terça-feira, 26 de abril de 2016

30 MILHÕES DE BRASILEIROS SOFREM COM HIPERTENSÃO

Rúbia Maria Caramanico : "Caminho 10 quilômetros por dia e minha alimentação é regulada .rR




   No Dia Nacional de combate à Pressão Arterial, profissionais da saúde alertam para a importância da prevenção 

   Cerca de 30 milhões de brasileiros adultos têm hipertensão, mas estima-se que apenas metade deles saibam que sofrem do problema. Muitas vezes silenciosa, a pressão alta está relacionada à principal causa de morte no País, que são as doenças cardiovasculares os acidentes cerebrais e as doenças artérias coronarianas, como infarto e angina. Nesta terça-feira, data em que se comemora p Dia Nacional de Prevenção e Combate à Pressão Arterial, os profissionais de saúde alertam para a necessidade de reforçar o trabalho de prevenção e controle do problema. 
   Apenas 5% dos casos de hipertensão tem um causa e a mais comum é a doença renal crônica. Os outros 95% são originados por uma associação de fatores, como obesidade, sedentarismo, tabagismo, alterações das taxas de colesterol, diabetes, estresse, ingestão de sódio e gordura em excesso, idade, além de antecedentes familiares. Com exceção da hereditariedade da idade, todas as outras causas da doença podem ser eliminadas com a mudança de hábitos. 
   “Se combater o sedentarismo, a obesidade, o tabagismo e o estresse, já reduz bastante a chance de ter hipertensão”, explicou o cardiologista Laércio Uemura, de Londrina. A recomendação é praticar 150 minutos de atividade física aeróbica por semana, além de reduzir o consumo de álcool, abandonar o cigarro e tentar evitar o estresse.
   Parece difícil, mas os ganhos para a saúde compensam o esforço. Para quem ainda não se animou, os números podem ser um bom estímulo para começar a mudar o estilo de vida. A cada ano, 300 mil brasileiros morrem em decorrência de doenças cardiovasculares, aquelas causadas pela pressão alta. Aqui, a taxa de mortalidade é de 552 óbitos para cada 100 mil pessoas, o que nos coloca em sexto lugar na lista dos países com mais alta taxa de morte por doenças cardíacas, infarto e hipertensão arterial. No mundo, são 9,4 milhões de mortes todos os anos, conforme dados da Organização Mundial da Saúde.
   Foi a preocupação com a saúde que levou a orientadora educacional Rúbia Maria Caramanico, de 57 anos, a mudar de hábitos. Há cerca de 10 anos ela estava 14 quilos acima do peso e decidiu adotar uma nova rotina. Alterou a alimentação e passou a praticar atividade física regularmente. “Antes, eu trabalhava, voltava para casa, comia e dormia. Foi quando me percebi com o peso acima do normal e decidi iniciar uma atividade física. Agora, caminho 10 quilômetros por dia, de três a quatro vezes por semana. Minha alimentação é regulada, sem gordura e excesso de sal, não fumo, não bebo e durmo bem”, contou. “Meço a pressão de duas a três vezes por semana e está normal. Vou ao cardiologista de seis em seis meses e não tenho nenhum problema de saúde.”
   Rúbia disse que a idade também foi um motivador. E ela está certa. Segundo o cardiologista Laércio Uemura, a pressão aumenta com a idade e as mulheres tendem a ser mais afetadas pela hipertensão arterial com o passar dos anos. “Na mulher, a incidência é menor até a época da menopausa. A partir daí, a incidência da doença começa a se igualar entre os sexos e, a partir dos 75 anos de idade, a hipertensão prevalece na mulher em razão da queda dos níveis de hormônio, mesmo que seja feita a reposição hormonal.”
   A servidora pública aposentada Regina Célia Raposo, de 65 anos, não faz atividade física com regularidade. Fuma e tem dificuldades para dormir, então faz uso de tranquilizantes. A pressão é alta e, para controlá-la, recorre à medicação. “Minha pressão está controlada. Não sou de muito sal e gordura. Não sinto canseira nem dor de cabeça e faço minhas atividades do dia a dia normalmente. Ando para cima e para baixo.
   Os medicamentos, explica o cardiologista, são necessários para controlar a pressão de boa parte dos pacientes, O nível considerável aceitável é abaixo de 14 por 9. “Hoje, há medicamentos bastante efetivos e com baixa incidência de efeitos colaterais. A dificuldade maior que a gente tem é a adesão ao tratamento. Mudar o estilo de vida é difícil, mas tomar o medicamento com regularidade também não é fácil. O remédio deve ser tomado sempre e de forma correta.”

