sábado, 13 de maio de 2017

DE FILHO PARA A MÃE

Strogonoff de carne suína: com cogumelo e batata rústica é um prato fácil de preparar para um Dia das Mães  sem muito trabalho na cozinha

  No próximo domingo, em vez de enviar sua mãe para a cozinha, aventure-se na culinária fazendo pratos fáceis e gostosos para ela

   Arriscar-se na cozinha é uma aventura geralmente adiada por quem não tem muita intimidade com o mundo gastronômico. Mas o risco é válido principalmente se for por um motivo especial como tirar a mãe da beira do fogão e preparar para ela um saboroso almoço para comemorar o Dia das Mães no domingo (13). A dica para garantir o sucesso da empreitada é optar por receitas de fácil preparo, garantindo assim a diminuição da chance de que algo saia errado. 
   A internet pode ser boa aliada quando o assunto é culinária, garante o design gráfico Luiz de Paula. “Hoje em dia existem muitos blogs e sites que ensinam várias receitas passo a passo. Dessa forma fica muito fácil preparar determinados pratos”, afirma ao relatar que ele mesmo recorre ao mundo virtual em busca de dicas que possam incrementar seu hobbie de cozinheiro nas horas vagas. 
   A paixão dele pela gastronomia começou há apenas um ano e meio, mas já rende bons frutos. 
   “Comecei postando fotos dos pratos que preparo no Instagram sem nenhum tipo de apelo comercial. O retorno foi tão grande que acabei sendo convidado para preparar algumas receitas ao vivo em programas TV locais. Devido à demanda, abri uma pagina do Facebook e também criei um aplicativo que permite que as pessoas incluam suas receitas em uma nuvem virtual. Dessa forma, mesmo que percam o celular ou o livro de receitas, suas informações estarão sempre salvas. O aplicativo se chama Koopcook, mesmo nome dos perfis no Instagram e no Facebook, e pode ser baixado gratuitamente pelo Google Play ou Apple Story. Já estou trabalhando no aperfeiçoamento do sistema para que em breve as pessoas possam também compartilhar suas receitas”, explica. 
   De Paula comenta que já se acostumou com os pedidos de dicas de amigos com vontade de cozinhar, mas que ainda têm receios na hora de preparar as receitas. “Nestes casos, digo sempre para a pessoa inicie a produção culinária optando por receitas simples, cujo preparo não exige muita sofisticação. Receitas que possam ser preparadas no micro-ondas, por exemplo, são boas opções, como é o caso do pudim de leite condensado servido na abóbora ou peixes em geral”, afirma ao referir-se a duas receitas que cedeu gentilmente à Folha. 

   STROGONOFE DE CARNE SUÍNA 

   INGREDIENTES
   4 batatas rústicas; 1 lata de creme de leite; 5 dentes de alho; 8 unidades de cogumelos Paris; 5 tomates; 1 cebola; cebolinha a gosto; sal a gosto; pimenta do reino a gosto; 700g de filé mignon suíno

MODO DE PREPARO

   BATATA RÚSTICA
   Em uma panela com água e 1 colher de vinagre, cozinhe as batatas cortadas em 20 graus, até que fiquem al dente, sem que desmanchem ou quebrem. Polvilhe sal, pimenta do reino e leve-as para o forno para assar, pode-se usar um fio-de-azeite caso seja usado um forno de alta temperatura. Quando as batatas estiverem visivelmente assadas e com a casca sequinha, estão prontas. O cogumelo Paris pode ser assado junto com as batatas. 

   STROGONOFF
   Em uma panela adicione um fio de óleo e a carne já temperada e picada em tiras pequenas com sal e pimenta do reino e deixe-a fritar até a maciez desejada. Reserve. Nesta mesma panela adicione o alho ralado, cebola ralada, um fio de óleo, todos os tomates descascados, sem mentes e picados para fritar por 5 minutos. Adicione um copo de água, mexa bem para descolar da panela e deixe cozinhar em fogo baixo até que o tomate vire um molho rústico. Adicione a carne, e ferva por mais 5 minutos, caso seja preciso adicionar mais água. Observe se o preparo está homogêneo com os tomates bem dissolvidos, desligue e misture creme de leite a gosto, sal, salsinha e cebolinha picados bem pequenos. Enforme ou não uma porção de arroz. Sirva de um lado o strogonoff e do outro lado as batatas, adicione os cogumelos junto ao strogonoff ou junto as batatas caso goste deles mais sequinhos. 

