sábado, 23 de abril de 2016

TECNOBROTO DIVERSIFICA RENDA DOS AGRICULTORES


   Sistema criado e cedido gratuitamente pela Embrapa permite produção de brotos de soja para entrada em mercado de produtos saudáveis

   O pequeno produtor que deseja diversificar a produção e entrar em um nicho de mercado pouco explorado no País, passa a contar com a Tecnobroto, tecnologia criada pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária ( Embrapa) para tornar mais acessível e simples o fornecimento de produtos como a conserva de broto de soja. De baixo custo, o equipamento permite a transformação de sementes em produtos comestíveis e de alto valor agregado em supermercados, nos mesmos moldes do tradicional broto de feijão (moyashi, no nome japonês), feito com feijão-mungo e que ocupa 50% do mercado. 
   De acordo com a Embrapa, a conserva mais barata do derivado de soja custa em torno de R4 10 e tem 220 gramas (g). Com 1 kilograma (kg) de sementes, é possível gerar 2,5 kg de brotos. O Tecnobroto permite que o agricultor produza o produto de forma automatizada e sem uso de químicos, contando com controle de temperatura da água e tempo de irrigação. Na prática, basta colocar as sementes preparar ao aparelho e reabrir de três a sete dias depois para recolher os brotos. 
   O pesquisador Marcelo Álvares de Oliveira, da Embrapa Soja, afirma que se trata de uma solução que visa melhorar a condição econômica do agricultor, que a cada cinco dias pode produzir 6 kg de brotos, em qualquer época do ano. “Hoje, o broto é produzido de forma arcaica e, com esse esquema, é possível contar com tecnologia e automatização para ter uma plantação maior”, diz. 
   Oliveira aponta o baixo custo do equipamento, com instruções disponibilizadas gratuitamente pela Embrapa. São necessários caixas d’água de capacidade de 100 litros , bombas de drenagem d’água, mangueiras de PVC, bicos de aspersão, bomba de PVC para funcionar como depósito de água, “timers” para controle de frequência e tempo de irrigação, materiais elétricos, materiais hidráulicos, peneiras, sistema controlador de temperatura da água e boia para controle do nível de água do reservatório. “O mais caro são o recipiente que entra em contato com o alimento e as peneiras, que têm de ser de aço inoxidável”, conta. 
   Além de servir para soja e feijão, o equipamento serve para outros tipos de brotos vendidos no mercado, como bambu e rabanete, e tem tamanho variável, conforme a necessidade. O pesquisador alerta, porém, que não há relação com a soja comercial produzida em larga escala. “É uma soja mais tardia, de ciclo determinado, que foge da commodity”, cita. “É um nicho para quem busca o mercado de alimentação mais saudável, porque o teor de proteína do broto é de 43% enquanto o comum é 35%, além de ser rico em isoflavona”, completa. A isoflavona é responsável por diminuir sintomas da menopausa ou o risco de osteoporose. 
   A Embrapa registrou o equipamento como tecnologia e não como como patente, devido à simplicidade e possibilidade de qualquer pessoa adotar o sistema. Mais informações podem ser obtidas pelo endereço eletrônico www.embrapa.br/soja/tecnobroto, pelo e-mail soja.eventos@embrapa.br ou pelo telefone (43) 3371-6068/6067. (FÁBIO GALIOTTO – Reportagem Local, página 7, FOLHA RURAL, sábado, 23 de abril de 2016, publicação do jornal FOLHA DE LONDRINA).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente!

Comente!

.

.

.

.

Comentários

Wanda Cobo

"Maravilha meu amigo, continue nos deliciando com suas ideias." W.D Londrina-Pr


Adilson Silva

Olá Professor José Roberto, Parabéns pelas excelentes matérias , muito bom conhecimento para todos. muita paz e fraternidade. Londrina-Pr

Marcos Vitor Piter

Excelentes e Sabias palavras parabéns Professor um Abraço dos Amigos de Arapongas - PR.

João Costa

Meus parabéns por vc e por tudo que pude ler continue levando este conhecimento p/ todos. Forte abraço! João Batista.
--------
Meu amigo continue contribuindo com a sua sabedoria. Forte abraço... João Batista 31/10/2013
Daiane C M Santos
Parabéns, muito criativo e inteligente!
Zeze Baladelli
Oi meu amigo,entrei seu blog,parabéns querido,voce é um gentleman,um grande amigo e muito inteligente,desejo que Deus te abençoe mais e mais...super beijo...



MARINA SIMÕES

Caro amigo Roberto, muito obrigada por suas sábias e verdadeiras palavras. Como é bom encontrarmos no nosso dia adia pessoas que comungam nossas idéias, nossas críticas, ou mesmo comentário sobre determinados assuntos. Eu procuro escrever e mostrar mensagens de
fé, de esperança, ou mesmo um alento carinhoso para nós que vivemos um mundo tão cruel, egoísta e caótico. Estou tentando escrever um comentário sobre seus textos. Parabéns, eu os tenho como que a "arquitetura" com as palavras. É um estilo totalmente seu, e meu amigo é simplesmente estimulante. Ele nos faz pensar e isto é muito bom. Um grande abraço. Marina.



JOÃO RENATO
Aqui estou eu novamente é impossivel não entrar aqui para vê estas maravilha por vc postada. Forte abraço do seu amigo hoje e sempre...........

ADALGISA
Parabéns! meu amigo querido!!!Adorei seu blog, mensagens lindas e suaves como a tua persoalidade e seu jeito de ser!!!Abraços e beijos.
TIAGO ROBERTO FIGUEIREDO
Parabéns professor José Roberto seu blog está divino..abs !
JAIRO FERNANDES
Olá, Querido Professor José Roberto! Fiquei muito emocionado com suas mensagens postadas, gostaria muito de revê-lo novamente após muitos anos, você fora meu professor e tenho muita saudade, gostaria que enviasse-me o seu endereço.ʺ Deus te ilumine sempreʺ Pois fazes parte de minha história de vida.
ALICE MARIA
Oi tio.Muito lindo seu cantinho na internet. Tô de olho. Lembro também de algumas coisas lá da Serra, principalmente da venda do vô Rubens. Beijo ,Alice Maria.

WANDA COBO

WANDA COBO

Postagens populares