domingo, 16 de julho de 2017

SAÚDE AUMENTA REPASSE PARA CIRURGIAS DE CARDIOPATIA CONGÊNITA

Meta do Ministério da Saúde é zerar em 12 meses a fila de espera por cirurgias cardíacas para bebês de até um ano que tenham a doença

   Meta da Paula é elevar o número de procedimentos de 9.200 para 12,6 mil por ano 

   O Ministério da Saúde anunciou nesta terça-feira (11) um incremento no orçamento para as cirurgias cardíacas de bebês que tenham cardiopatia congênita. O valor destinado a este tipo de procedimento passará de 52,2 milhões para 91,5 milhões, o que representa um crescimento de 75,2% e inclui também crianças e adolescentes. A meta é aumentar em mais de 30% o número de intervenções por ano, passando de 9,200 para 12,6 mil. 
   Anualmente, 28,9 mil crianças nascem com cardiopatia congênita, que é um tipo de má-formação que, em 40% dos casos, requer um procedimento cirúrgico no primeiro ano de vida. É considerada a terceira maior causa de mortes para bebês de até 30 dias de vida. Em Londrina, o Hospital Infantil é a única instituição conveniada para realizar esse tipo de procedimento. 
   Segundo Carla Sandreski, integrante do núcleo de Londrina da Associação de Assistência à Criança Cardiopata Pequenos Corações, a fila de espera é a principal causa de mortes de crianças com problemas cardíacos congênitos na cidade. “A maioria das cirurgias que as crianças precisam é complexa. Como somente um hospital pode fazer o procedimento no município, acaba ficando toda essa demanda reunida em um único lugar. Enquanto isso vamos perdendo vidas”, afirma. 
   O aumento do repasse é visto como positivo por Sandreski, que acredita que o dinheiro poderá ser usado para a ampliação do número de leitos. “Londrina atende uma região com dezenas de municípios. Então, toda a melhora para o serviço prestado é de grande valia. Quem sabe, com esse aumento, as cirurgias, de um modo geral, poderão ser incrementadas”, projetou. 
   A intenção do Ministério da Saúde é zerar em 12 meses a fila de espera por cirurgias cardíacas para bebês de até um ano de idade que tenham a doença. Relatório elaborado por entidades ligadas ao tema aponta que, das crianças com o diagnóstico da doença no Brasil e que necessitam de cirurgias ou intervenção, cerca de 60% não têm acesso aos tratamentos. 
   Estudos do Instituto do Coração da Criança e do Adolescente do Ceará mostra que 95% dos nascidos do País com cardiopatia congênita não crítica conseguem sobreviver até os 18 anos de idade, Carla Sandreski considera que a inclusão de crianças e adolescentes no repasse pode ajudar a aumentar esse percentual. “Como não é tão complexo, esse público vai ficando em segundo plano para atender o que é considerado emergência. Entretanto, eles também precisam de intervenções e a procura vai aumentando, assim como entre os recém-nascidos”, explicou.

   OUTRAS DEMANDAS

   Além da expansão da quantidade de leitos para redução das filas de espera, outra demanda apontada pela associação Pequenos Corações é na questão dos diagnósticos. Lei aprovada e sancionada no Paraná em 2012 inclui o “teste do coraçãozinho” nos exames obrigatórios realizados nos recém-nascidos. “Lutamos para que exista o diagnóstico ainda durante a gravidez. Isso é necessário para ajudar tanto a criança quanto a mãe”, decretou Sandreski. (Com Agência Estado). (FONTE: PEDRO MARCONI – Reportagem Local, FOLHA GERAL, página 6, quarta-feira, 12 de julho de 2017, publicação do jornal FOLHA DE LONDRINA).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente!

Comente!

.

.

.

.

Comentários

Wanda Cobo

"Maravilha meu amigo, continue nos deliciando com suas ideias." W.D Londrina-Pr


Adilson Silva

Olá Professor José Roberto, Parabéns pelas excelentes matérias , muito bom conhecimento para todos. muita paz e fraternidade. Londrina-Pr

Marcos Vitor Piter

Excelentes e Sabias palavras parabéns Professor um Abraço dos Amigos de Arapongas - PR.

João Costa

Meus parabéns por vc e por tudo que pude ler continue levando este conhecimento p/ todos. Forte abraço! João Batista.
--------
Meu amigo continue contribuindo com a sua sabedoria. Forte abraço... João Batista 31/10/2013
Daiane C M Santos
Parabéns, muito criativo e inteligente!
Zeze Baladelli
Oi meu amigo,entrei seu blog,parabéns querido,voce é um gentleman,um grande amigo e muito inteligente,desejo que Deus te abençoe mais e mais...super beijo...



MARINA SIMÕES

Caro amigo Roberto, muito obrigada por suas sábias e verdadeiras palavras. Como é bom encontrarmos no nosso dia adia pessoas que comungam nossas idéias, nossas críticas, ou mesmo comentário sobre determinados assuntos. Eu procuro escrever e mostrar mensagens de
fé, de esperança, ou mesmo um alento carinhoso para nós que vivemos um mundo tão cruel, egoísta e caótico. Estou tentando escrever um comentário sobre seus textos. Parabéns, eu os tenho como que a "arquitetura" com as palavras. É um estilo totalmente seu, e meu amigo é simplesmente estimulante. Ele nos faz pensar e isto é muito bom. Um grande abraço. Marina.



JOÃO RENATO
Aqui estou eu novamente é impossivel não entrar aqui para vê estas maravilha por vc postada. Forte abraço do seu amigo hoje e sempre...........

ADALGISA
Parabéns! meu amigo querido!!!Adorei seu blog, mensagens lindas e suaves como a tua persoalidade e seu jeito de ser!!!Abraços e beijos.
TIAGO ROBERTO FIGUEIREDO
Parabéns professor José Roberto seu blog está divino..abs !
JAIRO FERNANDES
Olá, Querido Professor José Roberto! Fiquei muito emocionado com suas mensagens postadas, gostaria muito de revê-lo novamente após muitos anos, você fora meu professor e tenho muita saudade, gostaria que enviasse-me o seu endereço.ʺ Deus te ilumine sempreʺ Pois fazes parte de minha história de vida.
ALICE MARIA
Oi tio.Muito lindo seu cantinho na internet. Tô de olho. Lembro também de algumas coisas lá da Serra, principalmente da venda do vô Rubens. Beijo ,Alice Maria.

WANDA COBO

WANDA COBO

Postagens populares