sexta-feira, 14 de julho de 2017

ESCOLAS ABREM INSCRIÇÕES PARA PROVAS ONLINE DA EJA

As escolas que oferecem a EJA presencial também estão com as matrículas abertas; aulas começam em 26 de julho

   Estudantes que não concluíram o ensino fundamental ou médio no período regulamentar podem se inscrever para os exames online da EJA (Educação de Jovens e Adultos) 2017. As inscrições seguem até 11 de outubro, mas os candidatos devem ficar atentos aos prazos porque os calendário são específicos para cada disciplina e nível de ensino. No Paraná, 278 escolas vão oferecer as provas. Na área de abrangência do NRE (Núcleo Regional de Educação) em Londrina são 17 unidades de ensino, sendo nove em Londrina, duas em Rolândia, duas em Cambé e uma em cada um do seguintes municípios : Florestópolis, Ibiporã, Porecatu e Sertanópolis.]
   Entre 10 e 31 de julho , serão feitas as inscrições para a primeira etapa do ensino fundamental. Quem se inscrever nesta fase poderá fazer as provas para as disciplinas de língua portuguesa e redação , língua estrangeira moderna (inglês), matemática, ciências, educação física e arte. As provas acontecem em 9 de agosto. 
   Para a segunda etapa do ensino fundamental , as inscrições vão de 21 de agosto a 11 de setembro, com provas marcadas para 27 de setembro. Nesta fase voltam a ser aplicadas provas de língua portuguesa e redação, matemática, educação física e arte, além de história e geografia. 
   Já as inscrições para as duas fases do ensino médio começam em 28 de setembro e terminam em 11 de outubro com datas diferentes para as provas, conforme as disciplinas. Em 25 de outubro serão feitos os exames de física, biologia, sociologia, química, geografia e filosofia e em 8 de novembro acontecem as provas para as disciplinas de língua portuguesa e redação, língua estrangeira moderna (inglês) ou espanhol), matemática, educação física, arte e história. 

   MÉDIA
   As inscrições devem ser feitas no estabelecimento de ensino no qual o candidato tem interesse em fazer as provas, que serão aplicadas nos laboratórios de informática. Para serem aprovados, os candidatos deverão alcançar média 6,0 em todas as disciplinas. 
   Para se inscrever é necessário levar o RG original e uma cópia. Para o ensino fundamental, é necessário ter idade mínima de 15 anos e, para o ensino médio, 18. As inscrições são gratuitas, mas o número de vagas é limitado e os candidatos serão selecionados conforme alguns critérios. Terão prioridades os candidatos que, mediante declaração do empregador, que desempenhem funções que os impedem de frequentar a escola regularmente. Em seguida serão priorizados os alunos que necessitam concluir uma ou duas disciplinas. 
   Os outros critérios de seleção são candidatos com diagnóstico emitido por especialista que ateste a necessidade de atendimento especial, pessoas que frequentaram instituições de ensino com problemas em atos legais e alunos oriundos de instituição que teve perda de documentação. Em todas as categorias, a idade é critério de desempate, com vantagem para os mais velhos.. 
   “ A procura aqui é grande mas existem os critérios e quando vêm alunos interessados em apenas terminar o ensino fundamental ou médio, orientamos que não façam o provão e frequentem as aulas presenciais porque o provão vai sair com certificação vazia, sem carga horária. E em alguns cursos pós ensino médio é exigida carga horária”, explicou a diretora do Cebeja Herbert de Souza, Vilma Maria Rondom Foganholi. 

