domingo, 24 de abril de 2016

FITOTERÁPICOS DEVEM SER USADOS COM ORIENTAÇÃO


   Plantas têm inúmeros benefícios, mas também apresentam efeitos colaterais e reações adversas

   Durante muito tempo acreditou-se que os medicamentos fitoterápicos não tinham contraindicações. Essa ideia aliada à sensação de que se estaria priorizando o uso de elementos naturais em comparação com outros tipos de medicamentos mais convencionais impulsionou o uso indeterminado nos últimos anos. Mas fato é que a utilização de fitoterápicos e outros produtos feitos de ervas e plantas também exige cuidado e orientação médica. 
   Apesar de inúmeros benefícios já comprovados, é necessário atenção especial para as substâncias presentes nas plantas e como elas agem no organismo humano desde a sua colheita até o preparo. Os fitoterápicos também têm efeitos colaterais e reações adversas, afinal, possuem substâncias que causam modificações em nosso organismo e podem provocar problemas graves a saúde. 
   “Queremos reforçar alguns cuidados que se deve ter com esse tipo de medicação, porque ela também pode trazer alguns efeitos caso o tratamento não seja realizado adequadamente”, alerta o Professor do curso de Farmácia da Universidade Estadual de Londrina (UEL), Renê Oliveira do Couto. “O cuidado com o fitoterápico é o mesmo que se deve ter com qualquer outro tipo de medicamento, pois independente da origem ele é um medicamento, continua. 
   Como forma de incentivar a entrada e a fabricação dos fitoterápicos na indústria farmacêutica, o governo brasileiro criou em 2006 a Política Nacional de Plantas Medicinais e Fitoterápicos. Três anos depois, veio o Programa Nacional. Isso fortaleceu muito a legislação nacional, que, segundo Couto, é uma das mais avançadas no assunto.
   Porém, o desconhecimento por parte da população, ainda é grande. E ai mora o perigo. O professor usa o exemplo de um problema que tem ocorrido principalmente em Goiás. O estado do centro-oeste é o principal produtor do ‘Viticromin’, fitoterápico produzido através da mama-cadela e único no mundo com eficiência comprovada no tratamento do vitiligo. 
   “Ele tem efeito fantástico. Mas as pessoas estão usando indiscriminadamente o extrato da planta para fazer bronzeamento artificial, por exemplo. Só que o efeito da planta é tão potente, que costuma escurecer até a parte branca do olho. É nesse contexto que queremos indicar o uso racional para a população”, reforça o professor. 
   Outro tipo de planta que merece atenção é a tóxica. A trombeteira é uma delas. Ela produz efeitos alucinógenos e deve ser evitada por pessoas em depressão, por exemplo. “O nosso cuidado é que existem muitas plantas que são utilizadas, porém ainda não temos conhecimento se vai fazer bem ou mal a longo prazo. Nesse ponto é que temos que orientar a população”, salienta.
   Por outro lado, o professor observa que alguns fitoterápicos têm funcionado bem para quadros específicos de doenças que exige o uso de antibióticos e anti-inflamatórios. “O arsenal que temos é muito grande e potente, mas tem trazido efeitos maléficos, principalmente com relação a resistência bacteriana, já que elas desenvolve mecanismos eficazes para resistir contra potncia dos medicamentos. No caso do fitoterápico, isso é um pouco reduzido, porque a complexidades dos compostos é muito grande, e a bactéria não consegue resistir com tanta facilidade”. 

