sábado, 2 de abril de 2016

O CARDÍACO GENARO


   Nos idos da década de 1960, morávamos no sítio e nossos vizinhos eram uma família de descentes de italianos, por sinal, muito trabalhadores. Trabalhavam de sol a sol e eram muito honestos. Compraram alguns pequenos sítios nas redondezas. Frutos do trabalho e de suas economias. Com o passar dos tempos tornaram-se compadres de meus pais. Eram em oito irmãos, cinco homens e três mulheres, além dos pais.
   O Genaro, o segundo filho, era um rapaz claro, avermelhado, com uma barriga protuberante e que não trabalhava na roça. Segundo a família, quando ele era pequeno, um médico do interior de São Paulo disse aos pais que ele tinha um “assopro” no coração e não podia fazer muito esforço. O Genaro então foi criado como “cardíaco”. Estudou até a quarta-serie primária e depois de adulto, era ele quem tinha a conta no banco, vendia a produção agrícola família, comprava os insumos para as lavouras , assinava os cheques das compras, ou seja, fazia o trabalho burocrático. Frequentemente via o Genaro às tardes na pracinha do vilarejo jogando dominó ou baralho com os velhos. Dificilmente ia ao médico. Toda a vizinhança sabia que ele tinha um “assopro” no coração e era cardíaco.
   Certa ocasião, ele pegou uma forte gripe e foi ao pequeno hospital do vilarejo. Doutor Mendes, um médico sábio, capaz e muito ético, também sabedor da fama do cardíaco Genaro, examinou minuciosamente o coração do paciente. Nada encontrou e constatou que o coração dele era um “relógio”. Não disse nada ao Genaro e solicitou um raio-X do coração e um eletrocardiograma justificando ao paciente que era para ver como estava evoluindo a sua doença. Genaro prontamente dirigiu a uma cidade vizinha maior e se submeteu aos exames requisitados pelo doutor Mendes. Ao retornar, confirmou o que seu médico previa. Genaro tinha uma saúde cardíaca perfeita. 
   A notícia se espalhou, não pelo doutor Mendes, mas sim pelas funcionárias do hospitalzinho, deixando o médico muito bravo. Passado alguns dias, os irmãos do Genaro ficaram sabendo do resultado dos exames e procuraram o doutor Mendes, que após muitas tentativas de negar, acabou confirmando a boa saúde do irmão. Revoltados, os irmãos voltaram para casa e obrigaram os pais a tirar Genaro da sociedade familiar. Deram a ele um pequeno sítio como agrado. Sem ter como trabalhar na lavoura, pois não tinha costume e com dois filhos, foi pra cidade onde arrumou um emprego na prefeitura local para cuidar da pracinha onde jogava baralho e dominó. 
   Além de tudo isso, ainda tinha de aguentar as gozações dos antigos companheiros de jogo sempre dizendo que era um artista em ter enganado a família o tempo todo. Pobre Genaro. ( SIDNEY GIROTTO, leitor da FOLHA, página 2, espaço DEDO DE PROSA, FOLHA RURAL, sábado, 2 de abril de 2016, publicação do jornal FOLHA DE LONDRINA).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente!

Comente!

.

.

.

.

Comentários

Wanda Cobo

"Maravilha meu amigo, continue nos deliciando com suas ideias." W.D Londrina-Pr


Adilson Silva

Olá Professor José Roberto, Parabéns pelas excelentes matérias , muito bom conhecimento para todos. muita paz e fraternidade. Londrina-Pr

Marcos Vitor Piter

Excelentes e Sabias palavras parabéns Professor um Abraço dos Amigos de Arapongas - PR.

João Costa

Meus parabéns por vc e por tudo que pude ler continue levando este conhecimento p/ todos. Forte abraço! João Batista.
--------
Meu amigo continue contribuindo com a sua sabedoria. Forte abraço... João Batista 31/10/2013
Daiane C M Santos
Parabéns, muito criativo e inteligente!
Zeze Baladelli
Oi meu amigo,entrei seu blog,parabéns querido,voce é um gentleman,um grande amigo e muito inteligente,desejo que Deus te abençoe mais e mais...super beijo...



MARINA SIMÕES

Caro amigo Roberto, muito obrigada por suas sábias e verdadeiras palavras. Como é bom encontrarmos no nosso dia adia pessoas que comungam nossas idéias, nossas críticas, ou mesmo comentário sobre determinados assuntos. Eu procuro escrever e mostrar mensagens de
fé, de esperança, ou mesmo um alento carinhoso para nós que vivemos um mundo tão cruel, egoísta e caótico. Estou tentando escrever um comentário sobre seus textos. Parabéns, eu os tenho como que a "arquitetura" com as palavras. É um estilo totalmente seu, e meu amigo é simplesmente estimulante. Ele nos faz pensar e isto é muito bom. Um grande abraço. Marina.



JOÃO RENATO
Aqui estou eu novamente é impossivel não entrar aqui para vê estas maravilha por vc postada. Forte abraço do seu amigo hoje e sempre...........

ADALGISA
Parabéns! meu amigo querido!!!Adorei seu blog, mensagens lindas e suaves como a tua persoalidade e seu jeito de ser!!!Abraços e beijos.
TIAGO ROBERTO FIGUEIREDO
Parabéns professor José Roberto seu blog está divino..abs !
JAIRO FERNANDES
Olá, Querido Professor José Roberto! Fiquei muito emocionado com suas mensagens postadas, gostaria muito de revê-lo novamente após muitos anos, você fora meu professor e tenho muita saudade, gostaria que enviasse-me o seu endereço.ʺ Deus te ilumine sempreʺ Pois fazes parte de minha história de vida.
ALICE MARIA
Oi tio.Muito lindo seu cantinho na internet. Tô de olho. Lembro também de algumas coisas lá da Serra, principalmente da venda do vô Rubens. Beijo ,Alice Maria.

WANDA COBO

WANDA COBO

Postagens populares