quarta-feira, 5 de julho de 2017

ECONOMIA NOSSA DE CADA DIA - por MARCOS RAMBALDUCCI


   MAIS GANHOS QUE PERDAS NA PRÁTICA DE DESCONTOS PARA PAGAMENTO À VISTA

   Sancionada nesta última semana pelo governo federal, a lei que permite cobrar preços diferentes para um mesmo produto dependendo da forma de pagamento (cartão, dinheiro ou cheque) causou alguma dúvida e opiniões diversas, tanto entre consumidores, varejistas e órgãos ligados a algum destes grupos. 

   É UMA OPÇÃO DO COMERCIANTE

   É permitida, mas não obrigatória, a prática do lojista em conceder descontos aos consumidores que optarem por pagar suas compras à vista e em dinheiro. 
É importante ressalta este ponto para que não haja conflitos e mal-entendidos se o comerciante decidir não fazer diferenciação de preços em função da forma de pagamento.

   É UMA OPÇÃO PARA O CONSUMIDOR 

O consumidor terá a possibilidade de decidir se prefere a economia pelo pagamento em dinheiro ou a praticidade de pagar com cartão de crédito/débito.

   RESPEITO ÀS REGRAS DO JOGO 
   Caso o comerciante opte por fazer o desconto, ele precisa deixa um aviso em lugar visível, sob pena de punição prevista no Código de Defesa do Consumidor se não cumprir tal determinação.

   REDUÇÃO DOS CUSTOS DE TRANSAÇÃO 

   Tal medida faz todo o sentido visto que a compra com cartão de crédito /débito eleva os custos do comerciante. A cada venda, o varejista para entre 1,5 e 5% do valor da transação, e leva até 30 dias para receber o dinheiro e se quiser antecipar esse recebível arcará com custos que variam entre 1,5 a 3,5%;

   É MAIS ADEQUADO PARA PEQUENOS VALORES

   Esta medida atenderá sobretudo varejistas e prestadores de serviços que operem com ticket médio baixo, já que o consumidor tem o hábito de andar com volumes maiores de dinheiro. 
E são estas empresas aquelas que, em geral, têm menos poder de barganha com as operadoras de cartão e, portanto, as mais beneficiadas. 

   MAS HÁ QUEM PERCA

   Evidente que as operadoras não terão uma visão positiva em relação a esta nova lei, visto que deixarão de ganhar sobre as vendas realizadas em dinheiro. 

   E TAMBÉM ENVOLVE ASSUMIR ALGUM RISCO 

   É bom lembrar que o comerciante que tiver um volume elevado de dinheiro em espécie também correrá o risco de se tornar um chamariz para ladrões de plantão. 
   Algumas entidades de Defesa do Consumidor se posicionam contrárias à medida por entenderem que o consumidor já paga a anuidade do cartão e não há garantia de que o lojista reduzirá realmente os preços para o pagamento à vista. 

   COMERCIANTE NÃO É VILÃO 

   Não é coerente esta lógica visto que realmente há custos diferentes para o comerciante entre transações com cartões e com dinheiro. 
   Além disso, em um momento em que as vendas estão em patamares muito aquém do que já foram, qualquer possibilidade que resulte em benefício para o cliente será utilizada para atraí-lo. 

   E CONSUMIDOR NÃO É BOBO

   E acreditar que o consumidor será facilmente enganado com ardis de elevação de preço para depois aplicar o desconto é não apostar um mínimo na memória de preços. 
   Além disso, os Órgãos de Defesa do Consumidor estão aí para coibir abusos nesse sentido. 

   COMO RESULTADO FINAL

   Agora é acompanhar o movimento para saber se esta estratégia será realmente adotada pelos comerciantes e principalmente pelos consumidores. 
   Se a moda pega, as operadoras de cartão terão que propor custos menores, o que resultará em benefício para todos. (FONTE: MARCOS J. G. RAMBALCUCCI, professor doutor da UTFPR (Universidade Tecnológica Federal do Paraná ) e consultor econômico da Acil. economianossa@folhadelondrina.com.br. página 2, coluna ESPAÇO ABERTO, quarta-feira, 6 de julho de 2017, publicação do jornal FOLHA DE LONDRINA).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente!

Comente!

.

.

.

.

Comentários

Wanda Cobo

"Maravilha meu amigo, continue nos deliciando com suas ideias." W.D Londrina-Pr


Adilson Silva

Olá Professor José Roberto, Parabéns pelas excelentes matérias , muito bom conhecimento para todos. muita paz e fraternidade. Londrina-Pr

Marcos Vitor Piter

Excelentes e Sabias palavras parabéns Professor um Abraço dos Amigos de Arapongas - PR.

João Costa

Meus parabéns por vc e por tudo que pude ler continue levando este conhecimento p/ todos. Forte abraço! João Batista.
--------
Meu amigo continue contribuindo com a sua sabedoria. Forte abraço... João Batista 31/10/2013
Daiane C M Santos
Parabéns, muito criativo e inteligente!
Zeze Baladelli
Oi meu amigo,entrei seu blog,parabéns querido,voce é um gentleman,um grande amigo e muito inteligente,desejo que Deus te abençoe mais e mais...super beijo...



MARINA SIMÕES

Caro amigo Roberto, muito obrigada por suas sábias e verdadeiras palavras. Como é bom encontrarmos no nosso dia adia pessoas que comungam nossas idéias, nossas críticas, ou mesmo comentário sobre determinados assuntos. Eu procuro escrever e mostrar mensagens de
fé, de esperança, ou mesmo um alento carinhoso para nós que vivemos um mundo tão cruel, egoísta e caótico. Estou tentando escrever um comentário sobre seus textos. Parabéns, eu os tenho como que a "arquitetura" com as palavras. É um estilo totalmente seu, e meu amigo é simplesmente estimulante. Ele nos faz pensar e isto é muito bom. Um grande abraço. Marina.



JOÃO RENATO
Aqui estou eu novamente é impossivel não entrar aqui para vê estas maravilha por vc postada. Forte abraço do seu amigo hoje e sempre...........

ADALGISA
Parabéns! meu amigo querido!!!Adorei seu blog, mensagens lindas e suaves como a tua persoalidade e seu jeito de ser!!!Abraços e beijos.
TIAGO ROBERTO FIGUEIREDO
Parabéns professor José Roberto seu blog está divino..abs !
JAIRO FERNANDES
Olá, Querido Professor José Roberto! Fiquei muito emocionado com suas mensagens postadas, gostaria muito de revê-lo novamente após muitos anos, você fora meu professor e tenho muita saudade, gostaria que enviasse-me o seu endereço.ʺ Deus te ilumine sempreʺ Pois fazes parte de minha história de vida.
ALICE MARIA
Oi tio.Muito lindo seu cantinho na internet. Tô de olho. Lembro também de algumas coisas lá da Serra, principalmente da venda do vô Rubens. Beijo ,Alice Maria.

WANDA COBO

WANDA COBO

Postagens populares