terça-feira, 9 de maio de 2017

'FIZ A PRIMEIRA MELODIA AOS 8 ANOS'

Daniel Ayres: multiartista, é músico profissional, mas também gosta de escrever

   Daniel Ayres, integrante da banda Palavra Encantada fala da ligação com a música desde a infância

   Daniel Ayres é multi - percussionista e diretor artístico do grupo de percussão Batuntã, também é integrante da banda Palavra Encantada e coautor dos livros da coleção “Brincadeiras Musicais da Palavra Cantada”, (adquiridos por muitos municípios de todo o Brasil como material didático para ensino musical). Foi diretor musical, músico e ator no espetáculo infantil “O Mágico de Nós” e participou do espetáculo e da gravação do CD “Marias do Brasil”, com composições de Chico César e direção musical de Fernando Barba, o criador de Barbatuques. Integrante do Duo Badulaque ao lado de Júlia Pittier, produz um repertório autoral com arranjos compostos a partir da utilização de instrumentos não convencionais, percussão corporal, sapateado, violão elétrico, piano e efeitos eletroacústicos. As letras das músicas focam na criatividade, na curiosidade e na inteligência da criança.

   O que você gostava de fazer na escola quando criança?
   Brincar usando a imaginação. Gostava muito de jogos de fantasia. Dos 10 aos 13 jogava RPG. Gostava de ler também. 

   Qual a melhor lembrança desse período de escola?
   Os amigos, as brincadeiras, os jogos. 

   Havia alguma matéria que gostava mais? E qual era a que gostava menos?
   Gostava de Matemática. De quase tudo. Nunca gostei muito de Química nem de Biologia em função do “decoreba”. Acho que a Biologia, apresentada de outra forma, poderia ser mais atraente. 

   O que você gostava de comer na hora do recreio?
   Na minha época não era tão correta a alimentação do recreio... rs. Tinha refrigerante e fritura, cachorro-quente. Hoje imagino que a alimentação seja mais saudável. 

   Você já ficou de castigo ou levou bronca do professor alguma vez? Como foi?
   Não muito, mas algumas vezes sim. Quando estudei na França, com 8 anos, já fiquei de castigo olhando pro canto da classe, igual desenho animado do Picapau. 

   Suas notas eram boas? Qual disciplina ia melhor?
   Tinha notas boas em geral. As piores eram Química e Biologia mesmo. De resto ia muito bem. 

   Como começou na música?
   Meus pais se mudaram para um apartamento e o dono não queria tirar o piano, vendeu com um bom custo/benefício. Comecei a estudar piano com 7 anos e estudei particular até 14 anos. Depois fui mais autodidata, aprendi violão e baixo, e depois percussão com o grupo Batuntã, a partir dos 15 anos. 

   Já gostava de cantar e de compor quando criança?
   Sim, desde o início. A primeira melodia foi com uns 8 anos. As músicas compostas na infância, quando registradas e trabalhadas, costumam ser muito boas, pois são mais livre e sem peso de responsabilidade nem autocrítica. 

   Quais eram seus preferidos na época?
   Bem eclético: Beatles, Rita Lee, Caetano Veloso, Gil. Teve uma época Oásis... rs. Depois, com o Batuntã, Chico Science e coisas mais brasileiras. 


   Quando criança, imaginava que teria essa profissão?
   Sim, músico. Escritor. Agora tá voltando a vontade de escrever. (MARIAN TRIGUEIROS – Reportagem Local, página 4, caderno FOLHA 2, FOLHA CIDADANIA,  coluna NO MEU TEMPO DE ESCOLA, terça-feira, 9 de maio de 2017, publicação do jornal FOLHA DE LONDRINA).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente!

Comente!

.

.

.

.

Comentários

Wanda Cobo

"Maravilha meu amigo, continue nos deliciando com suas ideias." W.D Londrina-Pr


Adilson Silva

Olá Professor José Roberto, Parabéns pelas excelentes matérias , muito bom conhecimento para todos. muita paz e fraternidade. Londrina-Pr

Marcos Vitor Piter

Excelentes e Sabias palavras parabéns Professor um Abraço dos Amigos de Arapongas - PR.

João Costa

Meus parabéns por vc e por tudo que pude ler continue levando este conhecimento p/ todos. Forte abraço! João Batista.
--------
Meu amigo continue contribuindo com a sua sabedoria. Forte abraço... João Batista 31/10/2013
Daiane C M Santos
Parabéns, muito criativo e inteligente!
Zeze Baladelli
Oi meu amigo,entrei seu blog,parabéns querido,voce é um gentleman,um grande amigo e muito inteligente,desejo que Deus te abençoe mais e mais...super beijo...



MARINA SIMÕES

Caro amigo Roberto, muito obrigada por suas sábias e verdadeiras palavras. Como é bom encontrarmos no nosso dia adia pessoas que comungam nossas idéias, nossas críticas, ou mesmo comentário sobre determinados assuntos. Eu procuro escrever e mostrar mensagens de
fé, de esperança, ou mesmo um alento carinhoso para nós que vivemos um mundo tão cruel, egoísta e caótico. Estou tentando escrever um comentário sobre seus textos. Parabéns, eu os tenho como que a "arquitetura" com as palavras. É um estilo totalmente seu, e meu amigo é simplesmente estimulante. Ele nos faz pensar e isto é muito bom. Um grande abraço. Marina.



JOÃO RENATO
Aqui estou eu novamente é impossivel não entrar aqui para vê estas maravilha por vc postada. Forte abraço do seu amigo hoje e sempre...........

ADALGISA
Parabéns! meu amigo querido!!!Adorei seu blog, mensagens lindas e suaves como a tua persoalidade e seu jeito de ser!!!Abraços e beijos.
TIAGO ROBERTO FIGUEIREDO
Parabéns professor José Roberto seu blog está divino..abs !
JAIRO FERNANDES
Olá, Querido Professor José Roberto! Fiquei muito emocionado com suas mensagens postadas, gostaria muito de revê-lo novamente após muitos anos, você fora meu professor e tenho muita saudade, gostaria que enviasse-me o seu endereço.ʺ Deus te ilumine sempreʺ Pois fazes parte de minha história de vida.
ALICE MARIA
Oi tio.Muito lindo seu cantinho na internet. Tô de olho. Lembro também de algumas coisas lá da Serra, principalmente da venda do vô Rubens. Beijo ,Alice Maria.

WANDA COBO

WANDA COBO

Postagens populares