sexta-feira, 22 de abril de 2016

MULHERES NA POLÍTICA


   Uma proposta de Emenda à Constituição (PEC) em discussão no Senado (38/2015) propõe o aumento da representatividade de mulheres nas mesas da Câmara Federal e do Senado. O projeto de autoria da deputada federal Luiza  Erundina (PSOL-SP), já recebeu parecer favorável da Comissão de Constituição e Justiça, e deve ser discutido em plenário nos próximos dias. A proposta é polêmica e divide opinião dos parlamentares. 
   O fato é que poucas mulheres optam por seguir carreira política. Enquanto mais da metade da população brasileira é formada por pessoas do sexo feminino e as mulheres têm obtido importantes conquistas na sociedade e no mercado de trabalho, o mesmo não ocorre na vida política. Trata-se de uma questão cultural, tanto que além da presidente Dilma Rousseff (PT), que enfrenta processo de impeachment no Senado, a proporção de mulheres no comando das prefeituras , nas assembleias legislativas, nas câmaras municipais e até mesmo em cargos comissionados em ministérios e secretarias é bem menor que a quantidade de homens. 
   No entanto, a política brasileira teria muito a ganhar se houvesse uma maior participação feminina. As já reconhecidas características femininas no mercado de trabalho poderiam contribuir sobremaneira em cargos públicos. Mesmo com a lei 12.034/2009, conhecida como a minirreforma eleitoral, que obriga os partidos a preencher, e não só reservar, 30% nas chapas eleitorais para candidatas, há dificuldades para cumprir a legislação. Muitas agremiações não encontram mulheres dispostas a disputar uma eleição. E, portanto, essa desproporcionalidade nas casas legislativas que ocorre quase que naturalmente. Se aprovada a PEC, muitas parlamentares terão que participar de várias comissões devido à baixa quantidade de representantes. 
   É preciso incentivar uma maior participação das mulheres na vida pública do País em geral. É uma questão de educação, que deve começar entre as crianças. A igualdade dos gêneros é uma questão que o Brasil precisa avançar até mesmo porque uma sociedade mais justas e igualitária passa por isso. As diferenças têm que ser respeitadas, mas devem ser encaradas como características que se complementam, não como itens depreciativos ou indicativos de superioridade. ( FOLHA OPINIÃO opiniao@folhadelondrina.com.br página 2, sexta-feira, 22 de abril de 2016, publicação do jornal FOLHA DE LONDRINA).  

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente!

Comente!

.

.

.

.

Comentários

Wanda Cobo

"Maravilha meu amigo, continue nos deliciando com suas ideias." W.D Londrina-Pr


Adilson Silva

Olá Professor José Roberto, Parabéns pelas excelentes matérias , muito bom conhecimento para todos. muita paz e fraternidade. Londrina-Pr

Marcos Vitor Piter

Excelentes e Sabias palavras parabéns Professor um Abraço dos Amigos de Arapongas - PR.

João Costa

Meus parabéns por vc e por tudo que pude ler continue levando este conhecimento p/ todos. Forte abraço! João Batista.
--------
Meu amigo continue contribuindo com a sua sabedoria. Forte abraço... João Batista 31/10/2013
Daiane C M Santos
Parabéns, muito criativo e inteligente!
Zeze Baladelli
Oi meu amigo,entrei seu blog,parabéns querido,voce é um gentleman,um grande amigo e muito inteligente,desejo que Deus te abençoe mais e mais...super beijo...



MARINA SIMÕES

Caro amigo Roberto, muito obrigada por suas sábias e verdadeiras palavras. Como é bom encontrarmos no nosso dia adia pessoas que comungam nossas idéias, nossas críticas, ou mesmo comentário sobre determinados assuntos. Eu procuro escrever e mostrar mensagens de
fé, de esperança, ou mesmo um alento carinhoso para nós que vivemos um mundo tão cruel, egoísta e caótico. Estou tentando escrever um comentário sobre seus textos. Parabéns, eu os tenho como que a "arquitetura" com as palavras. É um estilo totalmente seu, e meu amigo é simplesmente estimulante. Ele nos faz pensar e isto é muito bom. Um grande abraço. Marina.



JOÃO RENATO
Aqui estou eu novamente é impossivel não entrar aqui para vê estas maravilha por vc postada. Forte abraço do seu amigo hoje e sempre...........

ADALGISA
Parabéns! meu amigo querido!!!Adorei seu blog, mensagens lindas e suaves como a tua persoalidade e seu jeito de ser!!!Abraços e beijos.
TIAGO ROBERTO FIGUEIREDO
Parabéns professor José Roberto seu blog está divino..abs !
JAIRO FERNANDES
Olá, Querido Professor José Roberto! Fiquei muito emocionado com suas mensagens postadas, gostaria muito de revê-lo novamente após muitos anos, você fora meu professor e tenho muita saudade, gostaria que enviasse-me o seu endereço.ʺ Deus te ilumine sempreʺ Pois fazes parte de minha história de vida.
ALICE MARIA
Oi tio.Muito lindo seu cantinho na internet. Tô de olho. Lembro também de algumas coisas lá da Serra, principalmente da venda do vô Rubens. Beijo ,Alice Maria.

WANDA COBO

WANDA COBO

Postagens populares