quinta-feira, 14 de abril de 2016

HÁ ALGO DE PODRE NA POLÍTICA BRASILEIRA


   “O sistema político partidário do País  está apodrecido pelo abuso do poder econômico.” A afirmação do procurador Carlos Fernando dos Santos Lima , da força-tarefa da Operação Lava Jato, dá peso ao que todo mundo sabia. A declaração foi feita durante a coletiva de imprensa da 28ª fase da Lava Jato, deflagrada na última terça-feira, e ganhou peso porque teve o caráter de conclusão de quem investiga há dois anos o maior escândalo de corrupção do Brasil. Nessa última fase, e ex-senador Gim Argello (PTB-DF) foi preso preventivamente. As denúncias são de que ele cobrava propina para evitar convocação de empreiteiros em comissões parlamentares de inquérito sobre a Petrobras. Gim era membro da CPI no Senado e Vice-presidente da CPMI, da Câmara e do Senado. O político foi citado nas delações do senador Delcídio do Amaral e do dono da construtora UTC, Ricardo Pessoa. Segundo o Ministério Público Federal (MPF), Gim teria pedido R$ 5 milhões para a UTC e mais R$ 350 mil para outra empreiteira,  a OAS. As duas são alvo da Lava Jato. Para os brasileiros que, a partir do escândalo da Petrobras, passaram a conhecer o termo “corrupção sistêmica”, agora tem mais uma expressão para debater: “corrupção ao quadrado”. Foi dessa forma que os procuradores definiram o modo de agir do ex-senador. Uma corrupção qualificada, desencadeada para cobrir um outro crime de corrupção. E tudo isso aconteceu mesmo depois de iniciada a Operação Lava Jato. Não é a primeira vez que os membros do Ministério Publico Federal (MPF) flagram o atrevimento dos corruptos e corruptores em continuarem praticando o crime mesmo após o escândalo envolvendo a Petrobras se transformar em pauta nacional e internacional. Um atrevimento de proporções incontroláveis, quando se pensa que enquanto se julgava o Mensalão, o Petrolão corria solto. Diante das declarações do procurador federal, impossível não refletir sobre as considerações de Nicolau Masquiavel e tantos outros sobre poder e Estado. Ou buscar nas palavras de um personagem mais recente da política brasileira, Ulysses Guimarães, a explicação para uma situação tão vergonhosa. O deputado federal, morto em um acidente aéreo em 1992, dizia que o poder não corrompe o homem, mas é o homem que corrompe o poder. “O homem é o grande poluidor da natureza, do próprio homem, do poder. Faz bem analisar as palavras do Dr. Ulysses, principalmente quando se está quase perdendo a fé na classe política. ( FOLHA OPINIÃO opiniao@folhadelondrina.com.br página 2, 14 de abril de 2016, publicação do jornal FOLHA DE LONDRINA).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente!

Comente!

.

.

.

.

Comentários

Wanda Cobo

"Maravilha meu amigo, continue nos deliciando com suas ideias." W.D Londrina-Pr


Adilson Silva

Olá Professor José Roberto, Parabéns pelas excelentes matérias , muito bom conhecimento para todos. muita paz e fraternidade. Londrina-Pr

Marcos Vitor Piter

Excelentes e Sabias palavras parabéns Professor um Abraço dos Amigos de Arapongas - PR.

João Costa

Meus parabéns por vc e por tudo que pude ler continue levando este conhecimento p/ todos. Forte abraço! João Batista.
--------
Meu amigo continue contribuindo com a sua sabedoria. Forte abraço... João Batista 31/10/2013
Daiane C M Santos
Parabéns, muito criativo e inteligente!
Zeze Baladelli
Oi meu amigo,entrei seu blog,parabéns querido,voce é um gentleman,um grande amigo e muito inteligente,desejo que Deus te abençoe mais e mais...super beijo...



MARINA SIMÕES

Caro amigo Roberto, muito obrigada por suas sábias e verdadeiras palavras. Como é bom encontrarmos no nosso dia adia pessoas que comungam nossas idéias, nossas críticas, ou mesmo comentário sobre determinados assuntos. Eu procuro escrever e mostrar mensagens de
fé, de esperança, ou mesmo um alento carinhoso para nós que vivemos um mundo tão cruel, egoísta e caótico. Estou tentando escrever um comentário sobre seus textos. Parabéns, eu os tenho como que a "arquitetura" com as palavras. É um estilo totalmente seu, e meu amigo é simplesmente estimulante. Ele nos faz pensar e isto é muito bom. Um grande abraço. Marina.



JOÃO RENATO
Aqui estou eu novamente é impossivel não entrar aqui para vê estas maravilha por vc postada. Forte abraço do seu amigo hoje e sempre...........

ADALGISA
Parabéns! meu amigo querido!!!Adorei seu blog, mensagens lindas e suaves como a tua persoalidade e seu jeito de ser!!!Abraços e beijos.
TIAGO ROBERTO FIGUEIREDO
Parabéns professor José Roberto seu blog está divino..abs !
JAIRO FERNANDES
Olá, Querido Professor José Roberto! Fiquei muito emocionado com suas mensagens postadas, gostaria muito de revê-lo novamente após muitos anos, você fora meu professor e tenho muita saudade, gostaria que enviasse-me o seu endereço.ʺ Deus te ilumine sempreʺ Pois fazes parte de minha história de vida.
ALICE MARIA
Oi tio.Muito lindo seu cantinho na internet. Tô de olho. Lembro também de algumas coisas lá da Serra, principalmente da venda do vô Rubens. Beijo ,Alice Maria.

WANDA COBO

WANDA COBO

Postagens populares