segunda-feira, 4 de abril de 2016

APRENDER COM OS OUTROS É SINAL DE INTELIGÊNCIA


   No dia 21 de março, num jornal de grande circulação nacional, li uma reportagem que me assustou: “Projeto que limita gasto vai prever demissão voluntária de servidor”. Ele fala sobre um projeto do governo federal que tem por objetivo limitar os gastos públicos a fim de equilibrar as contas da União. É louvável que o governo faça sua tarefa e ajuste suas contas; o problema é “como” ele quer fazer isto. A primeira opção é suspender o aumento salarial dos servidores, restringir a ampliação do quadro de pessoal e diminuir gastos discricionários. A segunda opção, corte nos salários dos servidores públicos em 30%. 
   Como professor, sempre indiquei aos meus alunos que devemos aprender com os erros dos outros, analisando as ações e os resultados e assim diminuindo as possibilidades de fracasso. 
   Entre o fim do ano de 2015 e início de 2016, passei quarenta dias estudando em uma grande universidade do interior de Portugal, como bolsista do Programa Ibero-Americano Santander para Professores Pesquisadores. Minha área de pesquisa são as Teorias Organizacionais; busco por meio das relações de trabalho entender o papel do ser humano, suas motivações e o seu desenvolvimento através das tarefas que executa no dia a dia. Estive em Portugal para entender as “medidas de austeridade” aplicadas no país e as reações dos trabalhadores, ou seja, dos servidores públicos portugueses. 
   Essas medidas que o governo português impôs à sua população também tiveram o objetivo de “ajustar contas diante da crise econômica que assolou a Europa, somada aos devaneios dos governos anteriores com o oferecimento desmedido de créditos, história muito parecida com a nossa nesses últimos anos. 
   O que constatei foi um cenário amargo. Não tendo outro caminho, indo em direção à saída mais fácil, o governo seguiu os conselhos do Banco Central Europeu e fez o impensável: cortou em aproximadamente 20% os salários dos servidores públicos daquele país. Minhas pesquisa foi orientada para descobrir as consequências dessa decisão na vida dos trabalhadores. 
   Muitos apontaram que o governo “rasgou” a constituição e a legislação trabalhista, onde se assegura a não redução do vencimento dos trabalhadores (como também acontece no Brasil). Mas a nefasta estratégia utilizada não foi a redução de salários e sim a criação e o aumento de impostos para esses salários. 
   Entrevistei alguns funcionários públicos da área de Educação e o que vi foram pessoas desmotivadas. Muitos dos bons funcionários saíram, foram trabalhar em outros países, como a Alemanha e a Holanda. O desânimo é geral. Essa medida de austeridade baseada no corte salarial envenenou o sistema de educação, desmoralizou o trabalhador, piorou o atendimento à população e diminuiu a motivação.
   Também é preciso apontar que essa estratégia afetou de maneira significativa a economia, reduzindo o poder de compra desses trabalhadores.  Vi professores que tiveram que reduzir a utilização do aquecimento em suas residências , funcionários públicos que tiveram que vender suas casas, pessoas que tiveram seus bens comprometidos com dívidas agora impagáveis pela situação atual do país. O que medi e evidenciei por meio de minha pesquisa foram o sentimento de frustração, impotência, indignação e raiva desses servidores. Um dos professores que entrevistei talvez tenha resumido em uma frase toda a situação: “O povo português está triste, desanimado. Os bons estão saindo e não podemos fazer nada... nada! O que será de nós? Me preocupo com o dia de amanhã”.
   E aqui no Brasil? Parece que o movimento da economia está indo para o mesmo lado. Espero que os responsáveis por essas decisões estudem, analisem e aprendam com os erros de quem já fez. Cortar salário, ou aumentar os impostos do funcionalismo público, não ajuda ninguém a sair da crise. Esse tipo de estratégia afunda ainda mais a moral dos que trabalham e produzem, retira o dinheiro da economia e diminui o consumo. Aprender com o erro dos outros não é uma vergonha...é sinal de inteligência. ( HENRIQUE GAMBARO VIEIRA, professor e coordenador dos cursos de Tecnologia em Logística, Gestão de Recursos Humanos e Gestão Comercial da Universidade Norte do Paraná (Unopar) em Londrina, página 2, ESPAÇO ABERTO, domingo 3 de abril de 2016, publicação do jornal FOLHA DE LONDRINA).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente!

Comente!

.

.

.

.

Comentários

Wanda Cobo

"Maravilha meu amigo, continue nos deliciando com suas ideias." W.D Londrina-Pr


Adilson Silva

Olá Professor José Roberto, Parabéns pelas excelentes matérias , muito bom conhecimento para todos. muita paz e fraternidade. Londrina-Pr

Marcos Vitor Piter

Excelentes e Sabias palavras parabéns Professor um Abraço dos Amigos de Arapongas - PR.

João Costa

Meus parabéns por vc e por tudo que pude ler continue levando este conhecimento p/ todos. Forte abraço! João Batista.
--------
Meu amigo continue contribuindo com a sua sabedoria. Forte abraço... João Batista 31/10/2013
Daiane C M Santos
Parabéns, muito criativo e inteligente!
Zeze Baladelli
Oi meu amigo,entrei seu blog,parabéns querido,voce é um gentleman,um grande amigo e muito inteligente,desejo que Deus te abençoe mais e mais...super beijo...



MARINA SIMÕES

Caro amigo Roberto, muito obrigada por suas sábias e verdadeiras palavras. Como é bom encontrarmos no nosso dia adia pessoas que comungam nossas idéias, nossas críticas, ou mesmo comentário sobre determinados assuntos. Eu procuro escrever e mostrar mensagens de
fé, de esperança, ou mesmo um alento carinhoso para nós que vivemos um mundo tão cruel, egoísta e caótico. Estou tentando escrever um comentário sobre seus textos. Parabéns, eu os tenho como que a "arquitetura" com as palavras. É um estilo totalmente seu, e meu amigo é simplesmente estimulante. Ele nos faz pensar e isto é muito bom. Um grande abraço. Marina.



JOÃO RENATO
Aqui estou eu novamente é impossivel não entrar aqui para vê estas maravilha por vc postada. Forte abraço do seu amigo hoje e sempre...........

ADALGISA
Parabéns! meu amigo querido!!!Adorei seu blog, mensagens lindas e suaves como a tua persoalidade e seu jeito de ser!!!Abraços e beijos.
TIAGO ROBERTO FIGUEIREDO
Parabéns professor José Roberto seu blog está divino..abs !
JAIRO FERNANDES
Olá, Querido Professor José Roberto! Fiquei muito emocionado com suas mensagens postadas, gostaria muito de revê-lo novamente após muitos anos, você fora meu professor e tenho muita saudade, gostaria que enviasse-me o seu endereço.ʺ Deus te ilumine sempreʺ Pois fazes parte de minha história de vida.
ALICE MARIA
Oi tio.Muito lindo seu cantinho na internet. Tô de olho. Lembro também de algumas coisas lá da Serra, principalmente da venda do vô Rubens. Beijo ,Alice Maria.

WANDA COBO

WANDA COBO

Postagens populares