sábado, 30 de abril de 2016

TRABALHO, CONQUISTAS E PERDAS


   Na semana em que é celebrado o Dia do Trabalho, os indicadores apontam que muitos brasileiros não terão o que comemorar. Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio, 
divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, mostra que a taxa de desemprego atingiu 10,9% no primeiro trimestre deste ano. É o maior índice já registrado desde o lançamento da pesquisa, no primeiro trimestre de 2012. A Pnad tem abrangência nacional e os dados são compilados por períodos de três meses. 
   Importante ressaltar que em todas as comparações, tanto com relação ao trimestre anterior como os três primeiros meses do ano passado, o percentual registrado agora é maior. Há um ano a taxa apurada foi de 7,9%. Com relação à ultima verificação, no trimestre móvel encerrado em fevereiro, o desemprego atingiu 10,2%. O número absoluto de desocupados (pessoas sem emprego, mas que buscam colocação) está em 11.089 milhões, alta de 22% em relação ao trimestre encerrado em dezembro passado. 
   Os números mostram que o cenário de recessão econômica, aliado à crise política, contribuíram significativamente para que os trabalhadores perdessem diversas conquistas obtidas desde o início dos anos 2000. Se há alguns anos um dos gargalos enfrentados pelo País era justamente a falta de mão de obra, agora há uma oferta excessiva de trabalhadores. E isso afeta fortemente as famílias porque tem a sua qualidade de vida afetada e são obrigatoriamente obrigadas a reduzir custos e a cortar seu padrão de vida. 
   E não é só isso: há um efeito importante entre os mais jovens. Nos períodos de boom econômico, esse grupo optou pelo estudo e, agora, está sendo obrigado a abandonar os bancos universitários para trabalhar e ajudar a família. Outro dado importante mostra que em Março 60,2% das negociações para reajustes ficaram abaixo da inflação para o mês. Os dados são do Boletim Salariômetro da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe). Enquanto o Índice Nacional de Preços ao Consumidor no mês passado ficou 11,1%, o aumento médio das categorias com data-base em março foi de 11%. Portanto, os números não são nada favoráveis e apontam claramente que o cenário precisa ser revertido. Anos de conquistas não podem simplesmente ser pedidos. (FOLHA OPINIÃO opiniao@folhadelondrina.com.br página 2, sábado, 30 de abril de 2016, publicação do jornal FOLHA DE LONDRINA).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente!

Comente!

.

.

.

.

Comentários

Wanda Cobo

"Maravilha meu amigo, continue nos deliciando com suas ideias." W.D Londrina-Pr


Adilson Silva

Olá Professor José Roberto, Parabéns pelas excelentes matérias , muito bom conhecimento para todos. muita paz e fraternidade. Londrina-Pr

Marcos Vitor Piter

Excelentes e Sabias palavras parabéns Professor um Abraço dos Amigos de Arapongas - PR.

João Costa

Meus parabéns por vc e por tudo que pude ler continue levando este conhecimento p/ todos. Forte abraço! João Batista.
--------
Meu amigo continue contribuindo com a sua sabedoria. Forte abraço... João Batista 31/10/2013
Daiane C M Santos
Parabéns, muito criativo e inteligente!
Zeze Baladelli
Oi meu amigo,entrei seu blog,parabéns querido,voce é um gentleman,um grande amigo e muito inteligente,desejo que Deus te abençoe mais e mais...super beijo...



MARINA SIMÕES

Caro amigo Roberto, muito obrigada por suas sábias e verdadeiras palavras. Como é bom encontrarmos no nosso dia adia pessoas que comungam nossas idéias, nossas críticas, ou mesmo comentário sobre determinados assuntos. Eu procuro escrever e mostrar mensagens de
fé, de esperança, ou mesmo um alento carinhoso para nós que vivemos um mundo tão cruel, egoísta e caótico. Estou tentando escrever um comentário sobre seus textos. Parabéns, eu os tenho como que a "arquitetura" com as palavras. É um estilo totalmente seu, e meu amigo é simplesmente estimulante. Ele nos faz pensar e isto é muito bom. Um grande abraço. Marina.



JOÃO RENATO
Aqui estou eu novamente é impossivel não entrar aqui para vê estas maravilha por vc postada. Forte abraço do seu amigo hoje e sempre...........

ADALGISA
Parabéns! meu amigo querido!!!Adorei seu blog, mensagens lindas e suaves como a tua persoalidade e seu jeito de ser!!!Abraços e beijos.
TIAGO ROBERTO FIGUEIREDO
Parabéns professor José Roberto seu blog está divino..abs !
JAIRO FERNANDES
Olá, Querido Professor José Roberto! Fiquei muito emocionado com suas mensagens postadas, gostaria muito de revê-lo novamente após muitos anos, você fora meu professor e tenho muita saudade, gostaria que enviasse-me o seu endereço.ʺ Deus te ilumine sempreʺ Pois fazes parte de minha história de vida.
ALICE MARIA
Oi tio.Muito lindo seu cantinho na internet. Tô de olho. Lembro também de algumas coisas lá da Serra, principalmente da venda do vô Rubens. Beijo ,Alice Maria.

WANDA COBO

WANDA COBO

Postagens populares