sábado, 9 de abril de 2016

HORA DE DISCUTIR MUDANÇAS - PODEMOS FAZER MELHOR?


   O momento é de redefinição de rumos. Que modelo de sociedade queremos? Depois da redemocratização em 1985 acelerou-se o processo de formação da nacionalidade brasileira. Isto se deveu ao desenvolvimento socioeconômico atingido e, principalmente, ao avanço tecnológico que tirou regiões e pessoas do anonimato e do isolamento, proporcionando a integração nacional pela disseminação do conhecimento. 
   A facilidade de deslocamento e a comunicação instantânea aproxima as pessoas. As notícias chegam a cada instante. Esta efervescência nos induz a participar das discussões de maior interesse. 
   Da democracia plena até hoje se passaram 30 anos. A Constituição de 88 foi fundamental para o processo de formação social, porém ela merece ser revista: cumpriu seu papel. Agora é hora de mudança. 
   Superamos inúmeros percalços econômicos e políticos, mas me parece que a crise atual tem dimensões inauditas: exigirá muito para ser superada. Vivemos um momento perigoso, pois podemos errar e escolher o caminho do atraso. Dizem com tanta propriedade que a crise é sinônimo de oportunidade – nada mais verdadeiro. O convite que faço é para meditação, reflexão e discussão. Nossas instituições estão se exaurindo. O rumo que o país adotou nos últimos anos não nos satisfaz. O modelo político está desacreditado e desmoralizado; o modelo econômico é arcaico e está superado - caminha para a paralisia. Discute-se no Congresso um processo de impeachment da presidente que nos faz viver num ambiente de forte insegurança. Talvez, eu esteja me precipitando ao propor algumas ideias, que considero basilares e que passo a defender: 
   Sistema de governo parlamentarista – com ele ganharemos estabilidade, pois ao chefe de Estado (presidente) caberá representar o país e não administrar a coisa pública no seu cotidiano, ficando esta responsabilidade para o chefe de governo (primeiro ministro), escolhido pela maioria do Legislativo: se ele perder essa maioria, será substituído sem traumas. 
   Voto distrital – os deputados e vereadores se elegerão nos distritos. Assim o candidato a representante da população fará campanha numa pequena região, à qual ficará devendo satisfação e, portanto, poderá se muito melhor supervisionado e cobrado, se sujeitando aos questionamentos habituais. As eleições ficarão mais baratas e mais democráticas, com o cidadão conhecendo, olho no olho seu representante. 
   Filosofia municipalista – caberá ao município prover e administrar todos os serviços públicos possíveis. A participação do governo do estado se restringirá a atender os aspectos que o município não consiga suprir e ao governo federal ficará somente a incumbência de cuidar daquilo que nem o município nem o estado possam atender. Assim, de mais perto, os recursos serão mais fiscalizados e controlados. Os desperdícios diminuirão e a corrupção tenderá a desaparecer. 
   Além desse tripé, uma proposta de filosofia geral: queda da participação do Estado nas nossas vidas. Em geral os serviços públicos são ineficientes ainda que em algumas áreas sejam indispensáveis. Não sou a favor da saída indiscriminada do Estado, mas acho que ele deve intervir com moderação, para não agigantar-se (hoje a federação se assenhora cada vez mais dos recursos para ter poder sobre tudo e sobre todos) o que tem trazido como consequência a incompetência, a baixa produtividade e a corrupção, aumentando enormemente os custos, criando uma burocracia que acaba virando fim em si mesma. 
   Ao escrever provoco você externo minha inquietação. Procuro desafiá-lo, caro leitor, a se distanciar um pouco do dia a dia das notícias imediatistas e catastróficas que estão nos fazendo perder a visão do conjunto. Ao refletirmos, com os olhos voltados para o passado e assentes no presente, projetamos o futuro. Concluiremos que podemos fazer mais e melhor. ( JUNKER DE ASSIS GRASSIOTTO, engenheiro civil e doutor em Arquitetura e Urbanismo em Londrina, página 2, ESPAÇO ABERTO, sábado, 9 de abril de 2016, publicação do jornal FOLHA DE LONDRINA).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente!

Comente!

.

.

.

.

Comentários

Wanda Cobo

"Maravilha meu amigo, continue nos deliciando com suas ideias." W.D Londrina-Pr


Adilson Silva

Olá Professor José Roberto, Parabéns pelas excelentes matérias , muito bom conhecimento para todos. muita paz e fraternidade. Londrina-Pr

Marcos Vitor Piter

Excelentes e Sabias palavras parabéns Professor um Abraço dos Amigos de Arapongas - PR.

João Costa

Meus parabéns por vc e por tudo que pude ler continue levando este conhecimento p/ todos. Forte abraço! João Batista.
--------
Meu amigo continue contribuindo com a sua sabedoria. Forte abraço... João Batista 31/10/2013
Daiane C M Santos
Parabéns, muito criativo e inteligente!
Zeze Baladelli
Oi meu amigo,entrei seu blog,parabéns querido,voce é um gentleman,um grande amigo e muito inteligente,desejo que Deus te abençoe mais e mais...super beijo...



MARINA SIMÕES

Caro amigo Roberto, muito obrigada por suas sábias e verdadeiras palavras. Como é bom encontrarmos no nosso dia adia pessoas que comungam nossas idéias, nossas críticas, ou mesmo comentário sobre determinados assuntos. Eu procuro escrever e mostrar mensagens de
fé, de esperança, ou mesmo um alento carinhoso para nós que vivemos um mundo tão cruel, egoísta e caótico. Estou tentando escrever um comentário sobre seus textos. Parabéns, eu os tenho como que a "arquitetura" com as palavras. É um estilo totalmente seu, e meu amigo é simplesmente estimulante. Ele nos faz pensar e isto é muito bom. Um grande abraço. Marina.



JOÃO RENATO
Aqui estou eu novamente é impossivel não entrar aqui para vê estas maravilha por vc postada. Forte abraço do seu amigo hoje e sempre...........

ADALGISA
Parabéns! meu amigo querido!!!Adorei seu blog, mensagens lindas e suaves como a tua persoalidade e seu jeito de ser!!!Abraços e beijos.
TIAGO ROBERTO FIGUEIREDO
Parabéns professor José Roberto seu blog está divino..abs !
JAIRO FERNANDES
Olá, Querido Professor José Roberto! Fiquei muito emocionado com suas mensagens postadas, gostaria muito de revê-lo novamente após muitos anos, você fora meu professor e tenho muita saudade, gostaria que enviasse-me o seu endereço.ʺ Deus te ilumine sempreʺ Pois fazes parte de minha história de vida.
ALICE MARIA
Oi tio.Muito lindo seu cantinho na internet. Tô de olho. Lembro também de algumas coisas lá da Serra, principalmente da venda do vô Rubens. Beijo ,Alice Maria.

WANDA COBO

WANDA COBO

Postagens populares