sábado, 1 de julho de 2017

A LENDA DA FOLHA SOLTA (coluna Dedo de Prosa)


   É interessante como nossa visão de educação hoje é diferente da educação de antigamente. Antes o medo era das sabatinas que enchiam os estudantes de pavor. Havia castigos dados aos alunos que não respondiam direito às perguntas dos professores. A rigidez do ensino, no início do século passado, era resultado de uma época em que autoridade e autoritarismo quase que se confundiam. E aprender era na base da coação. 
   Diferente de hoje em que há pedagogia para tudo, exigindo do professor muito preparo para fazer a criança aprender brincando. Hoje não há aquela rigidez de antes, há tanta liberdade que às vezes o professor parece até não ter autoridade na sala de aula. Mas é claro que em casa a criança já deve ir preparada pra escola com princípios para que o professor não tenha a carga de ter que ensinar isso também. A formação do elemento humano é muito complexa e estamos numa época de limites um pouco confusas.
   Mas nem tudo no passado era autoritarismo, também havia competência e esforço assim como professores humanos e dedicados. Todos nós, em nossa vida de estudos – por mais primários que sejamos -, já tivemos algum professor ou professores que lembramos com muito carinho. Às vezes aqueles professores que mais nos corrigiam eram aqueles que mais queriam nosso bem e nosso progresso nos estudos. Talvez fossem os que mais se importassem conosco. 
   No sitio, antigamente os professores andavam quilômetros em lombo de cavalo para dar aula para algumas pessoas. O professor sempre era muito respeitado. Muitas pessoas que moravam no sítio e estudavam à luz de lampiões se tornaram empresários ou doutores. Verdadeiros exemplos de dedicação de alunos e professores que não mediam esforços para aprender e ensinar. 
   Dizem que no Japão a única pessoa a quem o imperador se curva é para o professor. Por aí se vê a importância do educador por lá. 
   Escrevi esta pequena história baseada e quase copiada de um texto de minha filha Lorena que li por esses dias e gostaria de compartilhar com os leitores deste jornal formidável que é a Folha de Londrina. Lá vai. “Esta é uma história que é de arrepiar! Primeiro foi a lenda do lobisomem que aparecia às sextas-feiras 13, todos o temiam e agora é a lenda da folha solta que aparece todos as terças e quintas-feiras nas aulas de matemática. Quando o professor passa a tarefa, sempre tem a esperança de ver as operações feitas nos cadernos dos alunos porque na apostila nunca tem espaço. 
   Ele fica triste e até um pouco bravo quando falamos a frase que deve causar-lhe calafrios. O professor pergunta: -“Onde estão as contas?”. E respondemos: ~”Numa folha separada!” Então o professor nos comunicou: .” Pessoas, (a forma carinhosa dele nos chamar”), estou muito feliz porque a maioria da turma fez a tarefa no caderno”. Então veio a seguinte pergunta: -“O que vocês acham que eu menos gosto?”. Alguns responderam – e eu também – “-De quando nós não fazemos um exercício da tarefa e depois falamos que não entendemos. Outros falaram: -De quando a gente esquece a tarefa!” Então ele falou: -“ Não! De quando vocês colocam a resposta na apostila e depois eu pergunto onde estão as contas e vocês falam que está numa folha solta”. E todos perguntaram: -“Ué, por que professor?” Ele responde: -“Porque eu não sei se você fizeram mesmo na folha ou na calculadora”. Então, nesse momento ele escreveu no quadro: -“Primeiro tinha a lenda do lobisomem que aparecia às sextas-feiras 13 e agora tem a lenda da folha solta...”
   Como escrevia meu professor de português Antônio Leatti no final das provas: -“Finus opus coronat” (o fim coroa a obra). Na verdade, acho que a obra é o próprio ensino do professor e não a prova em si. Deus abençoe a todos os professores. (DAILTON MARTINS, leitor da FOLHA, página 2, coluna DEDO DE PROSA, FOLHA RURAL, sábado e domingo, 1 e 2 de julho de 2017, publicação do jornal FOLHA DE LONDRINA).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente!

Comente!

.

.

.

.

Comentários

Wanda Cobo

"Maravilha meu amigo, continue nos deliciando com suas ideias." W.D Londrina-Pr


Adilson Silva

Olá Professor José Roberto, Parabéns pelas excelentes matérias , muito bom conhecimento para todos. muita paz e fraternidade. Londrina-Pr

Marcos Vitor Piter

Excelentes e Sabias palavras parabéns Professor um Abraço dos Amigos de Arapongas - PR.

João Costa

Meus parabéns por vc e por tudo que pude ler continue levando este conhecimento p/ todos. Forte abraço! João Batista.
--------
Meu amigo continue contribuindo com a sua sabedoria. Forte abraço... João Batista 31/10/2013
Daiane C M Santos
Parabéns, muito criativo e inteligente!
Zeze Baladelli
Oi meu amigo,entrei seu blog,parabéns querido,voce é um gentleman,um grande amigo e muito inteligente,desejo que Deus te abençoe mais e mais...super beijo...



MARINA SIMÕES

Caro amigo Roberto, muito obrigada por suas sábias e verdadeiras palavras. Como é bom encontrarmos no nosso dia adia pessoas que comungam nossas idéias, nossas críticas, ou mesmo comentário sobre determinados assuntos. Eu procuro escrever e mostrar mensagens de
fé, de esperança, ou mesmo um alento carinhoso para nós que vivemos um mundo tão cruel, egoísta e caótico. Estou tentando escrever um comentário sobre seus textos. Parabéns, eu os tenho como que a "arquitetura" com as palavras. É um estilo totalmente seu, e meu amigo é simplesmente estimulante. Ele nos faz pensar e isto é muito bom. Um grande abraço. Marina.



JOÃO RENATO
Aqui estou eu novamente é impossivel não entrar aqui para vê estas maravilha por vc postada. Forte abraço do seu amigo hoje e sempre...........

ADALGISA
Parabéns! meu amigo querido!!!Adorei seu blog, mensagens lindas e suaves como a tua persoalidade e seu jeito de ser!!!Abraços e beijos.
TIAGO ROBERTO FIGUEIREDO
Parabéns professor José Roberto seu blog está divino..abs !
JAIRO FERNANDES
Olá, Querido Professor José Roberto! Fiquei muito emocionado com suas mensagens postadas, gostaria muito de revê-lo novamente após muitos anos, você fora meu professor e tenho muita saudade, gostaria que enviasse-me o seu endereço.ʺ Deus te ilumine sempreʺ Pois fazes parte de minha história de vida.
ALICE MARIA
Oi tio.Muito lindo seu cantinho na internet. Tô de olho. Lembro também de algumas coisas lá da Serra, principalmente da venda do vô Rubens. Beijo ,Alice Maria.

WANDA COBO

WANDA COBO

Postagens populares