domingo, 30 de julho de 2017

FAXINA COMO OBRA-PRIMA


   Para Cida, todas as famílias são felizes quando usam multibrilhos, multiusos e outros produtos de limpeza
   A faxineira chega mostrando tudo que sabe a respeito de limpeza, aprendeu na televisão. Digo sempre que água e sabão são os melhores produtos para deixar a casa em ordem, mas ela retribui com um muxoxo e despeja uma lista de coisas que podem ser compradas nos supermercados e fazem sua alegria.
   Loc, Limpabrilho, Batuta e outros nomes inimagináveis estão no rol dos produtos que não podem faltar na prateleira. Eu, que sempre gostei de casa limpinha, acabo cedendo aos sonhos de consumo da Cida que é maníaca com alumínios. 
   Outro dia, inconformada só com o Bom Bril, trouxe de casa uma pastinha cheirosa que, segundo ela, deixa as panelas “alumiando”. Respondi que não ligo muito para panelas brilhantes, depois me arrependi quando a vi mirando-se na frigideira como se fosse um espelho. A vaidade da Cida não é ter unhas feitas ou cabelo pintado. A sua vaidade é deixar panelas faiscando, como se fossem o cartão de visitas do seu trabalho. 
   Querem ver a Cida feliz? É só trazer do supermercado um saco grande com tudo que a indústria conseguiu criar para deixar satisfeitas as donas de casa aflitas e suas parceiras insuperáveis. 
   Se é assim, bendita seja a Cida na minha cozinha, cantando enquanto limpa e esfrega, como se o ato fosse a sua obra-prima, o gesto insubstituível de quem acredita que panela brilhando é motivo de felicidade. Ela me disse que na casa dela “pode faltar até comida, mas não pode faltar produto de limpeza.” Vá entender porque o Batuta é mais importante que o pão. Só mesmo se ligando nas coisas da televisão, onde todas as famílias são felizes quando usam multibrilhos, multiusos e outros produtos que devem limpar até a alma. 
   Quer completar a felicidade da Cida? Depois de tudo arrumado, deixe-a usar aromatizador na casa, aquele de cuja embalagem saem flores, estrelinhas e acho que até um príncipe a cavalo, a julgar pelo olhar encantado da faxineira que se comporta como se abstraísse da vida o perfume. De pinho, é claro. 
   Ela não conhece marcas de shampoo ou desodorante, além do Palmolive e da boa Água de Rosas, mas pergunte sobre ceras, detergentes e desinfetantes, a moça tem uma cultura capaz de dar inveja aos representantes da indústria química. 
   Outro dia me informou porque queria lavar a roupa com Varac, demorei a descobrir que o tal produto é primo da velha Q-Boa. Cida não sossegou enquanto eu não trouxe uma embalagem grande que me valeu a promessa: “A senhora vai ver que beleza vão ficar os panos de prato.”
   Eu, que passei anos trabalhando fora e dou todo valor à limpeza básica, fico encantada com os excessos da Cida e não saberia melhor que ela polir as panelas até que se tornem espelhos, que outro dia mirei repetindo os hábitos da moça que só fica contente quando “alumia” tudo. 
   Mal sabe ela que o máximo que aprendi de limpeza foi nos primeiros parágrafos do clássico “Sabedoria quebra-galhos”, livro que é a bíblia das donas de casa, do qual não passei nem do Gênesis. Deixo para especialistas este conhecimento de pastas à base de amoníaco, álcool ou cloreto, um mundo que faz a alegria de quem esfrega e limpa cantando. 
   Não tenho vocação para as minúcias da boa dona de casa, mas admiro aquelas que “são mães, amantes, esposa e ainda por cima conseguem bater um bolo”. Estão rindo? Pois saiba que este é o texto de apresentação de um site, chamado oportunamente “Amélia”. E fico aqui com meus botões. 

   A jornalista Célia Musilli está em férias. Neste mês, serão reproduzidas na Folha 2 algumas de sua crônicas já publicadas e que tiveram maior acesso pelos leitores. (Crônica da coluna CÉLIA MUSILLI, celia.musilli@gmail.com caderno FOLHA 2, página 2, 30 e 31 de julho de 2017, publicação do jornal FOLHA DE LONDRINA).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente!

Comente!

.

.

.

.

Comentários

Wanda Cobo

"Maravilha meu amigo, continue nos deliciando com suas ideias." W.D Londrina-Pr


Adilson Silva

Olá Professor José Roberto, Parabéns pelas excelentes matérias , muito bom conhecimento para todos. muita paz e fraternidade. Londrina-Pr

Marcos Vitor Piter

Excelentes e Sabias palavras parabéns Professor um Abraço dos Amigos de Arapongas - PR.

João Costa

Meus parabéns por vc e por tudo que pude ler continue levando este conhecimento p/ todos. Forte abraço! João Batista.
--------
Meu amigo continue contribuindo com a sua sabedoria. Forte abraço... João Batista 31/10/2013
Daiane C M Santos
Parabéns, muito criativo e inteligente!
Zeze Baladelli
Oi meu amigo,entrei seu blog,parabéns querido,voce é um gentleman,um grande amigo e muito inteligente,desejo que Deus te abençoe mais e mais...super beijo...



MARINA SIMÕES

Caro amigo Roberto, muito obrigada por suas sábias e verdadeiras palavras. Como é bom encontrarmos no nosso dia adia pessoas que comungam nossas idéias, nossas críticas, ou mesmo comentário sobre determinados assuntos. Eu procuro escrever e mostrar mensagens de
fé, de esperança, ou mesmo um alento carinhoso para nós que vivemos um mundo tão cruel, egoísta e caótico. Estou tentando escrever um comentário sobre seus textos. Parabéns, eu os tenho como que a "arquitetura" com as palavras. É um estilo totalmente seu, e meu amigo é simplesmente estimulante. Ele nos faz pensar e isto é muito bom. Um grande abraço. Marina.



JOÃO RENATO
Aqui estou eu novamente é impossivel não entrar aqui para vê estas maravilha por vc postada. Forte abraço do seu amigo hoje e sempre...........

ADALGISA
Parabéns! meu amigo querido!!!Adorei seu blog, mensagens lindas e suaves como a tua persoalidade e seu jeito de ser!!!Abraços e beijos.
TIAGO ROBERTO FIGUEIREDO
Parabéns professor José Roberto seu blog está divino..abs !
JAIRO FERNANDES
Olá, Querido Professor José Roberto! Fiquei muito emocionado com suas mensagens postadas, gostaria muito de revê-lo novamente após muitos anos, você fora meu professor e tenho muita saudade, gostaria que enviasse-me o seu endereço.ʺ Deus te ilumine sempreʺ Pois fazes parte de minha história de vida.
ALICE MARIA
Oi tio.Muito lindo seu cantinho na internet. Tô de olho. Lembro também de algumas coisas lá da Serra, principalmente da venda do vô Rubens. Beijo ,Alice Maria.

WANDA COBO

WANDA COBO

Postagens populares