domingo, 24 de abril de 2016

CRIME DE RESPONSABILIDADE


   Esta promete ser mais uma semana importante para a história do País. Já aprovado pela Câmara dos Deputados, o Senado inicia a análise do processo de impeachment contra a presidente Dilma Rousseff (PT). Com a população dividida e o acirramento das discussões, importante comentar que está em julgamento toda a gestão da presidente, não apenas o crime de responsabilidade fiscal e as chamadas “pedaladas fiscais. Assim como ocorreu com outros governantes que tiveram seus mandatos cassados, Dilma será julgada “pelo conjunto da sua obra”. Aliás, é indissociável que isso ocorra. 
   Cabe explicar que a atual administração feriu o artigo 85, incisos 6 e 7 da Constituição Federal, assim como o artigo 4º, incisos 5 e 6 da lei 1.079/50, que consideram crime de responsabilidade atentar contra a lei orçamentária e contra a probidade administrativa. Também houve infração à lei 10.028/2000, que faz do descumprimento de determinações legais a constituição de delito, tanto na esfera pública como nas áreas civil e criminal. 
   Na prática, a presidente realizou empréstimos com bancos públicos e não os declarou à contabilidade do governo federal, levando a população a acreditar que as contas públicas estavam em dia. Só para se ter uma ideia, essa prática gerou um rombo superior a R$ 57 bilhões. Agora, sobrou a conta: índice de desemprego superior a 10% da população, inflação em forte escalada de alta e aumento das tarifas controladas. Portanto, o “simples ato” trouxe consequências severas à população. A rápida explanação indica que não há golpe em curso, como afirmam sistematicamente petistas e aliados. 
   Ademais, indícios de que essas mesmas práticas tenham sido também praticadas pelos ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Fernando Henrique Cardoso (PSDB) não devem ser usados como argumentos para absolvição. A ocorrência de um crime passado não exclui a responsabilidade pelo mesmo ato praticado posteriormente. Importante acrescentar que a sociedade amadureceu, está mais vigilante. Atos contrários à legislação devem sim ser repudiados e punidos. Além disso, a simples suspeita de atos ilícitos ou de corrupção devem ser averiguados. A sociedade não aceitará retrocesso. ( FOLHA OPINIÃO opiniao@folhadelondrina.com.br página 2, domingo, 24 de abril de 2016, publicação do jornal FOLHA DE LONDRINA).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente!

Comente!

.

.

.

.

Comentários

Wanda Cobo

"Maravilha meu amigo, continue nos deliciando com suas ideias." W.D Londrina-Pr


Adilson Silva

Olá Professor José Roberto, Parabéns pelas excelentes matérias , muito bom conhecimento para todos. muita paz e fraternidade. Londrina-Pr

Marcos Vitor Piter

Excelentes e Sabias palavras parabéns Professor um Abraço dos Amigos de Arapongas - PR.

João Costa

Meus parabéns por vc e por tudo que pude ler continue levando este conhecimento p/ todos. Forte abraço! João Batista.
--------
Meu amigo continue contribuindo com a sua sabedoria. Forte abraço... João Batista 31/10/2013
Daiane C M Santos
Parabéns, muito criativo e inteligente!
Zeze Baladelli
Oi meu amigo,entrei seu blog,parabéns querido,voce é um gentleman,um grande amigo e muito inteligente,desejo que Deus te abençoe mais e mais...super beijo...



MARINA SIMÕES

Caro amigo Roberto, muito obrigada por suas sábias e verdadeiras palavras. Como é bom encontrarmos no nosso dia adia pessoas que comungam nossas idéias, nossas críticas, ou mesmo comentário sobre determinados assuntos. Eu procuro escrever e mostrar mensagens de
fé, de esperança, ou mesmo um alento carinhoso para nós que vivemos um mundo tão cruel, egoísta e caótico. Estou tentando escrever um comentário sobre seus textos. Parabéns, eu os tenho como que a "arquitetura" com as palavras. É um estilo totalmente seu, e meu amigo é simplesmente estimulante. Ele nos faz pensar e isto é muito bom. Um grande abraço. Marina.



JOÃO RENATO
Aqui estou eu novamente é impossivel não entrar aqui para vê estas maravilha por vc postada. Forte abraço do seu amigo hoje e sempre...........

ADALGISA
Parabéns! meu amigo querido!!!Adorei seu blog, mensagens lindas e suaves como a tua persoalidade e seu jeito de ser!!!Abraços e beijos.
TIAGO ROBERTO FIGUEIREDO
Parabéns professor José Roberto seu blog está divino..abs !
JAIRO FERNANDES
Olá, Querido Professor José Roberto! Fiquei muito emocionado com suas mensagens postadas, gostaria muito de revê-lo novamente após muitos anos, você fora meu professor e tenho muita saudade, gostaria que enviasse-me o seu endereço.ʺ Deus te ilumine sempreʺ Pois fazes parte de minha história de vida.
ALICE MARIA
Oi tio.Muito lindo seu cantinho na internet. Tô de olho. Lembro também de algumas coisas lá da Serra, principalmente da venda do vô Rubens. Beijo ,Alice Maria.

WANDA COBO

WANDA COBO

Postagens populares