quinta-feira, 18 de maio de 2017

CEM ANOS DEPOIS

 
   Em 1917, o pensador Antonio Gramsci, ao lado de jovens piemonteses, publicou o jornal “La cittá futura”, que tinha por objetivo amadurecer os debates sobre os grandes temas italianos daquele início de século, articulando o passado vivido, o presente inevitável e o futuro desejado num reflexão que pudesse se universalizar e atingir povos de todo o mundo. A publicação continha críticas culturais, análises políticas e ponderações sobre a economia europeia, destruída pelos acontecimentos então em curso da guerra total. 
Na edição única de “La cittá futura” – que não pôde sobreviver aos tempos de tantas armas em punho -, Gramsci deixou registrado seu conhecido texto Os indiferentes. Tratava-se de uma crítica mordaz a quem não tem coragem de tomar partido diante de situações delicadas e exigentes, nas quais prevalecem injustiças, opressão e desesperança. Gramsci responsabilizava os indiferentes (esses que veem os outros mais como obstáculos os seus projetos pessoais do que como parceiros no mundo da vida) pelas agruras da Itália e da Europa, pela disseminação dos horrores da guerra no cotidiano de todos. Em essência, os indiferentes pensam que nada lhes diz respeito, a não ser aquilo que imediatamente lhes traga benefícios e privilégios. 
   Um século se passou. O mundo de hoje é bem diferente daquele conhecido e enfrentado pela juventude italiana que concebeu e lançou a histórica edição de “La cittá futura”. Em toda parte, mudaram as formas de fazer política e experimentar a vida cultural, assim como se transformaram as relações entre leitores e jornais, jovens e informação. A indiferença, contudo, ainda anda à solta.
   No coração da América Latina, no Sul de um país complexo chamado Brasil, no seio de uma linda e inspiradora cidade com nome Londrina, vem à luz esta “A cidade futura”, uma maneira humilde e muito sincera de homenagear cidadãos e cidadãs que não desistem de sonhar com tempos mais felizes, com uma cidade que seja aberta e justa, com ideias que possam circular crítica e livremente, sem jamais se entregar a polarizações fáceis nem temer combater toda forma de indiferença. 
   Aqui, em “A cidade futura”, que, entre outras coisas, reitera a belíssima tradição pluralista e democrática da Folha de Londrina, o intuito será sempre refletir sobre o tempo do agora, rememorando lutas de ontem, aspirando a um amanhã mais promissor, inclusivo, aberto e afeito ao espírito democrático que tanto caracteriza nossa terra vermelha. 
   O tempo atual tem se revelado tão exigente quanto o início do século 20. Os desafios são diferentes, mas nem um pouco menos dramáticos. A opinião insalubre se alastra, a negação da política intimida, os equívocos de quem não se cansa de querer sempre mais varrem como uma tempestade a vida dos que só podem contar com seu trabalho e entregam tudo à esperança. Como ensinou a dupla João Bosco e Aldir Blanc, em canção imortalizada pela voz de Elis Regina, a esperança precisa ser equilibrista, ou seja, permitir que se possa andar com coragem em uma fina corda suspensa sobre o abismo. 
   Semanalmente, “A cidade futura” trará uma passagem dessa caminhada, pensando os desafios que se impõem a quem insiste em ser feliz, apesar de – e graças a – tudo. Que a Londrina que tanto queremos, pois, possa ser um dia a cidade presente. (Crônica de MARCO A. ROSSI, sociólogo e professor da UEL, página 7, FOLHA GERAL, coluna A CIDADE FUTURA - POR MARCO ROSSI, quinta-feira, 18 de maio de 2017, publicação do jornal FOLHA DE LONDRINA).     

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente!

Comente!

.

.

.

.

Comentários

Wanda Cobo

"Maravilha meu amigo, continue nos deliciando com suas ideias." W.D Londrina-Pr


Adilson Silva

Olá Professor José Roberto, Parabéns pelas excelentes matérias , muito bom conhecimento para todos. muita paz e fraternidade. Londrina-Pr

Marcos Vitor Piter

Excelentes e Sabias palavras parabéns Professor um Abraço dos Amigos de Arapongas - PR.

João Costa

Meus parabéns por vc e por tudo que pude ler continue levando este conhecimento p/ todos. Forte abraço! João Batista.
--------
Meu amigo continue contribuindo com a sua sabedoria. Forte abraço... João Batista 31/10/2013
Daiane C M Santos
Parabéns, muito criativo e inteligente!
Zeze Baladelli
Oi meu amigo,entrei seu blog,parabéns querido,voce é um gentleman,um grande amigo e muito inteligente,desejo que Deus te abençoe mais e mais...super beijo...



MARINA SIMÕES

Caro amigo Roberto, muito obrigada por suas sábias e verdadeiras palavras. Como é bom encontrarmos no nosso dia adia pessoas que comungam nossas idéias, nossas críticas, ou mesmo comentário sobre determinados assuntos. Eu procuro escrever e mostrar mensagens de
fé, de esperança, ou mesmo um alento carinhoso para nós que vivemos um mundo tão cruel, egoísta e caótico. Estou tentando escrever um comentário sobre seus textos. Parabéns, eu os tenho como que a "arquitetura" com as palavras. É um estilo totalmente seu, e meu amigo é simplesmente estimulante. Ele nos faz pensar e isto é muito bom. Um grande abraço. Marina.



JOÃO RENATO
Aqui estou eu novamente é impossivel não entrar aqui para vê estas maravilha por vc postada. Forte abraço do seu amigo hoje e sempre...........

ADALGISA
Parabéns! meu amigo querido!!!Adorei seu blog, mensagens lindas e suaves como a tua persoalidade e seu jeito de ser!!!Abraços e beijos.
TIAGO ROBERTO FIGUEIREDO
Parabéns professor José Roberto seu blog está divino..abs !
JAIRO FERNANDES
Olá, Querido Professor José Roberto! Fiquei muito emocionado com suas mensagens postadas, gostaria muito de revê-lo novamente após muitos anos, você fora meu professor e tenho muita saudade, gostaria que enviasse-me o seu endereço.ʺ Deus te ilumine sempreʺ Pois fazes parte de minha história de vida.
ALICE MARIA
Oi tio.Muito lindo seu cantinho na internet. Tô de olho. Lembro também de algumas coisas lá da Serra, principalmente da venda do vô Rubens. Beijo ,Alice Maria.

WANDA COBO

WANDA COBO

Postagens populares