sexta-feira, 5 de maio de 2017

FEIJÃO TROPEIRO

Feijão tropeiro: o prato que nasceu nos caminhos do Brasil

   A fila é longa... 
   Desloca-se pela trilha de terra batida, ora pedra, ora areia. 
   Subindo, descendo, serpenteando por serras, morros e campinas.
   A tropa formada por burros, mulas e cavalos, vem carregada. No lombo bem arrumada na tralha uma variedade de produtos que sustentavam o avanço das fronteiras do Brasil central. 
   Puxando a fila o “tropeiro”.
   Na casa da minha sogra sempre havia algum motivo para um bom almoço, mineiros da região de Alfenas em dias de festança a mineirice vinha à mesa. 
   Cozinheira de mão cheia a Mary (apelido carinhoso de Maria), começava bem cedo os preparos. Os mais diversos ingredientes iam sendo descascados, lavados, cortados e principalmente, com muita calma, refogados, cozidos, fritos e assados. 
   Eu chegava mais cedo e ia direto pra cozinha. A Mary me olhava meio de lado, franzindo a testa como se fosse ficar brava, mas deixava escapar um leve sorriso no canto da boca. 
   À exclamação de bom dia já se seguia uma levantação de tampas procurando um belisco. Já estava tudo por ali pré-preparado: linguiças, lombinho defumado, bacon, feijão cozido, couve picada, farinha de milho, cheiro verde. Tudo isto combinado com o cheiro de leitão no forno. 
   E, no “grand-finale”, a gordura aquecida recebia os ingredientes, o encontro do feijão com as carnes e a farinha, dali para uma bela travessa, rodeados pela couve por torresmos ia à mesa o feijão tropeiro. 
   Nas mãos da boa cozinheira, nos anos dois mil, a justa homenagem àquele que desbravando o Brasil fazia nas suas paradas este delicioso prato nacional.
    RECEITA: 
   INGREDIENTES
   500 g de feijão mais velho, (o feijão de sua preferência). Deixe de molho na véspera. 200g de lombinho defumado em cubos. 200 g de bacon picado. 500g de linguiça calabresa defumada cortada em meia-lua. 200g de farinha de mandioca. 4 folhas de louro. 2 colheres de sopa de banha de porco. 2 cebolas grandes cortas em meia-lua. 2 dentes de alho picados. Salsinha e cebolinha picadinhas. Pimenta rosa esmagada. Suco de limão rosa. Sal e pimenta. 
   MODO DE PREPARO 
   Cozinhe o feijão com um pouco de sal e as folhas de louro por dez minutos na panela de pressão. Ele deve ficar cozido, porém ainda firme. Escorra deixando 1/3 do caldo e reserve. Frite o bacon em fogo baixo até ficar bem derretido, reserve. Doure o lombinho e a linguiça. Reserve. Adicione a cebola, em seguida o alho e a pimenta rosa e doure sem murchar demais. Volte para a panela as carnes e adicione o suco de limão. Mexa bem. Junte o feijão, mexa bem e refogue por uns 5 minutos . Adicione a farinha aos poucos mexendo sempre até o ponto desejado. Coloque o bacon e bastante salsinha e cebolinha. Sirva em seguida. (Caderno FOLHA 2, página 3,
coluna LEMBRANÇAS COM CHEF TAÍCO, sexta-feira, 5 de maio de 2017, publicação do jornal FOLHA DE LONDRINA). Veja mais usando o aplicativo capaz de ler QR Code posicionando o código abaixo OU ACESSE O LINK
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente!

Comente!

.

.

.

.

Comentários

Wanda Cobo

"Maravilha meu amigo, continue nos deliciando com suas ideias." W.D Londrina-Pr


Adilson Silva

Olá Professor José Roberto, Parabéns pelas excelentes matérias , muito bom conhecimento para todos. muita paz e fraternidade. Londrina-Pr

Marcos Vitor Piter

Excelentes e Sabias palavras parabéns Professor um Abraço dos Amigos de Arapongas - PR.

João Costa

Meus parabéns por vc e por tudo que pude ler continue levando este conhecimento p/ todos. Forte abraço! João Batista.
--------
Meu amigo continue contribuindo com a sua sabedoria. Forte abraço... João Batista 31/10/2013
Daiane C M Santos
Parabéns, muito criativo e inteligente!
Zeze Baladelli
Oi meu amigo,entrei seu blog,parabéns querido,voce é um gentleman,um grande amigo e muito inteligente,desejo que Deus te abençoe mais e mais...super beijo...



MARINA SIMÕES

Caro amigo Roberto, muito obrigada por suas sábias e verdadeiras palavras. Como é bom encontrarmos no nosso dia adia pessoas que comungam nossas idéias, nossas críticas, ou mesmo comentário sobre determinados assuntos. Eu procuro escrever e mostrar mensagens de
fé, de esperança, ou mesmo um alento carinhoso para nós que vivemos um mundo tão cruel, egoísta e caótico. Estou tentando escrever um comentário sobre seus textos. Parabéns, eu os tenho como que a "arquitetura" com as palavras. É um estilo totalmente seu, e meu amigo é simplesmente estimulante. Ele nos faz pensar e isto é muito bom. Um grande abraço. Marina.



JOÃO RENATO
Aqui estou eu novamente é impossivel não entrar aqui para vê estas maravilha por vc postada. Forte abraço do seu amigo hoje e sempre...........

ADALGISA
Parabéns! meu amigo querido!!!Adorei seu blog, mensagens lindas e suaves como a tua persoalidade e seu jeito de ser!!!Abraços e beijos.
TIAGO ROBERTO FIGUEIREDO
Parabéns professor José Roberto seu blog está divino..abs !
JAIRO FERNANDES
Olá, Querido Professor José Roberto! Fiquei muito emocionado com suas mensagens postadas, gostaria muito de revê-lo novamente após muitos anos, você fora meu professor e tenho muita saudade, gostaria que enviasse-me o seu endereço.ʺ Deus te ilumine sempreʺ Pois fazes parte de minha história de vida.
ALICE MARIA
Oi tio.Muito lindo seu cantinho na internet. Tô de olho. Lembro também de algumas coisas lá da Serra, principalmente da venda do vô Rubens. Beijo ,Alice Maria.

WANDA COBO

WANDA COBO

Postagens populares