas no cérebro”, brinca o empresário, que já tem planos de ampliar a linha de produtos. (FONTE: MAGALÉA MAZZIOTTI – Reportagem local).

   UMA CHAVE PARA A TRANSFORMAÇÃO 

   A coach Chris Jacob explica que o uso da neurociência comportamental é uma chave científica para quem busca uma transformação. “Não trabalho com um objeto definido. Trabalho com a visão sistêmica. Até porque às vezes é um entrave pessoal que está comprometendo o profissional”, aponta. 
   Ela desenvolveu um programa dividido em dez sessões que duram uma hora e meia e o processo se dá em seis meses. “O trabalho inicia com uma anamnese e são nas conversas e interações que começo identificar onde estão os pontos necessários de melhoria. Disso é estabelecido o plano de trabalho para que ocorra a mudança. Com inventário de cada sessão”, descreve. “
   “Os espaçamentos entre uma sessão e outra são necessários para o avanço no processo”, comenta a coach. 
   De maneira geral, a profissional observa que “ a maioria das pessoas possui um determinado hábito comportamental, aquilo está tão automatizado no cérebro que a pessoa não percebe”. Tais hábitos ou crenças limitantes – que não têm conotação religiosa – são trabalhados no coaching com aplicação de neurociência em três pilares: conhecimento, reflexão e prática. A ideia é que para mudar comportamentos arraigados é fundamental desenvolver novos hábitos comportamentais. “Há como estabelecer novos circuitos cerebrais, reforçar alguns e enfraquecer outros, pois o cérebro é neuroplástico”, informa Chris Jacob. (M.M.)

==================================

   É PRECISO SABER OUVIR

   Os benefícios da neurociência comportamental também podem ser usufruídos pelas organizações, tanto para a geração de engajamento da equipe nos projetos da empresa, quanto para fidelização de clientes. 
   “Há um espaço nas empresas onde ainda existe gente. Você precisa desenvolver um comportamento em que se ouça o ser humano, pois ouvindo de verdade encontramos os meios efetivos de engajar os liderados e de construir um relacionamento de longo prazo com seus clientes”, defende a publicitária coach Silvia Watanabe.
   Ela conta que em um dos trabalhos realizados com esse foco, em uma empresa do ramo imobiliário, essas técnicas foram aplicadas visando o reposicionamento da marca perante os clientes, a fim de alavancar vendas . “Foram sete encontros de quatro horas com um grupo de 30 profissionais entre gerentes e diretores, que tinham o desafio de conhecer mais de comportamento humano para o trabalho diário de motivação da linha de frente que fica no plantão de vendas”, recorda. 
   “O fato de aprenderem a ouvir mais os liderados e os clientes mudou a percepção também de que não estão vendendo só um imóvel, mas estão entrando na vida das pessoas que irão viver lá”, constata. 
   Para ela, a transformação corporativa ocorre quando as empresas se dão conta de estarem funcionando “no piloto automático”. “A maioria das empresas vive no piloto automático e durante o processo chama atenção o desconforto no momento em que os executivos se dão conta disso”, constata. (M.M). (MAGALÉA MAZZIOTTI – Reportagem Local, FOLHA MAIS, página 2, 24 e 25 de junho de 2017, publicação do jornal FOLHA DE LONDRINA).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente!

Comente!

.

.

.

.

Comentários

Wanda Cobo

"Maravilha meu amigo, continue nos deliciando com suas ideias." W.D Londrina-Pr


Adilson Silva

Olá Professor José Roberto, Parabéns pelas excelentes matérias , muito bom conhecimento para todos. muita paz e fraternidade. Londrina-Pr

Marcos Vitor Piter

Excelentes e Sabias palavras parabéns Professor um Abraço dos Amigos de Arapongas - PR.

João Costa

Meus parabéns por vc e por tudo que pude ler continue levando este conhecimento p/ todos. Forte abraço! João Batista.
--------
Meu amigo continue contribuindo com a sua sabedoria. Forte abraço... João Batista 31/10/2013
Daiane C M Santos
Parabéns, muito criativo e inteligente!
Zeze Baladelli
Oi meu amigo,entrei seu blog,parabéns querido,voce é um gentleman,um grande amigo e muito inteligente,desejo que Deus te abençoe mais e mais...super beijo...



MARINA SIMÕES

Caro amigo Roberto, muito obrigada por suas sábias e verdadeiras palavras. Como é bom encontrarmos no nosso dia adia pessoas que comungam nossas idéias, nossas críticas, ou mesmo comentário sobre determinados assuntos. Eu procuro escrever e mostrar mensagens de
fé, de esperança, ou mesmo um alento carinhoso para nós que vivemos um mundo tão cruel, egoísta e caótico. Estou tentando escrever um comentário sobre seus textos. Parabéns, eu os tenho como que a "arquitetura" com as palavras. É um estilo totalmente seu, e meu amigo é simplesmente estimulante. Ele nos faz pensar e isto é muito bom. Um grande abraço. Marina.



JOÃO RENATO
Aqui estou eu novamente é impossivel não entrar aqui para vê estas maravilha por vc postada. Forte abraço do seu amigo hoje e sempre...........

ADALGISA
Parabéns! meu amigo querido!!!Adorei seu blog, mensagens lindas e suaves como a tua persoalidade e seu jeito de ser!!!Abraços e beijos.
TIAGO ROBERTO FIGUEIREDO
Parabéns professor José Roberto seu blog está divino..abs !
JAIRO FERNANDES
Olá, Querido Professor José Roberto! Fiquei muito emocionado com suas mensagens postadas, gostaria muito de revê-lo novamente após muitos anos, você fora meu professor e tenho muita saudade, gostaria que enviasse-me o seu endereço.ʺ Deus te ilumine sempreʺ Pois fazes parte de minha história de vida.
ALICE MARIA
Oi tio.Muito lindo seu cantinho na internet. Tô de olho. Lembro também de algumas coisas lá da Serra, principalmente da venda do vô Rubens. Beijo ,Alice Maria.

WANDA COBO

WANDA COBO

Postagens populares