domingo, 17 de abril de 2016

A RESPONSABILIDADE DO MAGISTRADO


   É pressuposto que um magistrado exerça com lisura um julgamento. Ou nada de virtuoso lhe terá valido a privilegiada investidura em cargo de tamanha relevância. Impensável então, que uma autoridade que enfeixa tão elevado poder sucumba a uma fraqueza moral e se deixe seduzir por alguma forma de suborno, por uma conveniência escusa ou por uma posição que venha a assumir se isto representar um gesto de gratidão a quem o nomeou para a função. Porque aí será a instauração da desordem e a falência das instituições. 
   No caso da Suprema Côrte, esse elenco de magistrados é absoluto em sua decisão, não cabendo recurso, porque na esfera judicial não há acima dele nenhum poder. Então, a responsabilidade que lhe pesa é redobrada. 
   Deve o juiz, em qualquer instância, seguir a lei como referência primeira, mas se ela for injusta ou inadequada e contrariar o que pensa a maioria esmagadora da população, espera-se do titular da Justiça que siga o bom senso.
   Os códigos são repositórios de normas legais e não guardam sabedoria em si, mas tão-somente o conteúdo frio e implacável da lei. Se o magistrado não considerar conveniências mais importantes de interesse da maioria do povo – a quem uma lei deve servir -  então não é um julgador, mas um escravo da lei e mero executor do que diz a frieza da letra morta. Assim fosse, bastante programar um computador com todas as coordenadas de um processo e ele daria uma resposta técnica, e não haveria a necessidade do discernimento do juiz. Mas se ele existe e tem esse nome é porque lhe é dada a faculdade de decidir, e sob esse aspecto deve ser soberano, mesmo que circunstancialmente contrarie a rigidez das leis. 
   Julgar segundo a manifesta vontade popular, mesmo em desacordo com a legislação – que pode ter dúbias interpretações – é uma hipótese estranha aos tribunais, porque fere o pensamento dominante de que a Justiça tem de ser cega... Mas em certos casos deve a Justiça exercer seu mister com os olhos e ouvidos bem abertos, atenta ao clamor das massas e (por que não?) com sentimento de humanidade. Devaneios, dirão os doutos. 
   A figura do ladrão de galinha é um exemplo. Se alguém é pobre e rouba de um rico, será certamente para saciar a própria fome ou da família, como ausência de outro meio e como legítima defesa da sobrevivência. Então, este não caberia penalidade, mas a decisão de a sociedade contemplá-lo com outra galinha... Se o juiz de primeira instância assim decidir e se as instâncias superiores fizerem o mesmo, estará se fazendo justiça e criando um louvável precedente. 
   A lei é para os homens e não os homens para a lei, e deve se adequar à circunstância, à realidade social e ao que bradam as multidões. ( WALMOR MACCARINI, jornalista em Londrina, página 2, ESPAÇO ABERTO, quinta-feira, 14 de abril de 2016, publicação do jornal FOLHA DE LONDRINA).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente!

Comente!

.

.

.

.

Comentários

Wanda Cobo

"Maravilha meu amigo, continue nos deliciando com suas ideias." W.D Londrina-Pr


Adilson Silva

Olá Professor José Roberto, Parabéns pelas excelentes matérias , muito bom conhecimento para todos. muita paz e fraternidade. Londrina-Pr

Marcos Vitor Piter

Excelentes e Sabias palavras parabéns Professor um Abraço dos Amigos de Arapongas - PR.

João Costa

Meus parabéns por vc e por tudo que pude ler continue levando este conhecimento p/ todos. Forte abraço! João Batista.
--------
Meu amigo continue contribuindo com a sua sabedoria. Forte abraço... João Batista 31/10/2013
Daiane C M Santos
Parabéns, muito criativo e inteligente!
Zeze Baladelli
Oi meu amigo,entrei seu blog,parabéns querido,voce é um gentleman,um grande amigo e muito inteligente,desejo que Deus te abençoe mais e mais...super beijo...



MARINA SIMÕES

Caro amigo Roberto, muito obrigada por suas sábias e verdadeiras palavras. Como é bom encontrarmos no nosso dia adia pessoas que comungam nossas idéias, nossas críticas, ou mesmo comentário sobre determinados assuntos. Eu procuro escrever e mostrar mensagens de
fé, de esperança, ou mesmo um alento carinhoso para nós que vivemos um mundo tão cruel, egoísta e caótico. Estou tentando escrever um comentário sobre seus textos. Parabéns, eu os tenho como que a "arquitetura" com as palavras. É um estilo totalmente seu, e meu amigo é simplesmente estimulante. Ele nos faz pensar e isto é muito bom. Um grande abraço. Marina.



JOÃO RENATO
Aqui estou eu novamente é impossivel não entrar aqui para vê estas maravilha por vc postada. Forte abraço do seu amigo hoje e sempre...........

ADALGISA
Parabéns! meu amigo querido!!!Adorei seu blog, mensagens lindas e suaves como a tua persoalidade e seu jeito de ser!!!Abraços e beijos.
TIAGO ROBERTO FIGUEIREDO
Parabéns professor José Roberto seu blog está divino..abs !
JAIRO FERNANDES
Olá, Querido Professor José Roberto! Fiquei muito emocionado com suas mensagens postadas, gostaria muito de revê-lo novamente após muitos anos, você fora meu professor e tenho muita saudade, gostaria que enviasse-me o seu endereço.ʺ Deus te ilumine sempreʺ Pois fazes parte de minha história de vida.
ALICE MARIA
Oi tio.Muito lindo seu cantinho na internet. Tô de olho. Lembro também de algumas coisas lá da Serra, principalmente da venda do vô Rubens. Beijo ,Alice Maria.

WANDA COBO

WANDA COBO

Postagens populares