terça-feira, 4 de julho de 2017

INSETO CRESCE COMO OPÇÃO DE COMIDA, MAS REPULSA DEVE FAVORECER RAÇÕES

Produção de bolinhos com larvas comestíveis na Holanda

   Empresas investem em produção de bichos como alternativa à carne na alimentação 
   Entre os empreendedores que buscam inovar o setor de comida, o apetite por insetos está em alta, agora que os benefícios ambientais e de saúde de grilos, moscas e vermes começam a ser conhecidos. 
   Com a expectativa de que a população do planeta cresça para 10 bilhões em 2050 – e com ela, a demanda por alimentos -, número pequeno mas crescente de empresas está explorando o potencial dos insetos como fonte de comida e ração animal. 
   Os insetos são eficientes, têm um impacto ambiental menor que outros animais usados como comida e tor elevado de proteína, bem como vitaminas e minerais. 
   “Os pioneiros do setor estão percebendo oportunidades”, disse Patrick Durst, da FAO (Organizações das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura). “Existe claramente um mercado para insetos comestíveis , e os empreendedores que não têm medo do risco estão agindo para explorá-lo”, acrescentou.
   Governos, organizações filantrópicas e fundos especializados em agronegócio estão apoiando essas start-ups.

    MILK-SHAKE

   O mercado de insetos comestíveis, que inclui milk-shakes e biscoitos de proteína feitos de pó de grilo e comidas feitas de larvas de drosófilas e minhocas, foi avaliado em cerca de US$ 100 milhões e deve crescer para mais de US$ 1,5 bilhão em 2021, de acordo com a Arcluster, empresa de Cingapura que pesquisa tendências. 
   O número de start-ups que trabalham com comidas feitas de insetos é tamanho que o mercado do segmento parece superlotado nos Estados Unidos, de acordo com a Aaron Dossey, que fundou a All Things Bugs em 2011. 
   A empresa, maior fornecedora de pó de grilo dos EUA, lucrou US$ 300 mil em 2016. 
   Ainda que insetos sejam parte do cardápio para 2 bilhões de pessoas, Chris Nan, da Arcluster, disse que comer insetos continua a causar “nojinho”. Por isso, algumas das maiores oportunidades nos EUA e na Europa, provavelmente estarão associadas ao uso de insetos para rações. 
   A Protix, holandesa que produz ração com moscas, recebeu investimento de US$ 45 milhões, o maior valor obtido pelo segmento até agora. 
   “Estamos cultivando vastas quantidades de grãos em uma parte do mundo para alimentar animais em outra. Insetos são parte da solução para reduzir o impacto ambiental”, disse Kees Aarts, presidente-executivo da Protix. 
   Os desafios para o setor de insetos comestíveis são a falta de legislação que o regulamente e a dificuldade de ampliar a escala. A União Europeia aprovou o uso de insetos para peixes. TRADUÇÃO DE PAULO MIGLIACCHI, (FONTE: DO “FINANCIAL TIMES”, página A24 >foco, folhainvest, segunda-feira, 26 de junho de 2017, publicação do jornal FOLHA DE S.PAULO).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente!

Comente!

.

.

.

.

Comentários

Wanda Cobo

"Maravilha meu amigo, continue nos deliciando com suas ideias." W.D Londrina-Pr


Adilson Silva

Olá Professor José Roberto, Parabéns pelas excelentes matérias , muito bom conhecimento para todos. muita paz e fraternidade. Londrina-Pr

Marcos Vitor Piter

Excelentes e Sabias palavras parabéns Professor um Abraço dos Amigos de Arapongas - PR.

João Costa

Meus parabéns por vc e por tudo que pude ler continue levando este conhecimento p/ todos. Forte abraço! João Batista.
--------
Meu amigo continue contribuindo com a sua sabedoria. Forte abraço... João Batista 31/10/2013
Daiane C M Santos
Parabéns, muito criativo e inteligente!
Zeze Baladelli
Oi meu amigo,entrei seu blog,parabéns querido,voce é um gentleman,um grande amigo e muito inteligente,desejo que Deus te abençoe mais e mais...super beijo...



MARINA SIMÕES

Caro amigo Roberto, muito obrigada por suas sábias e verdadeiras palavras. Como é bom encontrarmos no nosso dia adia pessoas que comungam nossas idéias, nossas críticas, ou mesmo comentário sobre determinados assuntos. Eu procuro escrever e mostrar mensagens de
fé, de esperança, ou mesmo um alento carinhoso para nós que vivemos um mundo tão cruel, egoísta e caótico. Estou tentando escrever um comentário sobre seus textos. Parabéns, eu os tenho como que a "arquitetura" com as palavras. É um estilo totalmente seu, e meu amigo é simplesmente estimulante. Ele nos faz pensar e isto é muito bom. Um grande abraço. Marina.



JOÃO RENATO
Aqui estou eu novamente é impossivel não entrar aqui para vê estas maravilha por vc postada. Forte abraço do seu amigo hoje e sempre...........

ADALGISA
Parabéns! meu amigo querido!!!Adorei seu blog, mensagens lindas e suaves como a tua persoalidade e seu jeito de ser!!!Abraços e beijos.
TIAGO ROBERTO FIGUEIREDO
Parabéns professor José Roberto seu blog está divino..abs !
JAIRO FERNANDES
Olá, Querido Professor José Roberto! Fiquei muito emocionado com suas mensagens postadas, gostaria muito de revê-lo novamente após muitos anos, você fora meu professor e tenho muita saudade, gostaria que enviasse-me o seu endereço.ʺ Deus te ilumine sempreʺ Pois fazes parte de minha história de vida.
ALICE MARIA
Oi tio.Muito lindo seu cantinho na internet. Tô de olho. Lembro também de algumas coisas lá da Serra, principalmente da venda do vô Rubens. Beijo ,Alice Maria.

WANDA COBO

WANDA COBO

Postagens populares