domingo, 10 de abril de 2016

DISCURSOS CONSTRANGEDORES




   Em tempo de sangue quente na política, discursos se transformam numa fábrica de bobagens

   Passei a infância e parte da adolescência sob o regime militar, a tomar por essa experiência, desconheço bons oradores da política. Os generais não discursavam, não dialogavam, apenas olhavam feio para a nação, os olhares mais duros que já vi. Já na infância sabia que Carlos Lacerda, independentemente de suas posições políticas, foi considerado um dos maiores oradores do Brasil. Resgatei um discurso dele dia desses e achei de uma elegância incisiva, mas não grosseira. 
   Tudo isso me veio à mente por causa do auê que fizeram com o discurso da advogada Janaína Paschoal, uma das autoras do processo de impeachment contra o governo Dilma, que causou “horror” aos petistas ao encenar sua raiva da “República da Cobra”, na Faculdade de Direito do Largo de São Francisco, numa alusão a uma frase recente de Lula que se comparou a uma jararaca a quem quiseram “atingir na cabeça e atingiram no rabo” estando, portanto, a cobra viva. 
   Sinceramente, não gostei da fala de Janaína, embora admire sua força na liderança de um movimento difícil. Mas prefiro a sobriedade aos excessos, sou do tipo que acha que menos é mais, embora compreenda que na atual situação política é fácil ser tomado pelo pathos. Tudo é muito sanguíneo, vem das profundezas do descontrole diante de uma situação condenável sob muitos aspectos. Mas Janaína devia ser mais cuidadosa, saber que qualquer deslize agora será tomado como arma de combate e até por isso multiplicaram-se memes sobre sua fala na rede social – alguns agressivos – alguns divertidos como o Iron Maiden Cover, em que a performance da advogada ganha como tema de fundo o rock pesado da banda. Faz parte da verve dos brasileiros transformar tudo em humor, antes isso do que os ataques dos que querem transformar Janaína em louca, quando não a comparam a uma pastora evangélica tomando a semelhança num sentido que provoca a desconstrução de sua imagem. O que também considero preconceituoso. 
   Por outro lado, qual liderança nos faria no momento sentir orgulho de seu discurso? Neste quesito, vivemos uma fase pobre em forma e conteúdo. Lula que, ao contrário de muitos, não considero bom orador, falou uma enorme bobagem na última manifestação em favor do PT na avenida Paulista. Disse aos militantes aos berros que eles deveriam “cortar a veia dos que se vestem de verde e amarelo” e que se consideram mais brasileiros que eles. Aliás, disse “mais brasileiros que nóis” que é para afirmar sua origem popular em linguagem sempre caracterizada por erros, incluindo os de concordância. Disse isso para provar, de forma messiânica, que se cortassem as veias dos seus opositores veriam que “o sangue de todos é vermelho como o de Jesus”. Que enorme bobagem, que raciocínio primário levado a um discurso histórico e isso é apenas uma das inúmeras abobrinhas ditas por ele, considerado por muitos um grande líder, um “animal político” , e que eu vejo com enorme constrangimento. 
   Há frases antológicas de Lula que dão a dimensão de sua fábrica de bobagens. Em 2004, na Costa Rica, afirmou: “Fui ao Gabão para ver como é que um presidente consegue ficar 37 anos no poder e ainda se candidatar à reeleição”. Aos idosos, em 2007, aconselhou: “Quando se aposentarem não fiquem em casa atrapalhando a família. Tem que procurar o que fazer”. Mas o desastre total, na minha opinião, veio por conta de um trocadilho em 2007, quando a venda de carne à Rússia foi abalada porque os russos descobriram que os frigoríficos brasileiros ofereciam propina aos empresários de seu país. Lula disse: “Certamente o embaixador russo soube. Certamente comentou com Putin. E certamente o Putin ficou ‘putin’ com o Brasil”. 
   A essa altura, na República da Cobra, sinto vontade de me transformar numa nadja e enfiar a cabeça nas areias de um deserto longínquo de tanta vergonha ( FONTE: celiamusilli@gmail.com página 4, caderno FOLHA 2, espaço coluna CÉLIA MUSILLI, domingo, 10 de abril de 2016. Publicação do jornal FOLHA DE LONDRINA).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente!

Comente!

.

.

.

.

Comentários

Wanda Cobo

"Maravilha meu amigo, continue nos deliciando com suas ideias." W.D Londrina-Pr


Adilson Silva

Olá Professor José Roberto, Parabéns pelas excelentes matérias , muito bom conhecimento para todos. muita paz e fraternidade. Londrina-Pr

Marcos Vitor Piter

Excelentes e Sabias palavras parabéns Professor um Abraço dos Amigos de Arapongas - PR.

João Costa

Meus parabéns por vc e por tudo que pude ler continue levando este conhecimento p/ todos. Forte abraço! João Batista.
--------
Meu amigo continue contribuindo com a sua sabedoria. Forte abraço... João Batista 31/10/2013
Daiane C M Santos
Parabéns, muito criativo e inteligente!
Zeze Baladelli
Oi meu amigo,entrei seu blog,parabéns querido,voce é um gentleman,um grande amigo e muito inteligente,desejo que Deus te abençoe mais e mais...super beijo...



MARINA SIMÕES

Caro amigo Roberto, muito obrigada por suas sábias e verdadeiras palavras. Como é bom encontrarmos no nosso dia adia pessoas que comungam nossas idéias, nossas críticas, ou mesmo comentário sobre determinados assuntos. Eu procuro escrever e mostrar mensagens de
fé, de esperança, ou mesmo um alento carinhoso para nós que vivemos um mundo tão cruel, egoísta e caótico. Estou tentando escrever um comentário sobre seus textos. Parabéns, eu os tenho como que a "arquitetura" com as palavras. É um estilo totalmente seu, e meu amigo é simplesmente estimulante. Ele nos faz pensar e isto é muito bom. Um grande abraço. Marina.



JOÃO RENATO
Aqui estou eu novamente é impossivel não entrar aqui para vê estas maravilha por vc postada. Forte abraço do seu amigo hoje e sempre...........

ADALGISA
Parabéns! meu amigo querido!!!Adorei seu blog, mensagens lindas e suaves como a tua persoalidade e seu jeito de ser!!!Abraços e beijos.
TIAGO ROBERTO FIGUEIREDO
Parabéns professor José Roberto seu blog está divino..abs !
JAIRO FERNANDES
Olá, Querido Professor José Roberto! Fiquei muito emocionado com suas mensagens postadas, gostaria muito de revê-lo novamente após muitos anos, você fora meu professor e tenho muita saudade, gostaria que enviasse-me o seu endereço.ʺ Deus te ilumine sempreʺ Pois fazes parte de minha história de vida.
ALICE MARIA
Oi tio.Muito lindo seu cantinho na internet. Tô de olho. Lembro também de algumas coisas lá da Serra, principalmente da venda do vô Rubens. Beijo ,Alice Maria.

WANDA COBO

WANDA COBO

Postagens populares