sábado, 15 de julho de 2017

BATATA-DOCE e ORAÇÃO DA MANHÃ (coluna Aos Domingos Pellegrini)



   Existe doce mais doce que o doce de bata-doce? Sei é que pouco comi esse doce na infância de doces de mamão, de goiaba, de cidra, cocada, rabanada, mas de batata quase nada.
   Agora a batata-doce se tornou querida dos atletas, mas minhas ambições atléticas estão como gostam os deputados, em recesso. Entretanto, por ser tão recomendada pelos nutricionistas, e porque gosto muito, resolvi, na idade em que resolvemos fazer o que gostamos e pronto, resolvi batatas todo dia, às vezes no almoço e na janta. Asso no papel alumínio ou cozinho junto com o arroz integral (se for no arroz branco, dê uma pré-cozida na batata).
   Vó Tiana, picava a batata-doce, no prato com leite e farinha de milho, daí despejava melado , era café da manhã inesquecível. Agora, há nova variedade, roxa, mais uma das maravilhas que a Embrapa nos dá, queria que Vó Tiana tivesse conhecido. Ela comprava as batatas na feira, mas seu dinheiro ficou tão curtinho que resolveu plantar no quintal. Alguém trouxe as ramas para o plantio, ela deixou pernoitar na água no tanque de lavar roupa, e de manhãzinha me chamou:
   - Você já está um moço, vem ajudar a vó. 
   Eu tinha menos de dez anos mas peguei a pá, que era da minha altura, me sentindo um baita homem. E já fui metendo a pá no chão, sentindo a terra dura, aí ela falou não. 
   - Vamos cavar ali onde pincho lixo faz tempo, a terra deve estar molinha. 
   A cada pazada, minhocas se contorciam ao sol. Ela deitou com carinho cada rama, cobri com terra e ela fez o sinal da cruz. Vó Tiana nada fazia sem a bênção de Deus. Depois só fui lembrar daquilo quando, tempo depois, ela mostrou as ramas se espalhando pelo chão. Então eu já quis pegar a pá mas ela falou que era preciso esperar mais. Já estava tão fraquinha que só passeava leve e lenta pelo quintal, visitando suas plantas e passarinhos soltos. Minha gaiola é o quintal, dizia. 
   Daí mudei para outra cidade, e só voltei a sua casa quando ela morreu, dois anos depois. Fui procurar o pé de batata-doce mas só achei mato. Chorei apoiado na velha pá, e desconfio que ali comecei a me tornar homem. Plantei árvores, fiz filhos, escrevi livros, mas, quando como batata-doce, viro de novo o menino para quem Vó Tiana tirava batata-doce do forno a lenha e dizia come, come pra você virar homem. E é por isso que até hoje minhas batatas-doces são mais doces.

===================================

   ORAÇÃO DA MANHà

   Olhando para a frente, quando deita você não sabe se acordará, e, olhando para trás, nem lembro de quando perdeu seus dentes-de-leite, então aceite. 
   Aceite que pode ser diz azul ou cinza, você só não deve levantar ranzinza. 
   Aceite que pode ser um dia belo, o pé saindo da cama e já encontrando o chinelo, ou pode um daqueles dias em que problemas se alternam com probleminhas. 
   Aceite que problemas são como cascas a descascar para chegar às frutas, e você pode descascar com desgosto, malfrutando, ou com gosto, já desfrutando.
   Aceite que você vive com gente, portanto sujeito a humores e preconceitos, inveja e até ira, nada porém que não se dissolva se você usar os dentes – para sorrir! 
   Aceite que o trabalho cansa mas alegra, a rotina te ampara mas o imprevisto te desperta. 
Aceite que o amor é passarinho e perde a magia, se não for tratado com carinho todo dia. 
   Aceite que é sempre teu último e único dia, então agradeça, sinta o cheiro do vento, o sabor do momento, a graça das pequenezas, a imensidão por dentro. 
   Aceite tudo sabendo que tudo te completa e nada te fará mal se você souber bem aceitar. 
Ame e amém. (FONTE: Crônica do jornalista e escritor DOMINGOS PELLEGRINI, d.pellegrini@sercomtel.com.br caderno FOLHA 2, página 3, coluna AOS DOMINGOS PELLEGRINI, 15 e 16 de julho de 2017, publicação do jornal FOLHA DE LONDRINA).

Um comentário:

  1. Que coisa mais linda!
    Vou levar para a vida!
    Meu mto obrigada por esta postagem tão bela!

    ResponderExcluir

Comente!

Comente!

.

.

.

.

Comentários

Wanda Cobo

"Maravilha meu amigo, continue nos deliciando com suas ideias." W.D Londrina-Pr


Adilson Silva

Olá Professor José Roberto, Parabéns pelas excelentes matérias , muito bom conhecimento para todos. muita paz e fraternidade. Londrina-Pr

Marcos Vitor Piter

Excelentes e Sabias palavras parabéns Professor um Abraço dos Amigos de Arapongas - PR.

João Costa

Meus parabéns por vc e por tudo que pude ler continue levando este conhecimento p/ todos. Forte abraço! João Batista.
--------
Meu amigo continue contribuindo com a sua sabedoria. Forte abraço... João Batista 31/10/2013
Daiane C M Santos
Parabéns, muito criativo e inteligente!
Zeze Baladelli
Oi meu amigo,entrei seu blog,parabéns querido,voce é um gentleman,um grande amigo e muito inteligente,desejo que Deus te abençoe mais e mais...super beijo...



MARINA SIMÕES

Caro amigo Roberto, muito obrigada por suas sábias e verdadeiras palavras. Como é bom encontrarmos no nosso dia adia pessoas que comungam nossas idéias, nossas críticas, ou mesmo comentário sobre determinados assuntos. Eu procuro escrever e mostrar mensagens de
fé, de esperança, ou mesmo um alento carinhoso para nós que vivemos um mundo tão cruel, egoísta e caótico. Estou tentando escrever um comentário sobre seus textos. Parabéns, eu os tenho como que a "arquitetura" com as palavras. É um estilo totalmente seu, e meu amigo é simplesmente estimulante. Ele nos faz pensar e isto é muito bom. Um grande abraço. Marina.



JOÃO RENATO
Aqui estou eu novamente é impossivel não entrar aqui para vê estas maravilha por vc postada. Forte abraço do seu amigo hoje e sempre...........

ADALGISA
Parabéns! meu amigo querido!!!Adorei seu blog, mensagens lindas e suaves como a tua persoalidade e seu jeito de ser!!!Abraços e beijos.
TIAGO ROBERTO FIGUEIREDO
Parabéns professor José Roberto seu blog está divino..abs !
JAIRO FERNANDES
Olá, Querido Professor José Roberto! Fiquei muito emocionado com suas mensagens postadas, gostaria muito de revê-lo novamente após muitos anos, você fora meu professor e tenho muita saudade, gostaria que enviasse-me o seu endereço.ʺ Deus te ilumine sempreʺ Pois fazes parte de minha história de vida.
ALICE MARIA
Oi tio.Muito lindo seu cantinho na internet. Tô de olho. Lembro também de algumas coisas lá da Serra, principalmente da venda do vô Rubens. Beijo ,Alice Maria.

WANDA COBO

WANDA COBO

Postagens populares