terça-feira, 12 de abril de 2016

O ESTADO LEIGO E A FÉ DO POVO


   No dia 30 /11/2012 a imprensa publica esta nota: “SÃO PAULO ‘ – A 7ª Vara da Justiça negou o pedido, feito pelo Ministério Público Federal , de retirar a frase: ‘Deus seja louvado’ do papel moeda nacional. 
   A decisão levou em consideração a alegação do Banco Central de que a retirada da expressão iria custar R$ 12 milhões aos cofres públicos e gerar intranquilidade na sociedade. 
   Na decisão, o Juiz entendeu que ‘não se aferiu a existência de oposição dos dizeres escritos nas cédulas no âmbito do seio social, [...] a alegação de afronta à liberdade religiosa não veio acompanhada de dados concretos, colhidos junto à sociedade, que denotassem um incômodo com a expressão ‘Deus’ no papel moeda”. 
   Seja pela economia, seja pela paz pública, o Todo-Poderoso continua louvado no papel. Ao menos no papel...
   Como pano de fundo, o vezo de cantar louvores ao Estado laico e, por tal motivação, iniciar tentativas de podar inclinações populares de fundo religioso. 
   Ora, nas recentes partidas da Copa América de futebol, a TV mostrou os atletas chilenas, perfilados e compenetrados, a cantar religiosamente o seu hino nacional. Se não estou enganado , eles estavam “rezando” estas palavras do poeta Eusébio Lillo:

   “Puro Chile, é teu céu azulado,
   Puras brisas te cruzam também 
   E teu campo de flores bordado 
   é a cópia feliz do Éden.
   Majestosa é a branca montanha 
   Que te deu por baluarte o Senhor,
   É esse mar que, tranquilo, te banha,
   Te promete um futuro esplendor.”

   Como se vê, a prece foi atendida, pois a seleção chilena foi campeã, derrotando até os argentinos, vice-campeões da última Copa do Mundo (aquele dos 7x1)... E ficou bem claro que o Estado chileno, sabidamente laico, não impede seus cidadãos de fazerem recurso aos poderes mais altos. 
   Outro dia foi a vez da seleção de vôlei da Sérvia, que também entoou, com alguns olhos marejados de lágrimas, o seu hino nacional – intitulado “Deus da Justiça” – com palavras escritas por Jovan Dondevic em 1872:

   “Deus justo,
   Tu que nos salvastes 
   da ruína até agora,
   Ouve as nossas vozes 
   E sê a nossa salvação,
   agora também.
   Com a Tua mão poderosa
   guia e protege 
   O barco do futuro da Sérvia. [...]
   Deus ajude e nos salve,
   Assim roga o povo sérvio.”

   Esta “oração nacional” tem seu valor acrescido quando se lembra que os sérvios viveram longos anos sob o tacão do Estado soviético, sabidamente ateu e inimigo de todo tipo de culto espiritual.
   Já que, nesta Terra de Santa Cruz, volta e meia surge algum herói incomodado com os toques dos sinos, a fumaça do incenso e as cruzes na parede, como se esses sinais da devoção popular abalassem os alicerces do Sistema. 
   O que me lembra uma cena familiar. Pai e filho viam a TV Câmara, que transmitia em tempo real uma sessão legislativa. Naquele dia, os ânimos estavam exaltados e nem mesmo alguns palavrões e insultos escaparam da censura. A criança comentou. 
   - Papai, que gente sem educação? Eles não respeitam nem o crucifixo na parede...
   O pai respondeu:
   - Ora, filho, Jesus Cristo não liga, não. Ele já está acostumado... Ele foi crucificado entre dois ladrões...] ( FONTE: PÁGINA 27, Atualidade: O pai respondeu )... , revista O LUTADOR, ABRIL 2016).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente!

Comente!

.

.

.

.

Comentários

Wanda Cobo

"Maravilha meu amigo, continue nos deliciando com suas ideias." W.D Londrina-Pr


Adilson Silva

Olá Professor José Roberto, Parabéns pelas excelentes matérias , muito bom conhecimento para todos. muita paz e fraternidade. Londrina-Pr

Marcos Vitor Piter

Excelentes e Sabias palavras parabéns Professor um Abraço dos Amigos de Arapongas - PR.

João Costa

Meus parabéns por vc e por tudo que pude ler continue levando este conhecimento p/ todos. Forte abraço! João Batista.
--------
Meu amigo continue contribuindo com a sua sabedoria. Forte abraço... João Batista 31/10/2013
Daiane C M Santos
Parabéns, muito criativo e inteligente!
Zeze Baladelli
Oi meu amigo,entrei seu blog,parabéns querido,voce é um gentleman,um grande amigo e muito inteligente,desejo que Deus te abençoe mais e mais...super beijo...



MARINA SIMÕES

Caro amigo Roberto, muito obrigada por suas sábias e verdadeiras palavras. Como é bom encontrarmos no nosso dia adia pessoas que comungam nossas idéias, nossas críticas, ou mesmo comentário sobre determinados assuntos. Eu procuro escrever e mostrar mensagens de
fé, de esperança, ou mesmo um alento carinhoso para nós que vivemos um mundo tão cruel, egoísta e caótico. Estou tentando escrever um comentário sobre seus textos. Parabéns, eu os tenho como que a "arquitetura" com as palavras. É um estilo totalmente seu, e meu amigo é simplesmente estimulante. Ele nos faz pensar e isto é muito bom. Um grande abraço. Marina.



JOÃO RENATO
Aqui estou eu novamente é impossivel não entrar aqui para vê estas maravilha por vc postada. Forte abraço do seu amigo hoje e sempre...........

ADALGISA
Parabéns! meu amigo querido!!!Adorei seu blog, mensagens lindas e suaves como a tua persoalidade e seu jeito de ser!!!Abraços e beijos.
TIAGO ROBERTO FIGUEIREDO
Parabéns professor José Roberto seu blog está divino..abs !
JAIRO FERNANDES
Olá, Querido Professor José Roberto! Fiquei muito emocionado com suas mensagens postadas, gostaria muito de revê-lo novamente após muitos anos, você fora meu professor e tenho muita saudade, gostaria que enviasse-me o seu endereço.ʺ Deus te ilumine sempreʺ Pois fazes parte de minha história de vida.
ALICE MARIA
Oi tio.Muito lindo seu cantinho na internet. Tô de olho. Lembro também de algumas coisas lá da Serra, principalmente da venda do vô Rubens. Beijo ,Alice Maria.

WANDA COBO

WANDA COBO

Postagens populares