------------------------------------------------------------

   ABÓBORA CABOTIÁ COM PUDIM DE LEITE CONDENSADO 

INGREDIENTES
   1 abóbora cabotiá 

   PUDIM
   1 lata de leite condensado; 1 medida de leite; 4 ovos

   CALDO
1 xícara de açúcar; ½ xícara de água; 1 colher (chá) de manteiga; 1 colher (chá) de creme de leite; sal.

   MODO DE PREPARO

   ABÓBORA
   Lave bem a abóbora por fora e enxugue-a. Dê preferência a abóboras pequenas, que cozinham mais rápido. Abra uma tampa circular acima e com uma colher forte retire toda a trama e sementes de dentro e reserve. 

   PUDIM
   Bata por dois minutos os ovos, o leite condensado e a mesma medida de leite. Despeje o preparo dentro da abóbora até que o líquido encontre na polpa de cima da abóbora. Não encha até a casca para não transbordar no cozimento. Leve ao micro- ondas por 10 minutos e deixe descansar por 30 segundos. Repita o processo mais 10 minutos e depois de cozido leve para gelar por 5 horas. 

   CALDA
   Coloque o açúcar e a água em uma panela e cozinhe sem mexer até que a cor fique levemente caramelizada. Tire a panela do fogo e adicione a manteiga, mexendo sem parar. Misturada a manteiga, adicione o creme de leite a gosto também mexendo sem parar. Cuidado, pois esta etapa precisa de atenção pois pode espirrar. Para finalizar, coloque uma pitadinha de sal. (CADERNO FOLHA 2, página 3, coluna COZINHA & SABOR, sexta-feira, 12 de maio de 2017, publicação do jornal FOLHA DE LONDRINA).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente!

Comente!

.

.

.

.

Comentários

Wanda Cobo

"Maravilha meu amigo, continue nos deliciando com suas ideias." W.D Londrina-Pr


Adilson Silva

Olá Professor José Roberto, Parabéns pelas excelentes matérias , muito bom conhecimento para todos. muita paz e fraternidade. Londrina-Pr

Marcos Vitor Piter

Excelentes e Sabias palavras parabéns Professor um Abraço dos Amigos de Arapongas - PR.

João Costa

Meus parabéns por vc e por tudo que pude ler continue levando este conhecimento p/ todos. Forte abraço! João Batista.
--------
Meu amigo continue contribuindo com a sua sabedoria. Forte abraço... João Batista 31/10/2013
Daiane C M Santos
Parabéns, muito criativo e inteligente!
Zeze Baladelli
Oi meu amigo,entrei seu blog,parabéns querido,voce é um gentleman,um grande amigo e muito inteligente,desejo que Deus te abençoe mais e mais...super beijo...



MARINA SIMÕES

Caro amigo Roberto, muito obrigada por suas sábias e verdadeiras palavras. Como é bom encontrarmos no nosso dia adia pessoas que comungam nossas idéias, nossas críticas, ou mesmo comentário sobre determinados assuntos. Eu procuro escrever e mostrar mensagens de
fé, de esperança, ou mesmo um alento carinhoso para nós que vivemos um mundo tão cruel, egoísta e caótico. Estou tentando escrever um comentário sobre seus textos. Parabéns, eu os tenho como que a "arquitetura" com as palavras. É um estilo totalmente seu, e meu amigo é simplesmente estimulante. Ele nos faz pensar e isto é muito bom. Um grande abraço. Marina.



JOÃO RENATO
Aqui estou eu novamente é impossivel não entrar aqui para vê estas maravilha por vc postada. Forte abraço do seu amigo hoje e sempre...........

ADALGISA
Parabéns! meu amigo querido!!!Adorei seu blog, mensagens lindas e suaves como a tua persoalidade e seu jeito de ser!!!Abraços e beijos.
TIAGO ROBERTO FIGUEIREDO
Parabéns professor José Roberto seu blog está divino..abs !
JAIRO FERNANDES
Olá, Querido Professor José Roberto! Fiquei muito emocionado com suas mensagens postadas, gostaria muito de revê-lo novamente após muitos anos, você fora meu professor e tenho muita saudade, gostaria que enviasse-me o seu endereço.ʺ Deus te ilumine sempreʺ Pois fazes parte de minha história de vida.
ALICE MARIA
Oi tio.Muito lindo seu cantinho na internet. Tô de olho. Lembro também de algumas coisas lá da Serra, principalmente da venda do vô Rubens. Beijo ,Alice Maria.

WANDA COBO

WANDA COBO

Postagens populares