domingo, 14 de maio de 2017

AS PODEROSAS MÃES PROFISSIONAIS


   Sem dúvida, ser mãe é um dos momentos mais incríveis da vida de uma mulher. Acariciar um filho nos braços pela primeira vez e sentir sua pulsação são momentos que levamos para sempre na memória. O cheiro, o clima, os olhos e a conexão que estabelecemos é um dos segredos da vida. É a vida olhando para o mundo. 
   Porém, ser mãe está longe de apenas embalar os filhos nos braços. É um desafio em um mundo mutante e com novas exigências. No trabalho, em casa e como identidade feminina, somos muito mais cobradas. Nem tudo são flores. Mas longe de tudo ser ruim. 
   Vivemos em uma época de inúmeras vantagens, isso é um fato. Hoje podemos escolher a hora de ser mãe, consolidar uma carreira primeiro, podemos decidir quantos filhos queremos e estes nascem mais saudáveis. É, de fato, uma boa notícia. 
   Mas hoje os problemas são outros e a nossa identidade é só uma delas. O mundo nos exigiu outros papéis. Temos que ser mães, mulheres, filhas, profissionais de sucesso. Temos que ser espelho no trabalho, mães equilibradas conscientes, já como mulher, devemos estar sempre pronta para o biquíni na praia. Como mãe, vivemos a era dos extremos, de um lado a tecnologia nas mãos de nossos filhos cada vez mais cedo, e de outro, muitas mães não têm acesso a creches, a opções de escolha de parto ou de melhores condições de trabalho. 
   Nesse cenário vimos recortes de uma mãe, muitas vezes no escuro, sem saber o que fazer diante de todas as emoções que batem em seu coração ao gerar outra vida. 
   O som da maternidade não é musiquinha de ninar e o tom da maternidade não é pastel. Às vezes é intenso, cítrico, iluminado, negro ou então nos vimos num quadro pós-moderno com todas as cores juntas, em um mix de sensações, uma experiência mágica e desorganizadora. 
   Hoje temos acesso a muito mais informações, novos laços familiares, novas constituições de famílias e de maternidade e um caminho bem próximo à tecnologia. Mas isso não diminui nossas dúvidas e incertezas. 
   O mundo em que vivemos nos divide em muitos papéis. Mas as vantagens disso tudo é que o mundo corporativo nunca olhou tanto para este perfil profissional como hoje. Como mães, exercitamos diversas funções, aprendemos a negociar, a esperar, a exercitar uma liderança mais colaborativa, a dividir e entender que às vezes não conseguimos tudo sozinha, que a equipe é peça-chave para que tudo dê certo, seja em casa, nas tarefas maternas – com berçários, babás e família – ou em uma empresa, com liderados e lideranças. Ambos só funcionam se forem verdadeiros times. 
   Se durante muito tempo a maternidade era uma fraqueza no trabalho, hoje, se bem direcionada, pode ser uma fortaleza, um aprendizado que só a vida real pode lhe dar. 
   Porém, equilibrar tudo isso é desafio. É trabalhar todos os dias com diversas emoções e mudar o nosso olhar. Somos imprescindíveis para um mundo tão raivoso que estamos vivendo (onde até amamentar em público pode ser um problema). Nunca fomos tão necessárias ao mundo. 
   Mães dão o tom por onde passam, seja em casa, no trabalho ou no ambiente em que vivemos. Podemos aprender muito com a maternidade e levar isso para onde estamos. Um olhar sábio, motivador e iluminado que a maternidade nos convida a viver.
Feliz Dia das Mães! ( JULIANA ALBANEZ, personal e profissional coach, palestrante e jornalista e co-autora do livro “Quais de mim você procura? Histórias de 50 Mães empreendedoras, página 2, coluna PENSAR MAIS, caderno FOLHA MAIS, 6 e 7 de maio de 2017, publicação do jornal FOLHA DE LONDRINA).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente!

Comente!

.

.

.

.

Comentários

Wanda Cobo

"Maravilha meu amigo, continue nos deliciando com suas ideias." W.D Londrina-Pr


Adilson Silva

Olá Professor José Roberto, Parabéns pelas excelentes matérias , muito bom conhecimento para todos. muita paz e fraternidade. Londrina-Pr

Marcos Vitor Piter

Excelentes e Sabias palavras parabéns Professor um Abraço dos Amigos de Arapongas - PR.

João Costa

Meus parabéns por vc e por tudo que pude ler continue levando este conhecimento p/ todos. Forte abraço! João Batista.
--------
Meu amigo continue contribuindo com a sua sabedoria. Forte abraço... João Batista 31/10/2013
Daiane C M Santos
Parabéns, muito criativo e inteligente!
Zeze Baladelli
Oi meu amigo,entrei seu blog,parabéns querido,voce é um gentleman,um grande amigo e muito inteligente,desejo que Deus te abençoe mais e mais...super beijo...



MARINA SIMÕES

Caro amigo Roberto, muito obrigada por suas sábias e verdadeiras palavras. Como é bom encontrarmos no nosso dia adia pessoas que comungam nossas idéias, nossas críticas, ou mesmo comentário sobre determinados assuntos. Eu procuro escrever e mostrar mensagens de
fé, de esperança, ou mesmo um alento carinhoso para nós que vivemos um mundo tão cruel, egoísta e caótico. Estou tentando escrever um comentário sobre seus textos. Parabéns, eu os tenho como que a "arquitetura" com as palavras. É um estilo totalmente seu, e meu amigo é simplesmente estimulante. Ele nos faz pensar e isto é muito bom. Um grande abraço. Marina.



JOÃO RENATO
Aqui estou eu novamente é impossivel não entrar aqui para vê estas maravilha por vc postada. Forte abraço do seu amigo hoje e sempre...........

ADALGISA
Parabéns! meu amigo querido!!!Adorei seu blog, mensagens lindas e suaves como a tua persoalidade e seu jeito de ser!!!Abraços e beijos.
TIAGO ROBERTO FIGUEIREDO
Parabéns professor José Roberto seu blog está divino..abs !
JAIRO FERNANDES
Olá, Querido Professor José Roberto! Fiquei muito emocionado com suas mensagens postadas, gostaria muito de revê-lo novamente após muitos anos, você fora meu professor e tenho muita saudade, gostaria que enviasse-me o seu endereço.ʺ Deus te ilumine sempreʺ Pois fazes parte de minha história de vida.
ALICE MARIA
Oi tio.Muito lindo seu cantinho na internet. Tô de olho. Lembro também de algumas coisas lá da Serra, principalmente da venda do vô Rubens. Beijo ,Alice Maria.

WANDA COBO

WANDA COBO

Postagens populares