   PROGRAMA EXISTE DESDE 2001


   Com o objetivo de orientar o uso de fitoterápicos uma equipe de professores e alunos do Centro de Ciências da Saúde (CCS), da UEL promoverá oficinas nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) de Londrina. “Queremos desmistificar várias coisas, como a forma adequada de plantar e fazer o chá, a hora certa do dia para colher”, explica o professor de Farmácia da UEl Renê Oliveira do Couto, que coordena o projeto, uma ação extensionista.
   Ao menos uma vez na semana a equipe realizará palestras de orientação aos usuários. “Nossa proposta é que a população entenda que não é porque é natural que não pode ser prejudicial. Queremos dar o fundamento para uso racional de medicamentos e plantas”, afirma. As oficinas contarão também com estudantes do curso de Agronomia, que passarão técnicas de cultivo. O cronograma deverá ser divulgado até o final do mês. 
   A iniciativa vem somar com o trabalho do médico Rui Cépil Diniz, que implantou o Programa Municipal de Fitoterapia em 2001. Segundo a gestora Sônia Hutul Silva, atualmente o programa abrange todas as unidades básicas. “Ele, independente de qualquer outra instituição, é específico da Secretaria da Saúde. A maior parte do recurso é do município!, informa. O restante pé bancado pelo SUS.
   Segundo a gestora, que também contribuiu para implantação do projeto, existem na lista de medicamentos fornecidos 32 fitoterápicos regularizados, além de seis tipos de plantas medicinais, que são distribuídas gratuitamente, seguindo a prescrição do médico. “É muito importante para ampliar a terapêutica. Têm medicações para várias situações, é bem completa. (R,S). ( RAFAEL SOUZA – Reportagem Local, caderno FOLHA CIDADES, sábado, 23 de abril de 2016, publicação do jornal FOLHA DE LONDRINA).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente!

Comente!

.

.

.

.

Comentários

Wanda Cobo

"Maravilha meu amigo, continue nos deliciando com suas ideias." W.D Londrina-Pr


Adilson Silva

Olá Professor José Roberto, Parabéns pelas excelentes matérias , muito bom conhecimento para todos. muita paz e fraternidade. Londrina-Pr

Marcos Vitor Piter

Excelentes e Sabias palavras parabéns Professor um Abraço dos Amigos de Arapongas - PR.

João Costa

Meus parabéns por vc e por tudo que pude ler continue levando este conhecimento p/ todos. Forte abraço! João Batista.
--------
Meu amigo continue contribuindo com a sua sabedoria. Forte abraço... João Batista 31/10/2013
Daiane C M Santos
Parabéns, muito criativo e inteligente!
Zeze Baladelli
Oi meu amigo,entrei seu blog,parabéns querido,voce é um gentleman,um grande amigo e muito inteligente,desejo que Deus te abençoe mais e mais...super beijo...



MARINA SIMÕES

Caro amigo Roberto, muito obrigada por suas sábias e verdadeiras palavras. Como é bom encontrarmos no nosso dia adia pessoas que comungam nossas idéias, nossas críticas, ou mesmo comentário sobre determinados assuntos. Eu procuro escrever e mostrar mensagens de
fé, de esperança, ou mesmo um alento carinhoso para nós que vivemos um mundo tão cruel, egoísta e caótico. Estou tentando escrever um comentário sobre seus textos. Parabéns, eu os tenho como que a "arquitetura" com as palavras. É um estilo totalmente seu, e meu amigo é simplesmente estimulante. Ele nos faz pensar e isto é muito bom. Um grande abraço. Marina.



JOÃO RENATO
Aqui estou eu novamente é impossivel não entrar aqui para vê estas maravilha por vc postada. Forte abraço do seu amigo hoje e sempre...........

ADALGISA
Parabéns! meu amigo querido!!!Adorei seu blog, mensagens lindas e suaves como a tua persoalidade e seu jeito de ser!!!Abraços e beijos.
TIAGO ROBERTO FIGUEIREDO
Parabéns professor José Roberto seu blog está divino..abs !
JAIRO FERNANDES
Olá, Querido Professor José Roberto! Fiquei muito emocionado com suas mensagens postadas, gostaria muito de revê-lo novamente após muitos anos, você fora meu professor e tenho muita saudade, gostaria que enviasse-me o seu endereço.ʺ Deus te ilumine sempreʺ Pois fazes parte de minha história de vida.
ALICE MARIA
Oi tio.Muito lindo seu cantinho na internet. Tô de olho. Lembro também de algumas coisas lá da Serra, principalmente da venda do vô Rubens. Beijo ,Alice Maria.

WANDA COBO

WANDA COBO

Postagens populares