segunda-feira, 31 de julho de 2017

ECONOMIA NOSSA DE CADA DIA - por Marcos Rambalducci


   A TAXA BÁSICA DE JUROS E SEUS IMPACTOS SOBRE NOSSO COTIDIANO

   Na última quarta-feira (26) o Comitê de Política Monetária (Cupom) anunciou redução de 1% na taxa básica de juros, estipulando uma meta de 9,25% para este próximo período de 45 dias que precede a próxima reunião do Comitê. Fica a pergunta de qual o impacto desta redução sobre nós, trabalhadores e consumidores. 

   A TAXA BÁSICA DE JUROS

   A taxa de juros define qual será o preço pago ou recebido pelo dinheiro emprestado. 
A taxa de juros utilizada para as operações de empréstimo de curtíssimo prazo entre os Bancos é denominada taxa Selic (Sistema Especial de Liquidação e Custódia), também conhecida como Taxa Básica de Juros. 

   DEFINIDA PELO COPOM 

   Esta taxa Selic é definida por um comitê composto pela diretoria do Banco Central, que se reúne a cada 45 dias, e que é denominado de Comitê de Política Monetária - Copom. 

   REGIDA PELA INFLAÇÃO 

   A função mais elementar do Banco Central é o de garantir a estabilidade e o poder de compra da moeda, em outras palavras, controlar a inflação. 
   A taxa de inflação com que o Banco Central se comprometeu ara 2017 é de 4,5% com tolerância de 1,5% para cima ou para baixo. 

   FUNCIONA ASSIM 

   Imagine que em determinado momento, exista na economia, mais dinheiro do que produtos disponíveis (bens e serviços).
   Essa condição de maior demanda que oferta faz com que o preço dos produtos tenda a subir e um subida generalizada caracteriza inflação. 

   PARA EVITAR A INFLAÇÃO

   Para conter a inflação então é necessário, ou aumentar a oferta, ou diminuir a demanda. 
   Como aumentar a oferta é demorado – e aí a inflação já se instalou, a solução é conter a demanda. 

   ENXUGAR A BASE MONETÁRIA

   A estratégia do Banco Central para conter a demanda é diminuir a quantidade de dinheiro disponível. 
   Para tanto, o Banco Central, por meio do Copom, aumenta a taxa Selic, que é utilizada para balizar os juros pagos por títulos públicos. 
   Esta manobra torna atrativo a quem tem dinheiro, emprestá-lo para o governo, e isso é feito pela compra de títulos públicos para aproveitar essas taxas de juros. 
   Isto deixa menos dinheiro disponível na economia para ser usado para consumo ou investimento. 

DIMINUI A PRESSÃO DE DEMANDA

   Agora, se alguém quiser dinheiro emprestado, seja para investimento – no caso das empresas , seja para o consumo final – no caso das famílias, terá que pagar juros mais caros. 
   Ora, isto refreia a vontade destes agentes econômicos em fazer gastos, reduzindo a pressão de demanda e consequentemente o preço dos bens e serviços. 
    Observe que tal medida contém a inflação por meio da redução da produção e o consumo, portanto, é uma medida recessiva, por excelência. 

   COM INFLAÇÃO COMPORTADA

   Quando a inflação está dentro dos parâmetros estabelecidos, o governo pode, aos poucos, afrouxar esta política monetária, baixando os juros. 
   Esta baixa dos juros estimulará o investimento e a demanda, ajudando a economia a retomar uma curva de crescimento.
   Lembrando que este movimento pode geral inflação e, portanto, cabe ao Banco Central monitorar constantemente os preços para agir no momento que a inflação dê sinais de descontrole.

   BOM PARA TODOS NÓS

   A decisão do Copom em reduzir a taxa Selic é, em última instância, uma medida que tende a aumentar a produção, destravar o crédito, gerar mais consumo e mais empregos. 
   Mas o Banco Central precisa ter um olho no peixe e outro no gato, pois o recrudescimento da inflação põe a perder todos os ganhos obtidos. 
   Haverá quem possa pensar que o importante é manter baixas as taxas de juros e que se esqueça da inflação. Ledo engano. Escreverei sobre os malefícios da inflação em próximo momento. (FONTE: Crônica de MARCOS J. G. RAMBALDUCCI, professor doutor da UTFPR (Universidade Tecnológica Federal do Paraná) e consultor econômico da Acil economianossa@folhadelondrina.com FOLHA ECONOMIA & NEGÓCIOS, página 5, coluna ECONOMIA NOSSA DE CADA DIA – por Marcos Rambalducci, segunda-feira, 31 de julho de 2017, publicação do jornal FOLHA DE LONDRINA).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente!

Comente!

.

.

.

.

Comentários

Wanda Cobo

"Maravilha meu amigo, continue nos deliciando com suas ideias." W.D Londrina-Pr


Adilson Silva

Olá Professor José Roberto, Parabéns pelas excelentes matérias , muito bom conhecimento para todos. muita paz e fraternidade. Londrina-Pr

Marcos Vitor Piter

Excelentes e Sabias palavras parabéns Professor um Abraço dos Amigos de Arapongas - PR.

João Costa

Meus parabéns por vc e por tudo que pude ler continue levando este conhecimento p/ todos. Forte abraço! João Batista.
--------
Meu amigo continue contribuindo com a sua sabedoria. Forte abraço... João Batista 31/10/2013
Daiane C M Santos
Parabéns, muito criativo e inteligente!
Zeze Baladelli
Oi meu amigo,entrei seu blog,parabéns querido,voce é um gentleman,um grande amigo e muito inteligente,desejo que Deus te abençoe mais e mais...super beijo...



MARINA SIMÕES

Caro amigo Roberto, muito obrigada por suas sábias e verdadeiras palavras. Como é bom encontrarmos no nosso dia adia pessoas que comungam nossas idéias, nossas críticas, ou mesmo comentário sobre determinados assuntos. Eu procuro escrever e mostrar mensagens de
fé, de esperança, ou mesmo um alento carinhoso para nós que vivemos um mundo tão cruel, egoísta e caótico. Estou tentando escrever um comentário sobre seus textos. Parabéns, eu os tenho como que a "arquitetura" com as palavras. É um estilo totalmente seu, e meu amigo é simplesmente estimulante. Ele nos faz pensar e isto é muito bom. Um grande abraço. Marina.



JOÃO RENATO
Aqui estou eu novamente é impossivel não entrar aqui para vê estas maravilha por vc postada. Forte abraço do seu amigo hoje e sempre...........

ADALGISA
Parabéns! meu amigo querido!!!Adorei seu blog, mensagens lindas e suaves como a tua persoalidade e seu jeito de ser!!!Abraços e beijos.
TIAGO ROBERTO FIGUEIREDO
Parabéns professor José Roberto seu blog está divino..abs !
JAIRO FERNANDES
Olá, Querido Professor José Roberto! Fiquei muito emocionado com suas mensagens postadas, gostaria muito de revê-lo novamente após muitos anos, você fora meu professor e tenho muita saudade, gostaria que enviasse-me o seu endereço.ʺ Deus te ilumine sempreʺ Pois fazes parte de minha história de vida.
ALICE MARIA
Oi tio.Muito lindo seu cantinho na internet. Tô de olho. Lembro também de algumas coisas lá da Serra, principalmente da venda do vô Rubens. Beijo ,Alice Maria.

WANDA COBO

WANDA COBO

Postagens populares