   LEGISLAÇÃO 
   Essa forma de conclusão do ensino fundamental e médio está prevista na Lei de Diretrizes e Bases da Educação e é realizada anualmente pela Seed. Em 2016, 395 pessoas se inscreveram para fazer as provas online em nove escolas da região do NRE em Londrina. Neste ano, são oito escolas a mais, mas o núcleo não tem uma expectativa de quanto deve aumentar a procura. “A LDB prevê a nível federal e estadual que todos os órgãos têm obrigatoriedade de aplicar esse exame de certificação e temos uma procura muito grande. Muitos alunos não querem ir para a escola e querem concluir os estudos dessa forma, acelerar a conclusão dos estudos, mas esse não é o objetivo. O objetivo das provas online é atender as pessoas que têm uma situação impeditiva na frequência da escola regular, por isso o número limitado de vagas. Não é tão acessível assim”, explicou a coordenadora da EJA do NRE em Londrina, Márcia Pitta. “É uma estratégia que tem um público bem definido para o atendimento”.
   As escolas que oferecem a EJA presencial também estão com as matrículas abertas até a próxima segunda-feira (17). As aulas começam e 25 de julho. 
   Mais informações sobre as provas online da EJA podem ser obtidas no site da Seed (www.educaçao.pr.gov.br). (FONTE: SIMONI SARIS – Reportagem Local, caderno FOLHA CIDADES, página 3, quarta-feira, 12 de julho de 2017, publicação do jornal FOLHA DE LONDRINA).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente!

Comente!

.

.

.

.

Comentários

Wanda Cobo

"Maravilha meu amigo, continue nos deliciando com suas ideias." W.D Londrina-Pr


Adilson Silva

Olá Professor José Roberto, Parabéns pelas excelentes matérias , muito bom conhecimento para todos. muita paz e fraternidade. Londrina-Pr

Marcos Vitor Piter

Excelentes e Sabias palavras parabéns Professor um Abraço dos Amigos de Arapongas - PR.

João Costa

Meus parabéns por vc e por tudo que pude ler continue levando este conhecimento p/ todos. Forte abraço! João Batista.
--------
Meu amigo continue contribuindo com a sua sabedoria. Forte abraço... João Batista 31/10/2013
Daiane C M Santos
Parabéns, muito criativo e inteligente!
Zeze Baladelli
Oi meu amigo,entrei seu blog,parabéns querido,voce é um gentleman,um grande amigo e muito inteligente,desejo que Deus te abençoe mais e mais...super beijo...



MARINA SIMÕES

Caro amigo Roberto, muito obrigada por suas sábias e verdadeiras palavras. Como é bom encontrarmos no nosso dia adia pessoas que comungam nossas idéias, nossas críticas, ou mesmo comentário sobre determinados assuntos. Eu procuro escrever e mostrar mensagens de
fé, de esperança, ou mesmo um alento carinhoso para nós que vivemos um mundo tão cruel, egoísta e caótico. Estou tentando escrever um comentário sobre seus textos. Parabéns, eu os tenho como que a "arquitetura" com as palavras. É um estilo totalmente seu, e meu amigo é simplesmente estimulante. Ele nos faz pensar e isto é muito bom. Um grande abraço. Marina.



JOÃO RENATO
Aqui estou eu novamente é impossivel não entrar aqui para vê estas maravilha por vc postada. Forte abraço do seu amigo hoje e sempre...........

ADALGISA
Parabéns! meu amigo querido!!!Adorei seu blog, mensagens lindas e suaves como a tua persoalidade e seu jeito de ser!!!Abraços e beijos.
TIAGO ROBERTO FIGUEIREDO
Parabéns professor José Roberto seu blog está divino..abs !
JAIRO FERNANDES
Olá, Querido Professor José Roberto! Fiquei muito emocionado com suas mensagens postadas, gostaria muito de revê-lo novamente após muitos anos, você fora meu professor e tenho muita saudade, gostaria que enviasse-me o seu endereço.ʺ Deus te ilumine sempreʺ Pois fazes parte de minha história de vida.
ALICE MARIA
Oi tio.Muito lindo seu cantinho na internet. Tô de olho. Lembro também de algumas coisas lá da Serra, principalmente da venda do vô Rubens. Beijo ,Alice Maria.

WANDA COBO

WANDA COBO

Postagens populares