   SAIBA COMO PREVENIR

   · O controle da pressão arterial passa pelo combate ao sedentarismo, obesidade, tabagismo, estresse e mudança na alimentação, com a ingestão de menos sódio e gordura e redução de consumo de bebidas alcoólicas;

   · A recomendação é ingerir de 5 a 6 grama de sódio por dia. Nesse cálculo devem ser considerados os produtos industrializados, de onde vêm mais de 60% do sódio consumido pela população;

   · Adoçantes à base de ciclamato de sódio também podem conter altos níveis de sódio. É preciso cuidado com produtos dietéticos e dar preferência aos adoçantes à base de stevia e sucralose;

   · Para ajudar a controlar a pressão, a recomendação é fazerpelo menos 150 minutos de de atividade física aeróbica, divididos entre três e cinco vezes durante a semana, ou caminhar 10 mil passos por dia. 

   Pessoas acima de 18 anos de idade devem medir a pressão arterial ao menos uma vez ao ano, mas se houver fatores de risco, a medição deve ser feita com maior frequência. Fonte: Laércio Uemura – cardiologista (Londrina). ( SIMONI SARIS – Reportagem Local, página 3, FOLHA CIDADES, terça-feira, 26 de abril de 2016, publicação do jornal FOLHA DE LONDRINA).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente!

Comente!

.

.

.

.

Comentários

Wanda Cobo

"Maravilha meu amigo, continue nos deliciando com suas ideias." W.D Londrina-Pr


Adilson Silva

Olá Professor José Roberto, Parabéns pelas excelentes matérias , muito bom conhecimento para todos. muita paz e fraternidade. Londrina-Pr

Marcos Vitor Piter

Excelentes e Sabias palavras parabéns Professor um Abraço dos Amigos de Arapongas - PR.

João Costa

Meus parabéns por vc e por tudo que pude ler continue levando este conhecimento p/ todos. Forte abraço! João Batista.
--------
Meu amigo continue contribuindo com a sua sabedoria. Forte abraço... João Batista 31/10/2013
Daiane C M Santos
Parabéns, muito criativo e inteligente!
Zeze Baladelli
Oi meu amigo,entrei seu blog,parabéns querido,voce é um gentleman,um grande amigo e muito inteligente,desejo que Deus te abençoe mais e mais...super beijo...



MARINA SIMÕES

Caro amigo Roberto, muito obrigada por suas sábias e verdadeiras palavras. Como é bom encontrarmos no nosso dia adia pessoas que comungam nossas idéias, nossas críticas, ou mesmo comentário sobre determinados assuntos. Eu procuro escrever e mostrar mensagens de
fé, de esperança, ou mesmo um alento carinhoso para nós que vivemos um mundo tão cruel, egoísta e caótico. Estou tentando escrever um comentário sobre seus textos. Parabéns, eu os tenho como que a "arquitetura" com as palavras. É um estilo totalmente seu, e meu amigo é simplesmente estimulante. Ele nos faz pensar e isto é muito bom. Um grande abraço. Marina.



JOÃO RENATO
Aqui estou eu novamente é impossivel não entrar aqui para vê estas maravilha por vc postada. Forte abraço do seu amigo hoje e sempre...........

ADALGISA
Parabéns! meu amigo querido!!!Adorei seu blog, mensagens lindas e suaves como a tua persoalidade e seu jeito de ser!!!Abraços e beijos.
TIAGO ROBERTO FIGUEIREDO
Parabéns professor José Roberto seu blog está divino..abs !
JAIRO FERNANDES
Olá, Querido Professor José Roberto! Fiquei muito emocionado com suas mensagens postadas, gostaria muito de revê-lo novamente após muitos anos, você fora meu professor e tenho muita saudade, gostaria que enviasse-me o seu endereço.ʺ Deus te ilumine sempreʺ Pois fazes parte de minha história de vida.
ALICE MARIA
Oi tio.Muito lindo seu cantinho na internet. Tô de olho. Lembro também de algumas coisas lá da Serra, principalmente da venda do vô Rubens. Beijo ,Alice Maria.

WANDA COBO

WANDA COBO

Postagens populares