domingo, 14 de maio de 2017

CICLOVÊ - e GORDUCHAS OU SUCULENTAS

  AOS DOMINGOS PELLEGRINI       
     CICLOVÊ
       

   Tenho amigos com mania de achar que tudo tem um defeito: se não tiver, ele acha. E outro amigo tem mania de levar tudo na ironia. Então escute o papo dos dois comigo ao volante. 
- Olha a ciclovia, espremida na ilha entre as pistas...
- Intervenção viária inserida no contexto urbanístico. 
- E é uma ciclovia com postes e desníveis!
- Tecnologia urbana aberta para a aventura!
- E olha lá o ciclista, como sempre não respeitou sinal e vem na contramão...
- A diversidade é essencial para a democracia.
- Em Amsterdã, centenas de ciclistas esperam o sinal abrir.
- Está em licitação a importação de ciclistas holandeses. 
- Lá tem ciclovias em todos os bairros e cidades!
- Estamos importando também a geografia plana da Holanda.
- Em Paris, você aluga uma bicicleta com cartão, sem qualquer burocracia, e devolve no bicicletário do seu destino. 
- Aqui você comprar uma bicicleta em sessenta prestações. 
- Em Portugal, eu e minha mulher fomos de aldeia em aldeia, de bike e mochila, nossa mais barata e melhor viagem!
- Já disse um português que tudo vale a pena, se a alma não é pequena. 
- E cadê nossa ciclovia? Começou ali mesmo e já acabou aqui! No final o começo está à vista!
- Um compacto exemplo de racionalização dos espaços urbanos com densidade de exposição dos valores culturais implícitos. 
- Só falta dizer que é arte urbana!
- Você já disse. Não é ciclovia prioritariamente direcionada para os transportes, mas para o desenvolvimento civilizatório. 
- Orra, parta-me um raio a cabeça se uma ciclovia sem bicicletas não deixa de ser ciclovia!
- Exatamente, é uma ciclovê, ciclovia para se ver. 
- Mas para que eu preciso ver uma ciclovia?
- Para inoculação de visão futurista favorável às transformações!
- Mas que transformações? Não vi nem a ciclovia ser usada, quanto mais se transformar seja no que for!
- Um monumento viário inserido no contexto urbano-cultural com intensa ação educativa e alto valor simbólico motivador de transformações direcionadas para o processo civilizatório.
Aí o jogo muda, o desfeitante ironizando: 
- Eu não sabia que ciclovia podia ser tanta coisa, desculpe. 
E o irônico sério:
- Não tem de que, nem bicicleta eu tenho .
Um desce do carro e fala da calçada:
- Bem, pelo jeito acho que nunca vamos nos ver na ciclovia, né? 
-É, mas a ciclovê a gente vê todo dia.

--------------------------------------------------------------------------------------

NOTÍCIAS DA CHÁCARA 

GORDUCHAS OU SUCULENTAS?

   Chamadas de gorduchas ou, na versão politicamente correta, suculentas, estão na moda essas plantas de grossas folhas que parece Deus criou para posarem juntas em vasos e jardins. Dalva fez vasos delas como na foto, para presentear amigos, e convivemos também com nossos antigos vasos de gorduchas, opa, suculentas veteranas, algumas com galhos a se derramar, como querendo abraçar quem lhes dá a água da vida. Nas varandas, elas só conhecem respingos ou rajadas de chuvas de vento, o regador é seu pai semanal. 
   Se viajamos, alguém tem de vir regar, sim, assim são vasos e jardins, né, é preciso cuidar. Mas é como com gente, não? Quem não cuida, acaba sozinho. Vó Tiana dizia que as samambaias davam uma murchadinha se ela viajava, e, quando voltava, elas dançavam com qualquer ventinho. Aqui tivemos a moda das avencas e samambaias, dos cactos, das orquídeas, das bromélias, paixões que não passaram, ao contrário, como no poema de Bandeira, foram ficando em nossa casa “cada vez mais cheia de flores, de frutos, de folhas. (Crônicas de DOMINGOS PELLEGRINI, d.pellegrini@sercomtel.com.br página 3, coluna AOS DOMINGOS PELLEGRINI , caderno FOLHA 2, 13 e 14 de maio de 2017, publicação do jornal FOLHA DE LONDRINA).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente!

Comente!

.

.

.

.

Comentários

Wanda Cobo

"Maravilha meu amigo, continue nos deliciando com suas ideias." W.D Londrina-Pr


Adilson Silva

Olá Professor José Roberto, Parabéns pelas excelentes matérias , muito bom conhecimento para todos. muita paz e fraternidade. Londrina-Pr

Marcos Vitor Piter

Excelentes e Sabias palavras parabéns Professor um Abraço dos Amigos de Arapongas - PR.

João Costa

Meus parabéns por vc e por tudo que pude ler continue levando este conhecimento p/ todos. Forte abraço! João Batista.
--------
Meu amigo continue contribuindo com a sua sabedoria. Forte abraço... João Batista 31/10/2013
Daiane C M Santos
Parabéns, muito criativo e inteligente!
Zeze Baladelli
Oi meu amigo,entrei seu blog,parabéns querido,voce é um gentleman,um grande amigo e muito inteligente,desejo que Deus te abençoe mais e mais...super beijo...



MARINA SIMÕES

Caro amigo Roberto, muito obrigada por suas sábias e verdadeiras palavras. Como é bom encontrarmos no nosso dia adia pessoas que comungam nossas idéias, nossas críticas, ou mesmo comentário sobre determinados assuntos. Eu procuro escrever e mostrar mensagens de
fé, de esperança, ou mesmo um alento carinhoso para nós que vivemos um mundo tão cruel, egoísta e caótico. Estou tentando escrever um comentário sobre seus textos. Parabéns, eu os tenho como que a "arquitetura" com as palavras. É um estilo totalmente seu, e meu amigo é simplesmente estimulante. Ele nos faz pensar e isto é muito bom. Um grande abraço. Marina.



JOÃO RENATO
Aqui estou eu novamente é impossivel não entrar aqui para vê estas maravilha por vc postada. Forte abraço do seu amigo hoje e sempre...........

ADALGISA
Parabéns! meu amigo querido!!!Adorei seu blog, mensagens lindas e suaves como a tua persoalidade e seu jeito de ser!!!Abraços e beijos.
TIAGO ROBERTO FIGUEIREDO
Parabéns professor José Roberto seu blog está divino..abs !
JAIRO FERNANDES
Olá, Querido Professor José Roberto! Fiquei muito emocionado com suas mensagens postadas, gostaria muito de revê-lo novamente após muitos anos, você fora meu professor e tenho muita saudade, gostaria que enviasse-me o seu endereço.ʺ Deus te ilumine sempreʺ Pois fazes parte de minha história de vida.
ALICE MARIA
Oi tio.Muito lindo seu cantinho na internet. Tô de olho. Lembro também de algumas coisas lá da Serra, principalmente da venda do vô Rubens. Beijo ,Alice Maria.

WANDA COBO

WANDA COBO

Postagens populares