quarta-feira, 20 de abril de 2016

MUITO ALÉM DO IMPEACHMENT


   1 – Há 41 anos, no dia 19 de abril de 1975, Madre Leônia Milito escreveu em seu diário espiritual: “Estes últimos dias são preciosos para a minha existência, servem para reparar o passado e santificar o presente”. Levei o diário da santa de Londrina para a votação do impeachment como forma de me orientar nos momentos de dúvida e angústia, que sempre me acometem em situações parecidas. Deu certo. A santa me ajudou. Em Brasília encontrei a história.

   2 – Tive dois momentos marcantes no Congresso. Um deles foi encontrar a deputada federal Mara Gabrilli (PSDB-SP), um dos grandes símbolos da luta contra o PT. Mara ficou tetraplégica em um acidente de carro em 1994, mas a maior provação de sua vida foi enfrentar o esquema de corrupção montado na Prefeitura de Santo André. Por se negar pagar propina à administração petista, a família Gabrilli sofreu pesadas perseguições. O pai de Mara morreu em 2011. Ao entrevistá-la, vi as lágrimas nos olhos da lutadora ao relembrar Luiz Alberto Gabrilli. Vencer o PT, diz Mara, foi mais difícil e importante que superar a tetraplegia.

   3 – Outro momento especial foi conversar com o ex-deputado Roberto Jefferson. Ele não se apresenta como santo ou mártir, mas deve-se reconhecer que ele foi o primeiro a enfrentar diretamente a organização petista. Sem a sua denúncia do Mensalão , provavelmente hoje teríamos José Dirceu na Presidência, e não na cadeia. 

   4- Conversando com o deputado paranaense Paulo Martins (PSDB), aluno do filósofo Olavo de Carvalho (citado duas vezes na sessão deste domingo), chegamos à mesma conclusão: a vitória do impeachment na Câmara é apenas o início de uma longa luta política e cultural. Vale lembrar mais uma vez o lema de Paulo Mercadante: “Não parar, não precipitar, não retroceder”.

   5 – Muitos esquerdistas criticaram o fato de que os deputados mencionaram os nomes de familiares na declaração de votos a favor do impeachment. Ora, isso foi ótimo! A citação dos familiares e dos eleitores mostra que muitos parlamentares consideram a vergonha nacional – o olhar nos olhos do próximo – como um valor essencial. Mais uma vez, a família venceu a quadrilha. 

   6 – Não posso deixar de agradecer aos três deputados de Londrina. Eles ajudaram muito, este repórter novato em Congresso Nacional. Marcelo Belinati foi de uma gentileza ímpar – como sempre, desde os tempos de estudante. Alex Canziani e sua equipe me acolheram no gabinete e foram muito prestativos. Luiz Carlos Hauly, um dos principais articuladores do impeachment, com sua experiência de sete mandatos, garantiu meu acesso à Câmara. Muito obrigado aos três!


7 – Quanto a Dilma, o que dizer? As única atitude razoável agora seria pedir ao Bessias para trazer o papel da renúncia. ( Fale com o colunista: avenidaparana@jornaldelondrina.com.br página 3, caderno FOLHA CIDADES, terça-feira, 19 de abril de 2016, publicação do jornal FOLHA DE LONDRINA).   

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente!

Comente!

.

.

.

.

Comentários

Wanda Cobo

"Maravilha meu amigo, continue nos deliciando com suas ideias." W.D Londrina-Pr


Adilson Silva

Olá Professor José Roberto, Parabéns pelas excelentes matérias , muito bom conhecimento para todos. muita paz e fraternidade. Londrina-Pr

Marcos Vitor Piter

Excelentes e Sabias palavras parabéns Professor um Abraço dos Amigos de Arapongas - PR.

João Costa

Meus parabéns por vc e por tudo que pude ler continue levando este conhecimento p/ todos. Forte abraço! João Batista.
--------
Meu amigo continue contribuindo com a sua sabedoria. Forte abraço... João Batista 31/10/2013
Daiane C M Santos
Parabéns, muito criativo e inteligente!
Zeze Baladelli
Oi meu amigo,entrei seu blog,parabéns querido,voce é um gentleman,um grande amigo e muito inteligente,desejo que Deus te abençoe mais e mais...super beijo...



MARINA SIMÕES

Caro amigo Roberto, muito obrigada por suas sábias e verdadeiras palavras. Como é bom encontrarmos no nosso dia adia pessoas que comungam nossas idéias, nossas críticas, ou mesmo comentário sobre determinados assuntos. Eu procuro escrever e mostrar mensagens de
fé, de esperança, ou mesmo um alento carinhoso para nós que vivemos um mundo tão cruel, egoísta e caótico. Estou tentando escrever um comentário sobre seus textos. Parabéns, eu os tenho como que a "arquitetura" com as palavras. É um estilo totalmente seu, e meu amigo é simplesmente estimulante. Ele nos faz pensar e isto é muito bom. Um grande abraço. Marina.



JOÃO RENATO
Aqui estou eu novamente é impossivel não entrar aqui para vê estas maravilha por vc postada. Forte abraço do seu amigo hoje e sempre...........

ADALGISA
Parabéns! meu amigo querido!!!Adorei seu blog, mensagens lindas e suaves como a tua persoalidade e seu jeito de ser!!!Abraços e beijos.
TIAGO ROBERTO FIGUEIREDO
Parabéns professor José Roberto seu blog está divino..abs !
JAIRO FERNANDES
Olá, Querido Professor José Roberto! Fiquei muito emocionado com suas mensagens postadas, gostaria muito de revê-lo novamente após muitos anos, você fora meu professor e tenho muita saudade, gostaria que enviasse-me o seu endereço.ʺ Deus te ilumine sempreʺ Pois fazes parte de minha história de vida.
ALICE MARIA
Oi tio.Muito lindo seu cantinho na internet. Tô de olho. Lembro também de algumas coisas lá da Serra, principalmente da venda do vô Rubens. Beijo ,Alice Maria.

WANDA COBO

WANDA COBO

Postagens populares