quarta-feira, 17 de maio de 2017

UMA NOVA CONSCIÊNCIA


   Há uma história sobre uma mulher que tinha só três fios de cabelo. Ela acordou uma manhã, viu-se no espelho e decidiu que iria fazer uma trança para aquele dia e seu dia foi ótimo. Na manhã seguinte, ao acordar, notou que tinha só dois fios de cabelo e resolveu seu penteado repartindo-o no meio e o seu dia foi ótimo. Em outra manhã, só restou um fio de cabelo e ela decidiu que iria fazer um rabo de cavalo e o seu dia foi ótimo. Até que chegou uma manhã, contudo, que ao se ver no espelho, percebeu que não tinha mais cabelo algum, mas ele vibrou e disse para sí própria que não precisava arrumar o cabelo naquele dia que acabou sendo, como quase sempre, ótimo. 
   Obviamente essa história é apenas simbólica e não deve ser tomada literalmente. Todavia, ela nos mostra uma verdade da vida. A verdade é que dependendo de como olhamos para a vida nossas experiências podem ser boas ou ruins. Conforme a lente que usamos para olhar o que nos acontece, nossas vivências e interpretações terão naturezas distintas. 
   Não se trata, entretanto, de manter pensamentos positivos. Quantas vezes você tentou pensamentos positivos e nunca deu certo? Aposto que muitas. Não se trata de, superficialmente, olhar o lado bom da vida, colocar um sorriso na cara e acreditar que isso resolve tudo. Quem dera fosse fácil assim. Trata-se, portanto, de uma nova consciência, de um novo relacionamento para com a vida. Trata-se de sentir o que fazemos e como vivemos para perceber que vivemos de maneira ineficiente. 
   Quem aqui já não se deparou com um rompante de raiva e acabou brigando com todos e tudo e depois de arrependeu? E ainda prometeu que isso não ia acontecer novamente? Só que não adiantou e esses momentos de rompantes ocorreram inúmeras outras vezes. A pessoa até entende, racionalmente, que essa raiva e explosões são prejudiciais, mas não têm consciência do quanto estão se prejudicando. 
   Há uma divisão entre os que entendem superficialmente e os que sentem de fato. E o que faz alguém mudar não é o entendimento, mas o sentimento. 
   Quem fuma sabe muito bem que esse hábito é prejudicial à saúde, mas mesmo assim continua fumando. Sabe e entende os danos do cigarro, porém não sentem nitidamente o mal que está fazendo consigo próprio. Se tivesse esta consciência, pararia de fumar imediatamente e teria um autocuidado para com sua vida. A consciência de que somos responsáveis pelas nossas vidas e por muito do que nos acontece é fundamental para se viver bem. 
   Viver uma vida melhor não se trata apenas de mudar as condições externas, mas acima de tudo transformar as condições internas. Isso é um processo e não se dá mantendo um olhar superficial positivo, porém criando condições para emergir uma nova consciência sobre nós, para ver claramente como vivemos e como podemos viver. Quando uma nova consciência pode surgir podemos escolher como viver, mas antes de uma verdadeira consciência nascer é impossível escolher o que quer seja.
   Escolher a forma que vivemos é uma atividade consciente, é preciso estar desperto. Quem permanece adormecido se engana acreditando que escolher algo, mas na verdade acaba sempre se repetindo e aprisionado nos mesmos erros, dores e atitudes. No entanto, despertar não é mesmo fácil e é um trabalho para a vida toda. Não há descanso e férias desse trabalho e por isso mesmo é tão importante começá-lo já porque no fundo estamos todos atrasados. (Crônica de SYLVIO DO AMARAL SCHREINER, psicoterapeuta em Londrina, página 2, coluna ESPAÇO ABERTO, quarta-feira, 17 de maio de 2017, publicação do jornal FOLHA DE LONDRINA). 
   Confira mais artigos utilizando o aplicativo capaz de ler QR Code posicionando no código ao lado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente!

Comente!

.

.

.

.

Comentários

Wanda Cobo

"Maravilha meu amigo, continue nos deliciando com suas ideias." W.D Londrina-Pr


Adilson Silva

Olá Professor José Roberto, Parabéns pelas excelentes matérias , muito bom conhecimento para todos. muita paz e fraternidade. Londrina-Pr

Marcos Vitor Piter

Excelentes e Sabias palavras parabéns Professor um Abraço dos Amigos de Arapongas - PR.

João Costa

Meus parabéns por vc e por tudo que pude ler continue levando este conhecimento p/ todos. Forte abraço! João Batista.
--------
Meu amigo continue contribuindo com a sua sabedoria. Forte abraço... João Batista 31/10/2013
Daiane C M Santos
Parabéns, muito criativo e inteligente!
Zeze Baladelli
Oi meu amigo,entrei seu blog,parabéns querido,voce é um gentleman,um grande amigo e muito inteligente,desejo que Deus te abençoe mais e mais...super beijo...



MARINA SIMÕES

Caro amigo Roberto, muito obrigada por suas sábias e verdadeiras palavras. Como é bom encontrarmos no nosso dia adia pessoas que comungam nossas idéias, nossas críticas, ou mesmo comentário sobre determinados assuntos. Eu procuro escrever e mostrar mensagens de
fé, de esperança, ou mesmo um alento carinhoso para nós que vivemos um mundo tão cruel, egoísta e caótico. Estou tentando escrever um comentário sobre seus textos. Parabéns, eu os tenho como que a "arquitetura" com as palavras. É um estilo totalmente seu, e meu amigo é simplesmente estimulante. Ele nos faz pensar e isto é muito bom. Um grande abraço. Marina.



JOÃO RENATO
Aqui estou eu novamente é impossivel não entrar aqui para vê estas maravilha por vc postada. Forte abraço do seu amigo hoje e sempre...........

ADALGISA
Parabéns! meu amigo querido!!!Adorei seu blog, mensagens lindas e suaves como a tua persoalidade e seu jeito de ser!!!Abraços e beijos.
TIAGO ROBERTO FIGUEIREDO
Parabéns professor José Roberto seu blog está divino..abs !
JAIRO FERNANDES
Olá, Querido Professor José Roberto! Fiquei muito emocionado com suas mensagens postadas, gostaria muito de revê-lo novamente após muitos anos, você fora meu professor e tenho muita saudade, gostaria que enviasse-me o seu endereço.ʺ Deus te ilumine sempreʺ Pois fazes parte de minha história de vida.
ALICE MARIA
Oi tio.Muito lindo seu cantinho na internet. Tô de olho. Lembro também de algumas coisas lá da Serra, principalmente da venda do vô Rubens. Beijo ,Alice Maria.

WANDA COBO

WANDA COBO

Postagens populares