segunda-feira, 3 de julho de 2017

AS CORTINAS DO TEATRO VOLTAM A ABRIR


   Após cinco anos, Ouro Verde volta a abrigar espetáculos artísticos; programação gratuita de reinauguração segue durante a semana
   Em uma noite de gala , o Cine Teatro Ouro Verde reassumiu na sexta-feira (30) seu posto de templo máximo da cultura londrinense. A expectativa em torno da reconstrução do prédio destruído por um incêndio em 2012 foi superada, na opinião da plateia que acompanhou a solenidade de reinauguração. Sob olhares atentos e encantados do público formado por autoridades e convidados do governo do Estado e da UEL (Universidade Estadual de Londrina (UEL), o principal palco da cidade voltou a abrigar espetáculos artísticos e se mostrou ainda mais imponente após ter passado por um projeto de modernização que preservou suas características originais. 
   “O Teatro Ouro Verde ressurgiu tão moderno quanto era quando Vila Nova Artigas o projetou. Aqui outra vez e sempre será a casa do som, da harmonia, do amor e do bem. Do encontro, da camaradagem, da arte e da cultura”, discursou a reitora da UEL, Berenice Jordão , citando palavras do jornalista Nilson Monteiro. 
   O governador Beto Richa destacou que apesar de totalmente modernizada, a reconstrução do teatro orçada em R$ 17,5 milhões preservou todas as características originais, “com todas as condições para que aqui se crie e se propague a arte e a cultura”. 
   Depois do descerramento da placa de reinauguração do espaço cultural teve início a programação artística. As cortinas do teatro se abriram às 21h04 , quando foi exigido um vídeo protagonizado pelo ator Luís Cláudio Castelo Branco, que narrou uma crônica assinada por Nilson Monteiro. Na sequência, o Grupo Vocal Entre Nós interpretou a música “Pé Vermelho”,  composição de Paulo César e Nilson Monteiro. 
   Na sequência, atores da Funcart encenaram fragmentos do espetáculo
Bodas de Café, escrito pela diretora teatral Nitis Jacon. Sob regência do maestro Alessandro Sangiorgi, a Osuel (Orquestra Sinfônica da UEL) encerrou a programação apresentando a canção “Londrina”, composta por Arrigo Barnabé, além da peça “Das Cinzas ao Renascimento”, obra de Maycon Ananias inspirada no trágico episódio enfrentado pelo Teatro Ouro Verde. Nas duas músicas, a Osuel contou com a participação especial da soprano Patrícia Mello, como solista. 
   A reinauguração, porém, não foi marcada apenas por aplausos. Manifestantes se reuniram em frente ao prédio gritando palavras de ordem contra o governador, criticando a abertura do teatro apenas para convidados e a implantação obrigatória do sitema Meta 4 da UEL. Richa disse não ter se intimidado com a manifestação. Houve protesto também dos artistas que se apresentaram. Alguns integrantes da Osuel usaram bottons “Luto pela UEL” ou “Força UEL”. Ao fim da apresentação, o grupo Entre Nós gritou “Força UEL!”. E os atores que encenar Bodas de Café mudaram o texto no final pedindo: “autonomia universitária”. 
   Inaugurado em 1952, o Cine Teatro Ouro Verde foi tombado como Patrimônio Histórico do Paraná no ano 2000. O projeto de reconstrução ampliou o palco de 180 metros quadrados para 250 metros quadrados. O número de cadeiras na plateia foi reduzido de 853 para 790 com o objetivo de garantir a acessibilidade de cadeirantes e obesos. O imóvel ganhou ainda um elevador de carga orçado em R$ 280 mil, além de equipamentos de som e iluminação com tecnologia de ponta. 

   PROGRAMAÇÃO

   A programação de reinauguração prossegue durante a semana com espetáculos gratuitos todas as noites, às 20 horas. Nesta segunda-feira (3), acontece a encenação do espetáculo “Sobre Letras e Gritos”, apresentado pelo TOU (Teatro Obrigatório Universal). Na terça-feira (4), a exibição do filme “Laura” rodado em Londrina e produzido pela Union Filmes. Na quarta-feira (5), haverá o espetáculo circense “O melhor show do mundo... na minha opinião”, com o palhaço Ritalino. Um espetáculo de taiko apresentado pelo grupo Ishindaiko é a atração de quinta-feira (6). Na sexta-feira (7). Haverá espetáculo de dança com a G2 – Cia de Dança, do Teatro Guairá (Curitiba). Os ingressos para todas as apresentações podem ser retirados gratuitamente na bilheteria do teatro no dia de cada apresentação , entre 10 e 18 horas. (FONTE: MARCOS ROMAN - Reportagem Local, FOLHA 2, folha2@folhadelondrina.com.br   segunda-feira, 3 de julho de 2017, publicação do jornal FOLHA DE LONDRINA).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente!

Comente!

.

.

.

.

Comentários

Wanda Cobo

"Maravilha meu amigo, continue nos deliciando com suas ideias." W.D Londrina-Pr


Adilson Silva

Olá Professor José Roberto, Parabéns pelas excelentes matérias , muito bom conhecimento para todos. muita paz e fraternidade. Londrina-Pr

Marcos Vitor Piter

Excelentes e Sabias palavras parabéns Professor um Abraço dos Amigos de Arapongas - PR.

João Costa

Meus parabéns por vc e por tudo que pude ler continue levando este conhecimento p/ todos. Forte abraço! João Batista.
--------
Meu amigo continue contribuindo com a sua sabedoria. Forte abraço... João Batista 31/10/2013
Daiane C M Santos
Parabéns, muito criativo e inteligente!
Zeze Baladelli
Oi meu amigo,entrei seu blog,parabéns querido,voce é um gentleman,um grande amigo e muito inteligente,desejo que Deus te abençoe mais e mais...super beijo...



MARINA SIMÕES

Caro amigo Roberto, muito obrigada por suas sábias e verdadeiras palavras. Como é bom encontrarmos no nosso dia adia pessoas que comungam nossas idéias, nossas críticas, ou mesmo comentário sobre determinados assuntos. Eu procuro escrever e mostrar mensagens de
fé, de esperança, ou mesmo um alento carinhoso para nós que vivemos um mundo tão cruel, egoísta e caótico. Estou tentando escrever um comentário sobre seus textos. Parabéns, eu os tenho como que a "arquitetura" com as palavras. É um estilo totalmente seu, e meu amigo é simplesmente estimulante. Ele nos faz pensar e isto é muito bom. Um grande abraço. Marina.



JOÃO RENATO
Aqui estou eu novamente é impossivel não entrar aqui para vê estas maravilha por vc postada. Forte abraço do seu amigo hoje e sempre...........

ADALGISA
Parabéns! meu amigo querido!!!Adorei seu blog, mensagens lindas e suaves como a tua persoalidade e seu jeito de ser!!!Abraços e beijos.
TIAGO ROBERTO FIGUEIREDO
Parabéns professor José Roberto seu blog está divino..abs !
JAIRO FERNANDES
Olá, Querido Professor José Roberto! Fiquei muito emocionado com suas mensagens postadas, gostaria muito de revê-lo novamente após muitos anos, você fora meu professor e tenho muita saudade, gostaria que enviasse-me o seu endereço.ʺ Deus te ilumine sempreʺ Pois fazes parte de minha história de vida.
ALICE MARIA
Oi tio.Muito lindo seu cantinho na internet. Tô de olho. Lembro também de algumas coisas lá da Serra, principalmente da venda do vô Rubens. Beijo ,Alice Maria.

WANDA COBO

WANDA COBO

Postagens populares