sábado, 23 de abril de 2016

CHEIRO DE MÃE



   Alguns psicólogos afirmam que, pelo menos na teoria, a personalidade de uma pessoa se forma até os sete anos. Não sou psicóloga, mas, pela experiência, acredito que a janelinha da memória se abre e mostra que esse período de vida transborda lembranças, informações, aprendizado, como se o mundo todo viesse ao meu encontro e pedisse licença para entrar.
    Os sentidos são intensamente aprimorados. E a vida é bela, é pura, é leve, cheirosa, é como o despertar de uma primeira paixão pela vida e pelas pessoas da sua vida. 
   Lembro-me de ter uns hábitos que muitos pais não acham bons: chupar chupeta, querer ficar no colo, amassar paninhos nos dedos e esfregar na orelha. Queria o colo de minha mãe e sempre que chegava alguém eu dava um jeito de ficar lá, mexendo na gola de sua roupa e ouvindo, curiosamente, as conversas. Se não fosse o colo dela poderia ser de suas amigas ou minhas tias e tios. 
   O mais gostoso mesmo era sentir o “cheiro de mãe”. Minha mãe tinha esse cheiro. Eu chegava de qualquer lugar, me deitava na cama, mexendo nas pontinhas da fronha, fechava os olhos, sentia o gosto delicioso da chupeta, que não deveria ser trocada nunca para eu não estranhar, e ficava ali, feliz, descansada, em paz, como se estivesse no paraíso.
   Haviam outros cheiros que até hoje suscitam lembranças boas, como o cheiro de café torrado, misturado com a fumaça do fogão à lenha envolvendo toda a casa nas manhãs. O de ovos fritos, de bife e da sardinha que denunciava seu cheiro a todos os vizinhos. O pão “feito em casa”, assado no forno de barro, em folhas de bananeira, alguns com formato de bichinhos, especialmente para nós, as crianças. O cheiro da casa das vós e das tias, todos diferentes, porém, igualmente bons. Outro cheiro inconfundível era o de chiclete ou ping pong. Cinema e chiclete, um par perfeito. 
   O perfume de algumas flores como as maravilhas, cheirosas e coloridas, com as quais fazíamos colares, usando o talo do capim, ou o manacá, que envolvia o ar na porta da sala de minha avó Aninha, também são inesquecíveis. 
   Vieram com o tempo, outros perfumes especiais, como aqueles que marcavam as pessoas queridas e até hoje nos leva a ter a mesma sensação de carinho, de saudade, de dor. Lembram as maravilhas que era comprar perfumes da Avon? 
   Alguns odores não chegavam a ser bons, como os de brilhantina Glostora, creolina e BHC. Mesmo assim fazem parte da memória!
   Hoje, abrindo os frascos do inconscientes, reeditamos o arquivo de nossa memória, sentimos o perfume do passado, o cheiro de tudo aquilo que vivemos e que tornou nossa existência mais feliz e perfumada de boas lembranças. ( ESTELA MARIA FREDERICO FERREIRA, leitora da FOLHA, página 2, FOLHA RURAL, espaço coluna DEDO DE PROSA, sábado, 23 de abril de 2016, publicação do jornal FOLHA DE LONDRINA).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente!

Comente!

.

.

.

.

Comentários

Wanda Cobo

"Maravilha meu amigo, continue nos deliciando com suas ideias." W.D Londrina-Pr


Adilson Silva

Olá Professor José Roberto, Parabéns pelas excelentes matérias , muito bom conhecimento para todos. muita paz e fraternidade. Londrina-Pr

Marcos Vitor Piter

Excelentes e Sabias palavras parabéns Professor um Abraço dos Amigos de Arapongas - PR.

João Costa

Meus parabéns por vc e por tudo que pude ler continue levando este conhecimento p/ todos. Forte abraço! João Batista.
--------
Meu amigo continue contribuindo com a sua sabedoria. Forte abraço... João Batista 31/10/2013
Daiane C M Santos
Parabéns, muito criativo e inteligente!
Zeze Baladelli
Oi meu amigo,entrei seu blog,parabéns querido,voce é um gentleman,um grande amigo e muito inteligente,desejo que Deus te abençoe mais e mais...super beijo...



MARINA SIMÕES

Caro amigo Roberto, muito obrigada por suas sábias e verdadeiras palavras. Como é bom encontrarmos no nosso dia adia pessoas que comungam nossas idéias, nossas críticas, ou mesmo comentário sobre determinados assuntos. Eu procuro escrever e mostrar mensagens de
fé, de esperança, ou mesmo um alento carinhoso para nós que vivemos um mundo tão cruel, egoísta e caótico. Estou tentando escrever um comentário sobre seus textos. Parabéns, eu os tenho como que a "arquitetura" com as palavras. É um estilo totalmente seu, e meu amigo é simplesmente estimulante. Ele nos faz pensar e isto é muito bom. Um grande abraço. Marina.



JOÃO RENATO
Aqui estou eu novamente é impossivel não entrar aqui para vê estas maravilha por vc postada. Forte abraço do seu amigo hoje e sempre...........

ADALGISA
Parabéns! meu amigo querido!!!Adorei seu blog, mensagens lindas e suaves como a tua persoalidade e seu jeito de ser!!!Abraços e beijos.
TIAGO ROBERTO FIGUEIREDO
Parabéns professor José Roberto seu blog está divino..abs !
JAIRO FERNANDES
Olá, Querido Professor José Roberto! Fiquei muito emocionado com suas mensagens postadas, gostaria muito de revê-lo novamente após muitos anos, você fora meu professor e tenho muita saudade, gostaria que enviasse-me o seu endereço.ʺ Deus te ilumine sempreʺ Pois fazes parte de minha história de vida.
ALICE MARIA
Oi tio.Muito lindo seu cantinho na internet. Tô de olho. Lembro também de algumas coisas lá da Serra, principalmente da venda do vô Rubens. Beijo ,Alice Maria.

WANDA COBO

WANDA COBO

Postagens populares