sábado, 1 de julho de 2017

MANIAS - e A CULTURA DO CHÁ (Coluna Aos Domingos Pellegrini)

   MANIAS
   A foto é do álbum de figurinhas “Eis o Brasil”,   das balas Atlas, que faziam o menino com a boca cheia de balas para encher o álbum. Noutro álbum, de jogadores de futebol, ficou faltando só umazinha - mas não faltei ao sorteio de prêmios, na rádio, para os que tinham completado seus álbuns. O prêmio maior era bicicleta que até hoje vejo faiscando no palco. Tinha comprado e barganhado figurinhas, tinha ganhado figurinhas no jogo de “bafo”, andava com os bolsos cheios de figurinhas e dormindo sonhava com figurinhas!
   Fiquei tão sentido de perder a bicicleta que resolvi esquecer aquilo, joguei tudo fora mas guardei a lição: manias só valem a pena enquanto não fazem sofrer.
   Agora o neto está entregue à mania do hand-spinner. Quando começou, um hand spinner (doravante hs) custava 60, caiu para 20, acha-se por 10 mas agora ele quer que eu compre não hs feito mas rolamentos, para fazer. Fala de hs, vê vídeos de hs, dorme com hs no travesseiro.
   O vô, que já viu passarem as manias dos piões, dos saquinhos de arroz, dos bilboquês e dos bambolês, desde as batalhas navais até o pokemon-go, não consegue entender a mania do hs. Caetano diz que é para desestressar, mas receio é que se estresse com essa dedicação maníaca. 
   O maníaco se dedica. Pode ser o novo-crente, cheio do sopro divino, falando sem parar de sua crença, querendo te convencer que é não só a melhor como a única que deveria existir. Pode ser o colecionador que se enche de moedas ou selos ou não importa o que, o maníaco está sempre querendo mais. Pode ser o maníaco por jogo, das cartas às loterias , ou o tarado por sexo ou por dinheiro ou poder, sempre chato porque só pensa na mania, só fala da mania, acaba sendo apenas um maníaco, E pior é quando o maníaco vira fanático: então pode ser até terrorista, crente de que vale não só morrer como também matar por uma nova vida. 
   Caetano diz que precisa de um rolamento urgente, para fazer mais um hs, digo para esperar uns dias – esperando que a mania passe. Mas logo ele pergunta quando vamos comprar o rolamento, depois trespergunta, aí digo pra deixar rolar, esperar um pouco. Esperar o que, pergunta ele angustiado. Esperar a mania passar, penso, mas nada digo. E vamos comprar o tal rolamento para hand-spinner,a coisa mais importante do mundo nesse momento. 

NOTÍCIAS DA CHÁCARA 
A CULTURA DO CHÁ 

   Flores de ibisco colhemos e deixamos secar para fazer chá. Só agora, na curva dos sessenta, adotei a cultura do chá, tão apreciada por tantos povos e de consumo crescente no Brasil. Dalva foi me aculturando, primeiro com o chá mate, depois com o chá verde, o de gengibre e outros. 
   Antes avesso a chá, agora tomo chá pra lá e prá cá. No meio da tarde, chinesamente chá verde. No fim da tarde, britanicamente chá de ibisco. Se chega visita, niponicamente pergunto que chá preferirá. A noite, antes de dormir, caipiramente tomo chá de camomila ou de erva cidreira e capim-limão. E agora mesmo vou colher hortelã para mais um chá, brindando às mudanças: um pé-vermelho, nascido na capital do café, a descobrir o chá antes tarde que nunca. (Crônicas de DOMINGOS PELLEGRINI, escritor e jornalista, d.pellegrini@sercomtel.com.br caderno FOLHA 2, colunas AOS DOMINGOS PELLEGRINI – NOTÍCIAS DA CHÁCARA, 1 e 2 de julho de 2017, publicação do jornal FOLHA DE LONDRINA).  

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente!

Comente!

.

.

.

.

Comentários

Wanda Cobo

"Maravilha meu amigo, continue nos deliciando com suas ideias." W.D Londrina-Pr


Adilson Silva

Olá Professor José Roberto, Parabéns pelas excelentes matérias , muito bom conhecimento para todos. muita paz e fraternidade. Londrina-Pr

Marcos Vitor Piter

Excelentes e Sabias palavras parabéns Professor um Abraço dos Amigos de Arapongas - PR.

João Costa

Meus parabéns por vc e por tudo que pude ler continue levando este conhecimento p/ todos. Forte abraço! João Batista.
--------
Meu amigo continue contribuindo com a sua sabedoria. Forte abraço... João Batista 31/10/2013
Daiane C M Santos
Parabéns, muito criativo e inteligente!
Zeze Baladelli
Oi meu amigo,entrei seu blog,parabéns querido,voce é um gentleman,um grande amigo e muito inteligente,desejo que Deus te abençoe mais e mais...super beijo...



MARINA SIMÕES

Caro amigo Roberto, muito obrigada por suas sábias e verdadeiras palavras. Como é bom encontrarmos no nosso dia adia pessoas que comungam nossas idéias, nossas críticas, ou mesmo comentário sobre determinados assuntos. Eu procuro escrever e mostrar mensagens de
fé, de esperança, ou mesmo um alento carinhoso para nós que vivemos um mundo tão cruel, egoísta e caótico. Estou tentando escrever um comentário sobre seus textos. Parabéns, eu os tenho como que a "arquitetura" com as palavras. É um estilo totalmente seu, e meu amigo é simplesmente estimulante. Ele nos faz pensar e isto é muito bom. Um grande abraço. Marina.



JOÃO RENATO
Aqui estou eu novamente é impossivel não entrar aqui para vê estas maravilha por vc postada. Forte abraço do seu amigo hoje e sempre...........

ADALGISA
Parabéns! meu amigo querido!!!Adorei seu blog, mensagens lindas e suaves como a tua persoalidade e seu jeito de ser!!!Abraços e beijos.
TIAGO ROBERTO FIGUEIREDO
Parabéns professor José Roberto seu blog está divino..abs !
JAIRO FERNANDES
Olá, Querido Professor José Roberto! Fiquei muito emocionado com suas mensagens postadas, gostaria muito de revê-lo novamente após muitos anos, você fora meu professor e tenho muita saudade, gostaria que enviasse-me o seu endereço.ʺ Deus te ilumine sempreʺ Pois fazes parte de minha história de vida.
ALICE MARIA
Oi tio.Muito lindo seu cantinho na internet. Tô de olho. Lembro também de algumas coisas lá da Serra, principalmente da venda do vô Rubens. Beijo ,Alice Maria.

WANDA COBO

WANDA COBO

Postagens populares